O futuro próximo da aviação [Imagens]

Publicado em 16.01.2009

aeronave avião do futuro

Há cem anos atrás, poucos poderiam prever que aviões seriam usados na guerra em apenas cinco anos. Ou que em 70 anos, pessoas estariam voando entre um continente e outro com conforto, vestindo apenas camisetas. E quem se atrevesse a fazer previsões como essas poderia ser taxado de lunático e sonhador.

Prever o futuro é uma tarefa dificílima, e apenas poucas pessoas se sentem preparadas para tal desafio. Geralmente, elas estão na NASA.

Para a Agência Espacial Norte-Americana, daqui 20 anos estaremos voando dentro de aeronaves de design extremamente inovador e intrigante. Quando optarmos por viajar à noite, seremos acomodados confortavelmente uma espécie de caixa, onde poderemos dormir com tranquilidade durante a viagem.

Os combustíveis serão, prioritariamente, ecológicos. Poluirão menos e gastarão menos. Novas tecnologias de pouso e decolagem diminuirão drasticamente o consumo de energia das aeronaves. Os motores serão movidos, basicamente a hidrogênio. Liberando apenas vapor de água como resultado da reação.

Abaixo veja mais algumas destas belezuras do futuro (clique para ampliar). Ainda pode-se duvidar da viabilidade de algumas máquinas, mas que dá vontade de entrar nelas, ah dá! [Flight Global 1 e 2, Gizmodo]

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

aeronave avião do futuro

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. Futuro ??!! Enquanto as aeronaves tiverem que se arrastar por aprox 03 km para levantar voo usando como principio básico a velocidade e a aerodinâmica, continuaremos na idade da pedra.Inovação tecnológica para o futuro seria alçar voo ascendendo sobre seu próprio eixo. Ai sim !!! De resto é o mesmo principio do seculo passado ( que me desculpe Santos Dumont ).

    Thumb up 10
  2. Realmente,achei essas aeronaves MUITO feias. E se esse é o futuro da aviação(algo que acredito que não) não quero mais ser piloto.

    Thumb up 5
  3. a minha solução, o futuro está chegando.
    vai ser muito diferente estes tempos para frente.
    o aeroporto, para mim é semelhante a base espacial.
    só que muito diferente. tem 2 pistas de pouso bem bonito.
    mas dividido em 2 partes.

    Thumb up 0
  4. as aeronaves do futuro vem aí, em breve. no ano de 2050 e 2060 todo o brasil vão ter. se eu viajasse nele, ia ser chiquebem.

    Thumb up 0
  5. HÁ, GOSTEI AQUELA DE VIAJAR NA CAIXINHA!!! ACHO QUE JÁ VOU ENCOMENDAR UMA CAIXA PRETA PARTICULAR E DAÍ MANDAR COLOCAR JUNTO EM CASO DE ACIDENTE SOBRE O MAR!E COM BATERIA PARA PELO MENOS 5 ANOS!!!! ALGUÉM VAI QUERER SABER POR O PETER TÁ LÁ NO FUNDO E DORMINDO!!! QUE TOLICE!!!

    Thumb up 1
  6. Na aviação do futuro irão as pessoas e as cargas, a aeronave ficará parada provavelmente em órbita da terra. Ou na lua, que é mais romântico.

    Thumb up 2
  7. silva-tiger, uma pilha palito não contém energia suficiente para alimentar uma casa por um mês, nem mesmo se houvesse todos os equipamentos fossem 100% eficientes. Pense bem… por quanto tempo uma pilha palito consegue esquentar um ferro de passar?

    Thumb up 2
  8. Esta mudanças de design e aspirações futuristicas so mudam com a descoberta de um novo modo de propulsão que faça estes designs fantasticos sejam funcionais e não so em filmes e criações de computadores. motor de combustão, foguetes e helices n suportam esses designs a não ser que seja caotico como vimos no carro voador da Moller.Precisa nascer o homem que dira é isso que fara o avião voar verticalemnte e velocidades incriveis.

    Thumb up 3
  9. Seria uma grande inovação aqueles veiculos da primeira imagem, com conceito unifamiliar, caso existissem e substituissem os atuais veiculos movidos por rodas, o aspecto ecologico seria altamente beneficiado, por que as enormes estradas hoje existentes para circular rodas poderiam ser retomadas pela natureza, gerando mais espaço para recriação de habitats e tambem para agricultura.
    Forçaria também nova arquitetura, onde os edificios poderiam ser projetados de modo a estacionar esses veiculos de forma horizontal, até mesmo dentro da unidades residenciais.
    Essa é uma vigem muito interessante de se fazer, com certeza tecnologia para isso já existe. Falta apenas vontade de mudar os atuais sistemas de produção.
    Hoje, diferente de periodos passados quando o experimentalismo era estimulado, podendo se mudar até mesmo a história e matrizes economicas, existe um engessamento da sociedade para a criatividade quando ela pode mudar sistemas pre estabelecidos.
    Seremos dominados por muito tempo pela economia do petroleo, fonte poluidora do nosso planetinha. Um abraço a todos e bons sonhos.

    Thumb up 6
  10. Há pesquisa científicas sobre a super-conduçao,que é a condução elétrica sem resistência a passagem dos elétrons ,sem gerar o efeiro joule , o aquecimento do material.Pensava-se antes que isso só poderia ser obtido à temperaturas baixíssimas,onde haveria,quase, total ausêcia de movimento das moléculas,assim os elétrons transitariam livremente.
    Descobriram-se recentemente,materiais super-condutores à temperaturas mais elevadas .Desde então,os cientistas procuram por materiais sem resistência elétrica à temperatura ambiente.
    Para termos uma idéia do desperdício que temos devido a resistência elétrica,eu darei um exemplo: Se nossas casas tivessem tudo o que for elétrico e fosse feito com super-condutor,ao invés de cobre que é o semi-condutor mais utilizado,seria nescessário, apenas uma pilha- palito para alimentá-la por um mês.As bobinas feitas com material super-condutor,do tamanho de um copo,são capazes de armazenar mais elétricidade do que quatro baterias químicas de carro juntas.
    Com base no que foi dito anteriormente,augumas figuras de aviões mostradas,seriam viáveis,como aquela do avião com quatro hélices ecom as asas interligadas.Asas essas ,que parecem ser gigantes células foto-elétricas.O efeito foto-elétrico gera pouca energia ,mas como não há resistência esse avião,suponho eu, será viável.
    Outo exemplo que podemos citar,são os das imagens de aviões comm turbinas,pois já há uma tecnologia que usa o mesmo princípio de funcionamento do forno de microondas,que aquece a água por ressonância,só que neste caso da turbina ela aquece o gás nitrogênio,que é o gás em maior quantidade em nosso planeta.Com asuper-condução tal tecnologia,certamente,será usada.Só não acredito naquela imagem do avião nuclear,e eu não preciso dizer o porque,certamente que não.

    Thumb up 9
  11. hahahaa
    que maneiro.. acabei de descobrir que em 20 anos nos estaremos voando em avioes de brinquedo.

    Thumb up 3
  12. 20 anos? Sinceramente, duvido!

    Em duas décadas, acredito que ainda teremos vários dos aviões usados hoje em pleno funcionamento… Com algumas revisões, espero :P

    Thumb up 5
  13. Realmente a tecnologia está muito avançada e a prova disto é a aviação;parabéns pela matéria primorosa e eu que já trabalhei com helicópteros fico até um pouco assustado com a quantidade de inovações
    tecnológicas e espero que sempre sejam usadas para fins pacíficos.

    Thumb up 5
  14. Impressionante e dou meus aplausos a essa maravilhosa materia, com toda a certeza eu estava certissimo em relacao ao futuro, para todos que irao ler meu comentario uma coisa e certa o FUTURO esta inspirado e com toda a certeza ja temos visao de como vai ser daqui pra frente diante os periodos de 2015 a 2050 teremos uma REVOLUCAO MUNDIAL ….nao acredita??? quer 1 exemplo disso , vejam o filme: O 5* Elemento e note nao somente no filme mas nos elementos….notou??? Pois e ….nao tem saida, isso e o FUTURO.

    Thumb up 2
  15. Adorei as fotos! E olhem que o conceito de design de novos aviõies apontam para os acima mostrados! A pergunta (e espero que seja positiva) é: A humanidade, com toda guerra e etc, conseguirá chegar até lá?

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
aterrissando-agua-t
Avião a jato de passageiros aterrissa na água nos EUA

Você já se perguntou...

Fechar