Não faça alongamento antes de malhar

Publicado em 16.04.2010

Pelo menos este é o conselho de especialistas para aqueles que querem realmente “malhar melhor”.

Muitas pessoas acreditam que alongamentos antes do exercício “soltam” o corpo antes do exercício, mas agora pesquisadores acreditam que esses alongamentos são contra produtivos e, além disso, podem ser prejudiciais.

Alongamentos tradicionais (como tentar tocar os pés) acabam endurecendo ainda mais os músculos em vez de relaxá-los – exatamente o oposto do que você quer quando vai começar a fazer exercícios.

Os especialistas dizem que esse tipo de atividade é como puxar um pedaço de borracha. As chances de prejudicar um músculo são grandes.

Segundo Kieran O’Sullivan, professor de Educação Física da Universidade de Limerik, na Irlanda, o grande problema é que nós não fazemos os alongamentos na hora certa. Quando alongamos os músculos antes dos exercícios, eles são forçados e, por conseqüência, ficam contraídos. Isso causa uma grande dificuldade quando você quer se mover mais rápido ou fazer mais força. As chances de se machucar durante o exercício também aumentam.

O’Sullivan diz que alongamentos fazem bem, mas não devem ser feitos apenas antes do exercício e sim depois da malhação ou no fim do dia.

Ele compara os alongamentos com levantamento de peso. Você não deve levantar peso antes de fazer exercício, muito menos se alongar.
Nos últimos anos vários estudos mostraram que alongamentos antes do exercício fazem com que você fique mais fraco e mais lento. E analisando essas pesquisas, cientistas concluíram que pessoas que se alongam, ao contrário do que se achava, têm chances maiores de sofrer lesões durante o exercício.

Fonte: MSNBC

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

55 Comentários

  1. Não entendo do assunto, mas foi assim comigo.
    Acho que meu corpo de certa forma ‘acostumou’ a ficar sem alongamento.
    sempre pratiquei esportes e atividades físicas sem alongar, até entrar uma professora no terceiro ano do colégio que obrigava todo mundo aquecer, resultado: depois dos aquecimentos eu comecei a ficar cada vez mais dolorido e um tempo depois deu distensão na perna quando eu fui chutar a bola. Depois que minha perna ficou boa (que demorou bastante) parei de alongar, dai pra frente não tive nem um problema.

    Acho que isso é da pessoa…quem sempre alonga se parar da problema. se não é acostumado, começar do nada pode dar problema.
    posso estar errado mais acho que depende da adaptação do corpo de cada um.

    Thumb up 3
  2. Pessoal, em vez de acreditar nesses universitários q nunca malharam na vida, leiam Bruce Lee ou observem os atletas profissionais.

    O que um nadador faz antes de pular na piscina? O q um jogador de futebol faz antes de entrar no jogo?

    Malhar sem alongamento, só se for pra ficar com aquele corpo deformado de academia, daqueles q não conseguem nem coçar as costas.

    Thumb up 9
    • http://www.youtube.com/watch?v=G2GaOf08EhI

      http://www.youtube.com/watch?v=Y8Uc0tg6rRs

      nesses dois vídeos acima, dois especialistas confirmando de que não é necessário o alongamento (nem um dos dois diz que obrigatório e sim opcional) ou seja se vc não alongar e apenas aquecer vc não correrá nem um perigo, mais se vc alongar e acabar cometendo erros (flexionamento) no alongamento ai sim vc vai estar correndo um grande risco de lesão grave. então se não é necessário, na minha opinião eu não correria este risco. Por isso sempre malhei sem alongar e nunca tive nem uma lesão. Mais as pessoas tende a não respeitar opiniões de especialistas e achar que sabe tudo, eu prefiro confiar neles.

      Thumb up 4
  3. Bem, a informação não é totalmente verdadeira nem totalmente falsa, o que precisa ser dito é que o ideal é aquecer a musculatura antes de qualquer atividade fisica. Nesse sentido o ideal é que haja o aquecimento e não necessariamente o alongamento antes das atividades fisicas. Na verdade tanto um quanto o outro, se feito de maneira incorreta pode acarretar lesões musculares.

    Thumb up 17
  4. olha ja joguei volei por um bom tempo,sempre faziamos bons alongamenta, e o treinador disse que antes de qualquer exercicio fisico temos que fazer alongamento para evitar lezoes…
    porisso acho que devemos fazer alongamento antes e depois dos treinos.

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sacos de dinheiro
Porque humanos evitam a gratificação instantânea?

De acordo com psicól...

Fechar