Mesmo planetas sem um “Sol” podem ter água líquida

Publicado em 22.02.2011

Planetas que não têm uma estrela em seu sistema, como a Terra tem o Sol, podem ter água em estado líquido. Como a existência de água é considerada essencial para a manutenção da vida, este estudo levanta a possibilidade que, mesmo nestes planetas, possa haver vida.

Os pesquisadores Dorian Abbot e Eric Switzer, da Universidade de Chicago, estimam que planetas rochosos com massa próxima à da Terra podem se manter aquecidos para manter sua água líquida mesmo sem uma estrela por perto. Influências gravitacionais de outros planetas ou estrelas pode ejetar planetas de seus sistemas. Mas, mesmo no frio do universo, estes mundos conseguiriam se manter aquecidos, graças ao decaimento de elementos radioativos no núcleo de suas rochas.

Um planeta com a mesma quantidade de água que a Terra poderia manter oceanos líquidos em sua superfície se tivesse 3,5 vezes a massa do nosso planeta. Mas, outro planeta com dez vezes mais concentração de água, conseguiria fazê-lo mesmo se tivesse apenas um terço da massa da Terra.

“É uma idéia muito interessante, mas teríamos que descer no planeta e procurar evidências para comprovar que a vida lá é possível”, disse a pesquisadora Lisa Kaltenegger, do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian. [NewScientist]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

    • nao existe tal planeta, a nao ser que vc nomeie um a partir de agora com esse nome.

      Thumb up 1
  1. Eu sempre fiquei pensando todos os planetas posívelmente abitáveis são maiores e mais densos isso siguinfíca que nos teríamos uma grande vantagem na evolução “gravidade”

    Thumb up 0
  2. Esses planetas seriam em parte semelhantes a lua Europa. Não pensem que ele teria uma atmosfera, pois provavelmente não teria, ela toda se precipitaria sob a superfície devido ao frio extremo do espaço e a ausência completa de fontes externas de calor. O oceano estaria a centenas de quilômetros abaixo da camada de gelo.
    A vida se existir estaria limitada a seres marinhos, possivelmente apenas a bactérias, pois a diversificação da vida na Terra originou-se também da explosão do O2 na sua atmosfera e nos oceanos, causada pela fotossíntese. Dessa forma não acredito que seja muito viável a existência de seres similares a peixes nesse hipotético mundo. Vale lembrar que em Europa especula-se que pode haver reações e O2 nas rachaduras da camada de gelo perto da superfície, em muito pela extrema radiação de Júpiter.

    Thumb up 9
  3. e se a vida evoluisse….
    como seriam esses seres ?????
    muito bizarros eu acho….

    Thumb up 2
  4. Planetas que não têm uma estrela deven ter calor próprio ou a agua de la iria congelar e o planeta inteiro viraria zona polar.

    Thumb up 5
    • Se ele tinha seu calor próprio,como o calor esta proximo a água iria secar.Si voce pesar assim:ué e se seu calor não for tão quente a esse ponto?A água iria congelar.Por isso a terra é assim,não tão perto do sol (água iria secar),e nem mais afastado (a água iria congelar).

      Thumb up 1
    • Nunca viu a agua de uma chaleira “borbulhas”? Sem mais.

      Thumb up 0
  5. cometas poderiam se encaixar nisso? seriam eles planetas errantes? se assim eles receberiam luz sempre q passassem perto de uma estrela em algum sistema solar…

    Thumb up 2
  6. Os animais desses planetas seriam cegos, tipo os peixes que vivem em cavernas com pouca ou sem nenhuma luz…

    Thumb up 12
  7. imagino como deve ser a aparencia da vida nesses planetas sem estrela
    os animais podem ser bizarros ou nao,mas e as plantas??? (se for possivel ter plantas nesses planetas)como elas devem ser???
    devem ter uma aparencia primitiva,estranha,e totalmente diferentes das plantas da terra

    Thumb up 13
  8. Tony Amorin, a foto é só uma ilustração, uma foto que foi baixada de algum site como o istockphoto.net para decorar a matéria. Ela não é uma foto de um planeta sem Sol, e também não é uma ilustração feita sob orientação de um artista para ilustrar como poderia ser um planeta sem Sol.

    Mas tem uma maneira de saber como pode ser a vida em um planeta assim. De fato, já foram feitas fotos e filmagens de seres que vivem em um ecossistema alimentado por energia geotérmica, um sistema que continuaria existindo mesmo que o Sol apagasse: são aqueles vermes e caranguejos que vivem próximos de chaminés vulcânicas, no fundo do oceano. Olhe com bastante atenção aquelas fotos, pode ser que a vida em um planeta sem Sol seja daquele jeito, ou bem parecida.

    Thumb up 19
  9. Olha, até concordo que um mundo sem sol possa ter alguma forma de vida, mais essa foto na matéria demonstra um otimismo um tanto quanto exagerado, né?

    Thumb up 10
  10. Dá um nó na cabeça só de imaginar as incontáveis formas de vida e de ambientes que devem existem no universo. É muito para a cabeça de um insignificante ser humano.

    Thumb up 18

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hipnose
Hipnose pode fazer bem à saúde: conheça o método hoje respeitado

A hipnose pode ser u...

Fechar