O que é essa mancha estranha no sol?

Por , em 28.08.2014

Essa foto incrível registrou uma mancha estranha e nada peculiar no sol. Mas o que seria isso? Um pássaro? Um avião? O Super-Homem?!

Não… Nada disso. Aliás, bem longe disso.

Em se tratando de universo, seria bem aceitável que essa manchinha fosse uma bizarrice sem explicação, daquelas coisas que deixa toda a comunidade científica com a pulga atrás da orelha. Pelo menos hoje, esse não é o caso.

O pontinho no sol

Esse pontinho que aparece na foto é um velho conhecido nosso. É o planeta mercúrio!

Se você olhar de perto, vai ver que o ponto é perfeitamente redondo, assim como o planeta.

Essa imagem é resultado de um tipo incomum de eclipse solar que aconteceu em 2006. Geralmente, é a lua terrestre que faz os eclipses no sol. Nessa ocasião, ela cedeu a vez ao planeta Mercúrio.

Como a lua nova antes de um eclipse solar, a fase de Mercúrio tornou-se um crescente continuamente mais fino conforme o planeta evoluiu em direção a um alinhamento com o sol. Eventualmente, a fase de Mercúrio caiu para zero e o ponto escuro do planeta cruzou nossa estrela-mãe. A situação poderia tecnicamente ser rotulada como um eclipse anular mercuriano com um extraordinariamente grande anel de fogo.

Inusitado, não é?