Não faça alongamento antes de malhar

Publicado em 16.04.2010

Pelo menos este é o conselho de especialistas para aqueles que querem realmente “malhar melhor”.

Muitas pessoas acreditam que alongamentos antes do exercício “soltam” o corpo antes do exercício, mas agora pesquisadores acreditam que esses alongamentos são contra produtivos e, além disso, podem ser prejudiciais.

Alongamentos tradicionais (como tentar tocar os pés) acabam endurecendo ainda mais os músculos em vez de relaxá-los – exatamente o oposto do que você quer quando vai começar a fazer exercícios.

Os especialistas dizem que esse tipo de atividade é como puxar um pedaço de borracha. As chances de prejudicar um músculo são grandes.

Segundo Kieran O’Sullivan, professor de Educação Física da Universidade de Limerik, na Irlanda, o grande problema é que nós não fazemos os alongamentos na hora certa. Quando alongamos os músculos antes dos exercícios, eles são forçados e, por conseqüência, ficam contraídos. Isso causa uma grande dificuldade quando você quer se mover mais rápido ou fazer mais força. As chances de se machucar durante o exercício também aumentam.

O’Sullivan diz que alongamentos fazem bem, mas não devem ser feitos apenas antes do exercício e sim depois da malhação ou no fim do dia.

Ele compara os alongamentos com levantamento de peso. Você não deve levantar peso antes de fazer exercício, muito menos se alongar.
Nos últimos anos vários estudos mostraram que alongamentos antes do exercício fazem com que você fique mais fraco e mais lento. E analisando essas pesquisas, cientistas concluíram que pessoas que se alongam, ao contrário do que se achava, têm chances maiores de sofrer lesões durante o exercício.

Fonte: MSNBC

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

55 Comentários

  1. Não entendo do assunto, mas foi assim comigo.
    Acho que meu corpo de certa forma ‘acostumou’ a ficar sem alongamento.
    sempre pratiquei esportes e atividades físicas sem alongar, até entrar uma professora no terceiro ano do colégio que obrigava todo mundo aquecer, resultado: depois dos aquecimentos eu comecei a ficar cada vez mais dolorido e um tempo depois deu distensão na perna quando eu fui chutar a bola. Depois que minha perna ficou boa (que demorou bastante) parei de alongar, dai pra frente não tive nem um problema.

    Acho que isso é da pessoa…quem sempre alonga se parar da problema. se não é acostumado, começar do nada pode dar problema.
    posso estar errado mais acho que depende da adaptação do corpo de cada um.

    Thumb up 3
  2. Pessoal, em vez de acreditar nesses universitários q nunca malharam na vida, leiam Bruce Lee ou observem os atletas profissionais.

    O que um nadador faz antes de pular na piscina? O q um jogador de futebol faz antes de entrar no jogo?

    Malhar sem alongamento, só se for pra ficar com aquele corpo deformado de academia, daqueles q não conseguem nem coçar as costas.

    Thumb up 13
    • http://www.youtube.com/watch?v=G2GaOf08EhI

      http://www.youtube.com/watch?v=Y8Uc0tg6rRs

      nesses dois vídeos acima, dois especialistas confirmando de que não é necessário o alongamento (nem um dos dois diz que obrigatório e sim opcional) ou seja se vc não alongar e apenas aquecer vc não correrá nem um perigo, mais se vc alongar e acabar cometendo erros (flexionamento) no alongamento ai sim vc vai estar correndo um grande risco de lesão grave. então se não é necessário, na minha opinião eu não correria este risco. Por isso sempre malhei sem alongar e nunca tive nem uma lesão. Mais as pessoas tende a não respeitar opiniões de especialistas e achar que sabe tudo, eu prefiro confiar neles.

      Thumb up 5
  3. Bem, a informação não é totalmente verdadeira nem totalmente falsa, o que precisa ser dito é que o ideal é aquecer a musculatura antes de qualquer atividade fisica. Nesse sentido o ideal é que haja o aquecimento e não necessariamente o alongamento antes das atividades fisicas. Na verdade tanto um quanto o outro, se feito de maneira incorreta pode acarretar lesões musculares.

    Thumb up 18
  4. olha ja joguei volei por um bom tempo,sempre faziamos bons alongamenta, e o treinador disse que antes de qualquer exercicio fisico temos que fazer alongamento para evitar lezoes…
    porisso acho que devemos fazer alongamento antes e depois dos treinos.

    Thumb up 8
  5. Alongamento é indicado sim, agora treinar flexionamento antes do treino não, pois eles deixam a musculatura tensa mesmo. Mais, enfim, acredito que o melhor seria um aquecimento geral, com aeríbio (esteira/bike). Pois ele aquece todo, regando toda a musculatura de sangue, espero ter ajudado,abraço!

    Thumb up 14
  6. Voce esta errado mesmo, espero que crie consciencia do que esta fazendo, dando informacoes erradas para pessoas que pesquisam sobre este topico. E MUITO importante alongar tanto antes como depois dos exercicios a nao ser que queira ficar dolorido, com menos resultados da malhacao e romper seus ligamentos. Para aqueles que tem duvida em alongar antes ou depois do treino, o certo e antes E depois do treino (independente de ser cardio ou levantando peso) e tambem e bom aquecer a musculatura antes do treino com 5-10 minutos de bicicleta ou esteira.

    Aqui estao alguns topicos que queiram ler para nao se tornarem ignorantes:

    O que e alongamento?
    http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm

    Aqui fala que e importante alongar antes e depois dos exercicios:
    http://www.cuidandodocorpo.com/2009/01/importncia-do-alongamento-antes-e.html

    Lesoes podem ser causadas sem alongamento e aquecimento:
    http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2009/07/31/NWS,495404,4,62,NOTICIAS,766-ALONGAMENTO-PRATICAR-EXERCICIOS-EVITAR-LESOES-EPOCA-FRIO.aspx

    ABRACOS!

    Thumb up 14
    • ALONGAR ANTES OU DEPOIS segundo estudos da no mesmo é apenas o efeito placebo.. devemos acreditar no que a ciencia nos informa e aqueles ditos “ignorantes” pela amiga acima são justamente aqueles que PARAM no tempo.. pesquise melhor amiga.. e de preferencia estudo da ACSM.

      Thumb up 10
    • é renata eu também fiquei boquiaberto, fiquei sabendo através do bodybuilding(fisiculturismo), cientistas desse esporte estão sempre buscando novas informações e, segundo eles, não é que seja errado, mas diminui o desempenho, no caso a força muscular. É claro que o alongamento vai servir de aviso para o músculo, preparando-o para uma carga, ou grande carga, sem que ele venha a ter uma lesão. Mas comprovaram que tal aviso tira a força a longo prazo. ou seja, após algum tempo depois de iniciada a musculação, o músculo já se encontra mais fadigado do que sem alongamento. o alongamento vai sim evitar um susto nos seus ligamentos, no entanto, como se o músculo já tivesse trabalhado, em algumas proporções, figurativamente falando. É também to pasmado.

      Thumb up 0
    • Em minha opinião, foi muito contundente a resposta de Renata. Mas concordo plenamente que é preciso ter mais cuidado no trato da informação. As ciências da saúde voltadas as áreas mais comuns do estilo de vida das pessoas (atividade fisica, alimentação e controle do estresse) têm sofrido muitas críticas por gerar muita confusão em sua comunicação. Inclusive, das fontes que a Renata citou, apenas a primeira é um pouco confiável. Então, procure a universidade e alguém que realmente pesquise as ciências do esporte… verás que a resposta para fazer ou não alongamento e quando o fazer vai depender: do objetivo, do tipo de exercicio, do tipo de alongamento, do clima, do tipo de desempenho e da técnica do alongamento. Logo, é simplista demais apenas escrever que: NÃO FAÇA ALONGAMENTO ANTES DE MALHAR!

      Thumb up 2
    • Isso é ultrapassado, vc precisa ler artigos científicos em inglês. Eu confirmei isso com pessoas que estudam no exterior. Alongamento antes da musculação é coisa do passado.

      Thumb up 0
  7. Está errado, pois eu fui pra academia, antes de malhar os menbros superiores eu alonguei, depois fui malhar menbros inferiores, e não alonguei. Resultado no outro dia senti dores nas pernas.

    Thumb up 7
    • essa informação é o que há de novo em pesquisas dos cientistas voltado ao bodybuilding. Eu também me alongava e me sentia melhor também. Agora to iniciando o exercício com sempre com uma série de pouquíssima carga antes, só pra aquecer a musculatura. o fato é que o músculo tem que estar aquecido, de alguma forma, para se preparar para o impacto de uma grande carga, principalmente pra quem faz musculação. Ex. se for fazer agachamento, faça com pouquissimo peso, ou nenhum, umas quinze repetições, só pra aquecer o músculo.

      Thumb up 1
  8. Ai ai agora to chocada… comecei na academia, e a prof me passa antes dos exercicios 10 minutinhos de bike(pra aquecer, preparar o musculo pra atividade)depois eu começo a “malhar” dando intervalos de descanso de +-2 min, dai no final é que eu alongo, ou sentada ou de pé! Bem o texto diz que alongar deve ser na hora certa e a minha professora ja tem a academia a + de 10 anos. Acho que alguma novidade ela ja teria nos ensinado! vlw!

    Thumb up 4
    • essa bike que a professora te passa, é não só pra aquecer e preparar seu músculo, mas principalmente para começar seu exercício, pelo sistema cardiovascular. um bom coração bombeia melhor, e muito menos chances você vai ter de ter algum infarto, ou não vai colocar a língua pra fora na hora daquele agachamento livre. nunca deixe de trabalhar seu coração antes dos exercícios. prncipalmente se for fazer agachamento. esse exercício recruta demais o teu sistema cardiovascular

      Thumb up 0
  9. Antes de mais nada devemos saber que tipo de exercício faremos ;se for uma corrida por exemplo eu se for musculaçao.depois disso é que vamos decidir se faremos um alongamento mais leve ou um bem mais puxado ;nós devemos alongar sim!mas temos que nos informar do tipo de exercício ou de alongamento; simples assim

    Thumb up 4
  10. Na musculação não costumo alongar. Por exemplo se começo pelo supino e minha normal é de 10 repetições de 60 kg, faço um aquecimento incial de 2x 20 repetições com 10 kg . Com este aquecimento inicial eu pronto para iniciar a série.

    Thumb up 4
  11. Não concordo com essa pesquisa. Pensem bem, os músculos estão , todos em repouso, contraídos; dai repentinamente, eles precisam trabalhar, recebem uma sobre carga, serão forçados. É óbvio que haverá algum rompimento,porque os músculos não estarão preparados para reagir os estimo-los. Não, entendo esses médicos, acho que eles estão precisando alongar suas massas cefálicas, pois parecem estarem atrofiadas!

    Thumb up 13
    • Cara, alongamento antes de malhar não é bom. Esquemta o corpo na esteira ou bicicleta por uns 5 a 10 minutos e depois malha. Depois disso tudo, faz um alongamento. Alongar antes pode causar lesão ao musculo na hora da força. Por que vc solta para depois contrair? lesão na certa.

      Thumb up 4
    • rssss. está certissimo. Mas note o que o colega disse acima. antes de fazer o supino dele. ele tá avisando o músculo de que irá receber uma sobrecarga.

      Thumb up 0
    • É realmente precisa começar a alongar a sua. Eu treino 2 a 3 horas por dia e já faz 6 meses que dispensei o alongamento, além do mais estudo medicina, cara, não fale asneiras, vc não sabe o quanto um médico estuda. Um pesquisa vinda da Europa, lugar onde se investe muito em pesquisa, ao contrário do Brasil que investe 2% contra 30 40% deles iria desmistificar um negócio a toa.

      Thumb up 0
  12. O MARCOS ESTÁ ANTENADÍSSIMO E CORRETO… AS PESSOAS TÊM QUE LER ARTIGOS CIENTÍFICOS E NÃO FICAREM NO “ACHISMO” POR CAUSA DE COINCIDÊNCIAS… RSRSRS VAMOS LER ARTIGOS DE SITES CONFIÁVEIS!!!

    Thumb up 15
  13. Boa Baptista, creio que vc achou o termo correto do artigo. É bom fazer ALONGAMENTO antes do treino mas não FLEXIONAMENTO. Já me falaram isso uma vez, pois eu fazia os flexionamentos ao invés do alongamento leve, e estava errado. Só depois disso que passei a enxergar as diferenças dos dois processos.

    Abraços

    Thumb up 5
  14. Uma coisa que nao foi comentado e é muito importante é uma diferença de conceitos. Alongamento é quando vamos até proximo do nosso limite, sem o objetivo de aumentar grau de alongamento. E existe Flexionamento que é quando usamos exercícios de alongamento pra aumentar o nível de flexibilidade de uma articulação. O alongamento é sim importante antes do exercício, ja o flexionamento não. Quando visamos o aumento da flexibilidade acabamos por mover capsula articular devido o alto grau de estiramento da mesma, e isto aliado a um treino pesado pode causar a lesão. Muitos fazem Flexionamento antes de treinar achando que estão se alongando. Não sei se o artigo foi traduzido usando os termos corretos. Mas não acredito que alongamento vá fazer mau se feito da forma como eu disse.

    Thumb up 13
  15. O problema meus amigos, não está no alongamento em si, mas sim no tempo em que se faz o alongamento, se o objetivo for manter o alongamento, ou preparar para o exercício, devemos fazer alongamento de 10 a 20 seg. por grupo muscular, dessa forma haverá apenas deformação elástica preparando sua musculatura, por exemplo para treinos pesados. Por outro lado se a intenção é aumentar a elasticidade e a amplitude, será necessário que segure um tempo maior de 40 a 60 seg. mas, dessa forma haverá deformação plástica, ocasionando em uma ação inflamatória para haver o reparo das fibras de colágeno lesadas, aumentando seu tamanho, porem haverá também perda de força temporária, então não é indicado antes de treinamentos fortes ou competiçãoes e sim antes de treinos táticos, treinos leves, seguidos de descanso.

    Thumb up 7
  16. Outro detalhe: a articulação não se aquece, ela a gente apenas prepara para o esforço pois o líquido sinovial que “lubrifica” não esquenta……

    Thumb up 1
  17. O alongamento não aumenta a temperatura interna do músculo e não prepara para o esforço. No esporte de rendimento mudou-se a maneira de como vemos o alongamento. Antes do esforço você manda uma mensagem ao cérebro para relaxar a musculatura alongada e aí como vai gerar força? Se alongar antes previne lesões a maioria das pessoas não se machucaria. Ja li vários artigos sobre isso e ja foi comprovado pois nenhuma revista científica publica algo que não foi comprovado.

    Thumb up 2
  18. Concordo com o Ivaldo, também achei essa contradição que ele cita.
    Na verdade acho que cada um deve testar e se adaptar ha um modo que melhor lhe sirva. A ciência sempre surge com uma novidade controversa há verdades anteriormente defendidas.
    Cabe a cada um esperimentar…

    Thumb up 3
  19. Depende como se interpretam as coisas. Um alongamento breve antes de qualquer atividade é benéfico pois funciona como um aquecimento como qualquer máquina. O uso de uma máquina com lubrificantes e um aquecimento, aumenta a vida util do equipamento, bem como o cuidado na hora de resfriar e armazenar. É assim que fincionamos, as articulações necessitamde um previo aquecimento antes de receber as cargas mais pesadas, ou seja, do trabalho propriamente dito.

    Thumb up 1
  20. Concordo com JUNINHO. Acho que nunca é demais, se preguiça de alongar é o problema, vamos deixá-la de lado. Não vale a pena arriscar…

    Thumb up 1
  21. Charles Poliquin (um dos maiores nomes em treinamento com pesos do mundo) sempre defendeu isso…

    Thumb up 1
  22. Certa vez fuim praticar capoeira e esqueci de aquecer ou alongar!!! Resultando uma distenção na virilha!!!! E agora???

    Thumb up 2
  23. ISSO É RIDICULO,se não se alongar antes do exercício você pode:
    destender um musculo,você não chega na sua capacidade maxima de por exemplo dar um chute alto (se for uma luta)…
    e sempre que eu não me alongo antes do exercicio eu fico todo doído se der um chute alto,com alongamento não.

    Thumb up 1
  24. Não alonguei e me ferrei, hoje alongo e me dou muito bem, então vamos alongar pessoal, é o que interessa o resto é conversa.

    Thumb up 2
  25. Eu, sempre tive problemas com alongar antes de fazer uma atividade fisica e qdo fazia, sempre me machucava …Bom desde então fui sempre contra alongar antes dos exercícios.
    Um abraço Pedro

    Thumb up 1
  26. A matéria além de controversa está confusa, pois ao mesmo tempo que diz: “Quando alongamos … as chances de se machucar durante o exercicio também aumentam.” Mais adiante diz:” O’Sullivan diz que alongamentos fazem bem, mas não devem ser feitos apenas antes do exercício e sim depois da malhação ou no final do dia.”
    Afinal é bom fazer alongamento antes e depois dos exercícios ou é prejudicial?

    Thumb up 3
  27. Faço musculação e treino a mais ou menos 2 décadas… Desde meus 15 anos. Antigamente quando a academia era apenas uma coisa estética para mim, alongava rápido… as vezes nem alongava por preguiça. Bom, quando eu cheguei a 17 anos e minhas cargas já eram bem mais pesadas, eu peguei o hábito de quando eu fazia academia no inicio… Alongava pouco ou quase nada… Com 20 anos eu vivia dolorido e quase sempre tinha que ficar tomando analgésicos para melhorar as dores nas minhas juntas, fui ao médico e a primeira coisa que ele me perguntou: “Você alonga corretamente seus músculos?”… De qualquer forma, hoje eu tenho uma bela chapa de aço no meu joelho, por conta de agachamentos feitos, sem antes alongar músculos… Hoje sou fisioculturista profissional e faço no minimo 30min de alongamentos antes de iniciar qualquer tipo de treino, seja ele aeróbico ou treino com cargas. Fora que quando se alonga os musculos, você desenvolve os musculos mais rápidos. Então esperem esses tipos de pesquisas serem concluidas, pois não vão querer “arrebentar alguns ligamentos”.

    Thumb up 10
    • Então eu treino desde dos 12 quando decide não ser mais gordo, e alonguei muito pouco, corro uma média de 10km por dia e faço musculação leve, e te digo não alongo, e tenho 40 anos e não sinto nada.

      Thumb up 0
  28. se voce é sedentario ou tem muito tempo que nao faz exercicio é melhor alongar antes nos primeiros dias antes de fazer os exercicios

    agora se voce já faz exercicio todos os dias a um bom tempo
    talvez nao seja tao necessario ficar alongando antes

    Thumb up 2
  29. Muita teoria usada por professores de educação física. Nós aprendemos com o tempo a conhecer melhor nosso corpo então passamos a descartar muitas coisas ditas por professores e essa tese agora eu já defendia a algum tempo e sem sombras de dúvidas eu posso confirma-la, sem alongamentos nos tornamos muito mais rápidos e com mais disposição e reflexo na hora da prática de esportes.

    Thumb up 2
  30. Só sei que quando treinava karate, meu professor fala “Alonga antes de treinar”, um dia não alonguei e acabei contundindo a virilha! Pode ter acontecido por acaso, mas essa foi minha experiência.

    Thumb up 1
  31. O que EU faço e sempre fiz é, ao invés de alongar, eu esquento o corpo… quem luta sabe: “sombra”, polichinelo, enfim… depois disso você fica até mais animado. Tenho preguiça de alongamento… prefiro “aquecimento”. Se é que fui compreendido.

    Thumb up 2
  32. descobertas recentes.. não é bem verdade isso…

    na escola de kung fu que faço parte isso ai não é novidade e sim básico…
    além do mais ainda vemos esses professores de ed. fisica e essas academias ensinando errado e nem interessados em ver outros métodos. tem aquilo como verdade e ponto final.

    o ocidente está muito atrasado, e as técnicas milenares prevalecem.

    ainda há mais a descobrirem pois existe muita coisa diferente nos nossos exercícios.

    Thumb up 2
  33. Os alongamentos são necessários sim, mas sempre após os exercícios, principalmente após as corridas, antes dos exercícios é bom dar só uma aquecida rápida no corpo.

    Thumb up 1
  34. Concordo contigo gata…
    Alongamento muscular é um processo referente ao aumento do comprimento muscular, são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares.Os exercícios de alongamento eliminam e/ou reduzem os encurtamentos do sistema muscular e os nódulos musculares, antes de malhar o alongamento vai esquentar as fibras musculares para que elas não sofram com o posterior movimento.Previnem problemas osteo-articulares, musculares, tendinites, asseguram a manutenção do tónus muscular, reduz as tensões musculares, induz o corpo ao relaxamento e previne lesões (distensões musculares, entorses).

    Thumb up 1
  35. Concordo com o FAFNIR
    A ciência vai fazendo novas descobertas e com isso, aquilo que era absolutamente correto no passado, no futuro pode ficar defasado. Se o estudo atual diz isso, axo q é bom pesquisarmos e se for correto, mudar de opinião.
    ;D

    Thumb up 1
  36. Não é pra não alongar, é pra alongar na hora certa, ou seja, no final do treino.

    XD

    Thumb up 1
  37. eu concordo, mas se dizem que não é pra alongar eu vo atrás pra saber melhor =D

    Thumb up 1
  38. bem.. olha o final da fonte do site (fui lá ver)

    “Copyright 2010 The Associated Press. All rights reserved. This material may not be published, broadcast, rewritten or redistributed.”

    E eu concordo com o site. Acho que se descobriram agora, é por causa de estudos mais novos.. velhos conceitos tem quer ser reestudado a medida que as coisas se renovam.

    Thumb up 1
  39. Pelo que eu sei quando você faz alongamento, você aumenta o número de sarcômeros em série, ou seja, aumenta as células musculares, o que significa mais força para os músculos. Outra coisa que sei é que quando você faz alongamento e está com o corpo aquecido, acaba “mascarando” os receptores musculares, o que pode causar lesões nos músculos. Isso foi o que aprendi. Alguém mais concorda comigo?

    Thumb up 1
  40. caramba!!! se isso for verdade todas as atividades físicas conhecidas terao que mudar os seus conceitos, ao indicar alongamentos aos atletas!!
    Caramba é cada novidade!!
    srsrsrsrsrs
    abraços amigos

    Thumb up 1

Envie um comentário