Mulher escolhe homens parecidos com seu pai?

Por , em 3.09.2008

Homem de família tem este dom gravado em seus genes, mas parece que as mulheres tendem a escolher aqueles machos que se parecem com seus pais, mostra um novo estudo. O mesmo vale para os homens, pois as esposas do estudo se pareciam com as suas sogras.

O último trabalho da Universidade de Pécs, na Hungria, fornece ainda mais evidências para o fenômeno chamado de “imprinting” sexual.

Outros estudos mostraram que as mulheres usam seus pais como um gabarito para escolher um parceiro, mesmo que sejam adotadas, o que sugere que o imprinting é um fenômeno gerado pela experiência e não simplesmente pelos genes.

Essa noção também é reforçada quando outro trabalho descobriu que o imprinting é perdido quando a mulher não teve boa relação com o seu pai.

A equipe húngara mediu as proporções faciais dos membros de 52 famílias. Então eles encontraram correlações significativas entre os homens jovens e seus sogros, especialmente nas proporções faciais da área central do rosto: nariz e olhos.

As mulheres também mostraram aparência similar às suas sogras nas características faciais da parte inferior da face: lábios e mandíbula.

Tamas Bereczkei, o pesquisador principal, disse que “Nossos resultados apóiam a hipótese do imprinting sexual que diz que as crianças criam um gabarito mental dos pais que são do sexo oposto e buscam um parceiro (a) que se assemelhe a este esboço”.

Os (as) participantes não pareceram escolher parceiros com traços faciais parecidos com um familiar do mesmo sexo, portanto o simples laço familiar parece não contar na escolha.

Homens e mulheres escolhem áreas diferentes do rosto de seus pais ou mães para servirem de modelo, de acordo com as suas preferências sexuais, para os traços faciais.

Especialistas dizem que pode haver uma vantagem ao escolher um parceiro que tem alguma similaridade consigo mesmo. Existe um argumento que diz que certo grau de similaridade torna as pessoas mais férteis e geneticamente compatíveis.

Mas há um equilíbrio entre os benefícios de casar com alguém parecido e o risco de procriação consangüínea. Nós temos muitos mecanismos (como feromônios e o olfato) para que evitemos escolher alguém muito parecido conosco, como um membro de família imediato. [BBC, Dailymail]

13 comentários

  • Marcelo Queiroz:

    É o tal do “Complexo de Electra”. Ponto para a psicanálise!

  • Natashi Basso:

    Nossa, mas tem tantos homens que não se parecem nadinha com o pai… Eu acho que se fosse assim mesmo, todos os homens não parecidos com o pai seriam gays ou encalhados.

    • Gabriel Leite:

      Acho que você entendeu errado. A matéria diz que a MULHER escolhe um marido semelhante ao seu próprio Pai

  • Marcelo Sagara:

    O Cara é o Brad Pitt… Não precisa se parecer com niiguém pra ser escolhido.

  • wilson:

    acho bobagem isto, apenas uma ou outra coincidência!!!

    • jessica silva dos santos:

      Concordo com você, e ainda acho que esses pesquisadores dessa universidade hungara, encontraram tanta coincidência pelo fato de o país não ser tão miscigenado, se essa pesquisa fosse feita aqui no Brasil, será que encontraria os mesmos resultados?
      Eu por ex, meu marido nada tem a ver com meu pai e nem por isso é não tive bom relacionamento com meu pai, sempre me dei super bem com ele, e e minha sogra, passa longe qualquer aparência física entre ela e eu. Somos muito diferentes tanto físico, como em personalidade.

  • Helô:

    Eu acredito nisso…

  • Sophia:

    Quando li o título:”Mulher escolhe homens parecidos com seu pai” pensei, “então sou uma excepção, pois o meu namorado é completamente diferente do meu pai”. É mais alto, mais forte, cabelo encaracolado, enfim, não tem nada a ver mesmo.
    Foi aí que li, “…noção também é reforçada quando outro trabalho descobriu que o imprinting é perdido quando a mulher não teve boa relação com o seu pai.” Ah! Isto explica muita coisa. Eu e o meu pai nunca nos demos muito bem. Nem sei como posso ser filha dele. :S
    Valeu pela matéria. Lendo e aprendendo… XD
    Beijão!

  • Edu:

    acho que não é bem ‘como o pai’… mulheres tendem a procurar homens que as protejam.. que passe segurança, tanto na relação como financeiramente….

    claro q isso tudo ai em cima tem a ver com a figura paterna… mas creio que é bem isso o que ELAS procuram.

    agora, quanto as similaridades nas partes fisicas acho que são casos extremos

  • sonia maria quintilhano de paiva:

    Achei, nota 10 este estudo, realmente tem a ver, pq meu esposo se parece muito com meu pai, e uns até acham que ele é meu irmão…, mas não foi proposital não!!!!!!, tivemos a química e aconteceu naturalmente, lendo essa matéria, assimilei, essa situação.

    Vcs do hypescience, estão de parabéns, a própósito, como posso enviar algumas matérias a outros amigos?

    sucesso a vcs.

  • Bernardo de Gregorio:

    Pode-se dizer que desta vez foi “PONTO PARA FREUD”.

  • Wanderson:

    Uma coisa é certa.

    Angelina Joly(é assim que se escreve?)e Brad Pit são o casal de celebridades mais bonito da atualidade.

  • Aniano Tamele:

    Penso que é um estudo interessante o da escolha de companheiros que se assemelham com os progenitores. A minha opinião é de que se uma mulher tem um pai protector e exemplar, é mais provável que procure esta referência, não apenas pela aparência, mas sobretudo pela esperança de que será um companheiro como o que a mãe teve. O mesmo acontecerá com os homens que tendo mães de comportamento exemplar, procurarão esse tipo de referências na escolha das companheiras.

    Como se sabe, não é frequente os filhos encontrarem grandes defeitos nas mães, o mesmo acontecendo com as mulheres que, quando admiram o pai, então ele será referência para a tentativa de felicidade a construir no futuro lar.

Deixe seu comentário!