Misteriosas estrelas vampiro sugam juventude de estrelas vizinhas

Publicado em 24.10.2011

A misteriosa origem das estrelas vampiro – estrelas que aparentemente sugam a vida de estrelas jovens para sobreviverem, como nossos conhecidos sugadores de sangue – pode ter sido desvendada por cientistas.

As estrelas retardatárias azuis, como são conhecidas, são excêntricas porque parecem muito mais jovens do que realmente são. Elas são inexplicavelmente muito quentes e, portanto, mais azuis, parecendo recentes.

Cientistas tentam explicar a origem das retardatárias azuis desde sua descoberta, em 1953, e o porquê elas não aparentam suas reais idades. Agora, astrônomos têm evidências de que essas curiosas estrelas são de fato canibais, e sugam o combustível (e a juventude) de seus vizinhos estelares.

A maioria das retardatárias azuis que astrônomos conhecem está em binários, ou seja, elas têm uma estrela companheira. A luz dessas companheiras de retardatárias azuis não é realmente visível, mas seu efeito sobre as retardatárias azuis é evidente, pois cada uma delas puxa gravitacionalmente sua retardatária azul, criando oscilações enquanto ela orbita.

Essas estrelas companheiras ajudaram os astrônomos a determinarem de onde a retardatária azul tira sua aparente juventude. As estrelas orbitam as retardatárias em períodos de cerca de mil dias, e tudo indica que são anãs brancas. [Space]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. WTF?Estrelas parecem seres vivos, nascem, crescem e morrem so falta se reproduzirem9ou sera q ela se reproduzem tbm

    Thumb up 7
    • Se reproduzem de certa forma. Estrelas e planetas se formam da matéria que estrelas ejetaram ao espaço na forma de nebulosas planetárias, cefeidas e supernovas.

      Thumb up 8
    • Ou o Supra Hed

      Thumb up 2
  2. Isto é comum no universo. Massa atrai massa. isto é apenas um sinal de que existe atração entre os corpos. A que tem mais massa atrai mais fortemente a que tem menos massa. Como esta massa é fluida ela se transorta para a outra massa, até desaparecer por completo. Perfeitamente normal.

    Thumb up 2
  3. gostei muito desta reportagem apesar de pequena, isso faz a gente pensar o quanto o universo é misterioso e maravilhoso

    Thumb up 13
  4. O texto é um pouco curto mas traz a tona um dos campos mais interessantes no estudo das estrelas. Essas retardatárias azuis foram vistas pela primeira vez em aglomerados globulares, e estranhadas suas aparencias jovens já que a população desses enxames de estrelas é de estrelas velhas e da mesma faixa de idade, porque nasceram juntas. Muitas foram as teorias pra explicar as estranhas azuis de aparencia jovem no meio de uma miríade de estrelas velhas e vermelhas. Entre elas era de que algum evento tinha feito estrelas renascerem nos aglomerados, ou o aglomerado globular tenha sugado estrelas jovens formadas fora dele, etc. Essa hipotese das vampiras parece mais aceitável de fato. Além do mais, nos enxames globulares as estrelas geralmente são velhas, algumas com as camadas externas um pouco mais expandidas, o que facilita estrelas mais densas roubarem seu material gasoso pra se tornarem retardatárias azuis. E em algomerados, as estrelas estão muito próximas entre si, então grupos de duas ou mais sã de fato algo muito mais comum que no resto da galáxia, onde já é algo comum.

    Thumb up 21

Envie um comentário

Leia o post anterior:
gran-sasso-neutrinos-02
Cientistas rebatem teoria da partícula “mais rápida que a luz”

Cientistas italianos...

Fechar