Monstros das profundezas: os peixes mais feios do mundo

Você acha que conhece o nosso planeta muito bem? Saiba que há um motivo para o ditado popular que diz que conhecemos “melhor a Lua do que as profundezas dos oceanos”. Você sabia que exploramos menos de 5% dos nossos mares? Conheça algumas das criaturas mais misteriosas (e feiosas) que encontramos e imagine o que mais deve existir sob as águas:

Ainda comparando o espaço com o fundo do mar, você sabia que o homem sem nenhuma proteção, pode sobreviver por dois minutos se lançado no espaço? Mas ele sobrevive apenas pouco segundos se for jogado nas profundezas do mar, por causa da enorme pressão do oceano.

E há mais luz no lado escuro da Lua do que nas profundezas do oceano. Mas, mesmo sob essa escuridão e sob essa pressão literalmente esmagadora, há muita vida. Auguste Piccard foi o primeiro aventureiro que, em 1960, fez uma viagem a essas profundezas e descobriu alguns peixes. Os bichos a seguir vivem a uma profundidade maior do que cinco quilômetros:

A luz é tão rara que a bioluminescência desenvolvida pelas criaturas dos abismos serve como chamariz, tanto na hora da caça como na hora do acasalamento. Qualquer bichinho que se interesse por uma “estrela submarina” irá acabar virando o jantar de peixes como o “Peixe Dragão”, o Grammatostomias flagelibarba.

Há outros peixes que usam o mesmo truque:

Outro peixe feioso, o Bathysaurus, conhecido como peixe lagarto das profundezas, tem meio metro de comprimento e abocanha suas presas sem pensar duas vezes.

Outro concorrente no prêmio de peixe mais estranho é o “olho de barril” – seu crânio é transparente e ele pode olhar através dele para enxergar a um ângulo maior.

Esse pepino do mar, o Enyphastes, também é transparente e foi encontrado no Golfo do México a uma profundidade de 2,7 km.

A Esponja “Árvore Ping-Pong” é da família das esponjas carnívoras e é muito grande – com pelo menos meio metro de altura.

E o que você acha de ver uma barata do tamanho do seu cachorro ou gato? Pois algo assim existe nas profundezas:

Outras criaturas enormes e gigantes são as Aranhas-caranguejo Japonesas que possuem 3,6 metros de “largura”.

E então, qual é a sua criatura das profundezas preferida? [DarkRoastedBlend]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

34 respostas para “Monstros das profundezas: os peixes mais feios do mundo”

    • Quando estive na Bahia, no ano passado eu visitei o projeto Tamar e tinha uma exposição com criaturas das profundezas, nós podiamos tocar nessas baratas é impressionante como elas são “dóceis” kkk animais imensos mas totalmente inofensivos!!!

  1. Ei pessoal,esse caranguejo também conhecido como “crabzila”,é uma iguaria em muitos lugares no mundo.A barata também,segue o mesmo caminho,a carne desses bichos é pra lá de suculenta,sem frescura.

  2. É neh muito doio rsrs mais falando sério agora, o ser humano ainda tem muito que descobri sobre o seu planeta em si…mais como será que ele poderá descobri isso se ele desmata e polui tanto as florestas e oceanos…Quantas espécies já foram destruídas sem ao menos serem descobertas? Algo a si pensar…abraços.

Deixe uma resposta