Micro-robôs logo irão nadar pelas suas artérias

Publicado em 22.01.2009

proteus

O tratamento de pacientes que sofreram derrame sempre foi uma grande dificuldade para os cirurgiões. Cirurgias com cateteres em vasos sanguíneos no cérebro, por exemplo, são muito difíceis por conta da largura incompatível entre os vasos e o cateter, podendo ocasionar um rompimento.

Para solucionar o problema, está sendo desenvolvido um micro-motor capaz de penetrar vasos sanguíneos e aumentar a perícia dos cirurgiões. E certamente o filme “A viagem Fantástica” pode vir à sua memória, pois o nome do motor, Proteus, é inspirado no filme em que um submarino e pessoas miniaturizadas navegam dentro do corpo humano.

O micro-motor tem um quarto de milímetro de tamanho (250 micrômetros) e é movido por eletricidade cristalina. Esse tipo de eletricidade é geralmente encontrado em relógios de quartzo e fogões a gás. A eletricidade é gerada por meio de atrito mecânico entre materiais capazes de responder com a produção de energia. Isso garante que o micro-motor tenha energia o suficiente para se deslocar contra o fluxo sanguíneo até a região que se precisa operar.

O Professor James Friend, que liderou os estudos na Universidade de Monash, afirmou que os motores têm sido deixados para trás nos últimos anos. “Se você der uma olhada num catálogo de eletrônicos, encontrará muitas novidades em chips, sensores, LED’s, etc. mas os motores são basicamente os mesmos desde os anos 50”, disse o professor.

As pesquisas com os micro-motores começaram dois anos atrás, quando Friend e sua equipe acreditaram que a energia cristalina seria a melhor maneira de alimentar o equipamento.

Agora, os esforços estão concentrados em aprimorar o equipamento, encontrando meios de controlá-lo melhor.

Será que o professor Friend é amigo da onça? Você confiaria nele para enfiar um robô dentro das suas artérias? [Science Daily]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
taskbar_thumbnail-p
Conheça as grandes novidades do Windows Seven

No novo sistema oper...

Fechar