Nosso cérebro é capaz de prever o futuro próximo

Publicado em 29.08.2011

Se você sempre invejou a capacidade de clarividência de médiuns e ciganas, pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) têm uma novidade: qualquer pessoa é capaz de prever o futuro. O motivo? Todos nós somos capazes de sugerir qual o próximo evento dentro de um determinado panorama, seguindo o que os psicólogos chamam de “corrente de consciência”.

Esta corrente, que foi a base do estudo, nada mais é do que o nosso fluxo normal de pensamentos ao observar o que está à nossa volta. O que proporciona a continuidade da corrente de consciência, no cérebro, é a dopamina. Trata-se de um neurotransmissor, ou seja, uma substância atua nas sinapses, as ligações entre neurônios.

Um cérebro saudável, segundo os pesquisadores, tem sempre uma previsão automática a um futuro próximo, com grande possibilidade de acerto. Isso não exclui totalmente, como explicam os cientistas, as chances de haver uma previsão errada, e tal chance aumenta conforme a pessoa envelhece, sofre danos cerebrais ou contrai doenças como o mal de Alzheimer.

O estudo aconteceu com um grupo de jovens voluntários, que foram colocados para assistir a pequenos trechos de vídeo enquanto eram submetidos à ressonância magnética. Em cada filme, havia uma pessoa fazendo algo previsível, como limpar o carro ou lavar roupas. No meio de cada cena, os pesquisadores paravam o vídeo e pediam para cada participante prever o que viria a seguir. Mais de 90% das previsões estavam corretas. Mas se a cena mostrada, no entanto, fosse inteiramente nova, a média de acerto de um evento futuro caía para menos de 80%.

A ressonância magnética serviu para medir a atividade cerebral de cada paciente durante o período. Os exames mostraram, no fim das contas, que a potencialidade do cérebro aumenta de forma notável quando era exigido que se adivinhasse algo que ainda não tinha acontecido. A chance de acerto, dessa forma, vem com a experiência: quando o cérebro já registrou algo parecido anteriormente, tem boas chances de avaliar o que virá a seguir. [MSN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

48 Comentários

  1. Eu acredito nessas coisas, porque muito dos comentários já aconteceu comigo. A mais impressionante pra mim foi na noite em que minha mãe morreu.Estava chovendo muito e havia faltado luz. Lembro que estávamos na sala e eu me levantei do sofá porquê estava cansada de estar sentada, e quando fui até a estante perto da vela acesa vi um mosquito cair na cera e morrer. Algo bem simples, mas aquilo me arrepiou toda,sem motivo nenhum. Minha mãe não estava se sentindo muito bem. Estava com muita dor nas costas e pediu pro meu pai fazer uma massagem. Depois de um tempo ele parou e ela pediu pra mim continuar, e eu fiz. Logo depois ela me mandou dormir porquê no outro dia tinha aula. Eu dei boa noite e estava indo pro meu quarto quando uma espécie de força,sei lá, me fez olhar pra trás e em pensamento eu disse:
    – Te amo mãe. – , coisa que eu absolutamente nunca dizia, e fui pra cama. De alguma forma, eu sabia que ela iria morrer, eu sentia aquilo,sabe? Algumas pessoas podem até dizer que essa coisa de prever o futuro não existe, e pode até não existir, mas que há pessoas com dons especiais isso há.

    Thumb up 1
  2. tenho essas coisas, mas é o futuro distante q eu prevejo… ja me aconteceu varias vezes de eu saber que algo vai acontecer, e essas coisas acontecerem… um ex: certo dia, eu resolvi pesquisar no google sobre escoliose, vi casos de adolescentes com serios casos do desvio, e fiquei um tempao pesquisando sobre isso, achei tbm blogs de meninas q pcausa da doença tiveram que usar colete e algumas delas tiveram de fazer cirurgia. eu me caracterizei muito com elas, como se eu ja tivesse passado por isso. no ano seguinte eu passei a perceber q minha postura tava bem errada, mas eu fiquei tranquilissima quanto à isso, eu pensava” bom, vao me levar no ortopedista, vou tirar um raio x , e aí euvou usar um colete por um ano e td vai ficarbem” mas aí depois eu tentava afastar esses pensamentos… no fim do msm ano, descobri um problema de coluna bem sgnificativo, tinha 30° de escoliose na coluna lombar, e me fizeraam usar um colete po um ano ( to usando ainda) :| acredite se quiser, eu realmente previ td isso, e n foi o unico caso, outra coisa desse tipo acontecia mt ano passado: segundos antes de olhar no relogio, eu imaginava a hr e tava certo :| mas eu nsei o q é isso, pesquisei no google sobre videncia e clarividencia, mas os resultados nao batem com o q eu tenho…se alguem souber o que for, porfavor, me diga…:)

    Thumb up 4
    • Procure na internet um livreto antigo chamado “Cromologia”, na parte numerológica dele.
      Aprenda os sete biorritmos da Sara Marriott. E consulte um astrólogo desses registrados.
      A situação política do mundo vai se agravar ao final do ano que vem?

      Thumb up 3
    • Olha, eu sei te explicar isto, até porque eu tenho. Mas minhas previsões são com destruição, coisa que irão acontecer, e muitas já aconteceram. As horas também, eu chuto e acerto, e quando erro, é por 1 minuto ou 2. Isto ocorre quando se tem uma mente ativa, com um raciocínio bem elevado. Quando tu dorme, o teu cérebro processa tudo o que visse ou pensasse durante o dia, e dá um sonho. Mas quando a mente é ativa, ele prevê coisas futuras, que podem ou não dar certo. Quando dá certo, nós nos lembramos, quando não, ele passa e a gente nem percebe. Me add no face, se quiser, e aí a agente conversa melhor : fb.com/fabianokay

      Thumb up 3
    • julio barone…
      se a situaçao política DO MUNDO vai piorar no final do ano que vem? nao acho que nada mt gritante vá acontecer com a política mundial no final de 2014… mas provavelmente isso aconteça em alguns países, enquanto em outros nao… como acontem todos os anos… mas nao prescisaria de nenhum tipo de dom pra dizer isso… só deduzi, msm.. é uma pergunta mt complexa pra poder te dar uma resposta exata… seria mt coicidencia se todos os paises do mundo sofressem uma piora dessas no final do msm ano… bjos!

      Thumb up 1
    • Também possuo este dom e como você não sei ao certo desenvolver esse dom, seria muito legal se conseguisse domina-lo e usá-lo para o bem é bom saber que existem outras pessoas iguais a mim. Abraços!

      Thumb up 0
  3. desde de quando eu tinha 11 anos eu tinha certas premoniçoes mais aos meus 13 anos parou assim quando eu fiz 15 elas voltaram denovo e um tenpinho atrais eu tinha sonhado com um caixao, convercei com meu pai ele falo que era so um pesadelo quando meu tio faleceu de câncer as visões voltaram e agr e como se eu vesse o dia seguinte, se alguem tiver uma esplicaçao pra isso por favor me adc no face, meu nome ta Roberto Winchester

    Thumb up 4
    • O meu foi parecido com o teu. Mas agora passou, tenho 17 anos. Agora é assim, tudo que eu falo acontece. Até mesmo em provas da escola, se eu chutar na prova 5 questões, 3 estão certas. Fiquei entre os melhores do Estado, só chutando na prova de matemática ‘-‘. Acertei 86% da prova.

      Thumb up 2
  4. Pura lógica ! Isso não é prever o futuro. Conforme certa situação está se desenvolvendo um indivíduo qualquer pode dizer, o que é um pouco provável, que irá acontecer a partir da análise dessa situação.

    Thumb up 1
  5. as vezes coisas estranhas acontecem,sinto que algo vai acontecer,e acontece,tenho dejavus,as vezes sonho com algo e isso acontece,sempre sinto as coisas que vao acontecer,e isso me assusta porque as vezes vejo pessoas morrendo,pra mim nao seria bom ver alguem da minha familia morrer…isso viraria um trauma..mais desde que tenho 12 anos que isso acontece,e tem vezes que sinto como se eu soubesse o que aconteceu comigo na barriga da minha mae..e eu hj tenho 14 anos..bom e isso ai…bjuss..

    Thumb up 6
    • Olá Anna Cecília, li teu comentario e gostaria de saber mais detalhes destas tuas premonições,saber se isso acontece sem que voce controle,caso a resposta seja sim,porque não aprender a controlar?voce
      não precisa ter medo pois isto é um dom divino,que muitas pessoas gostariam de ter,ver o que vai acontecer era tudo que eu queria,este poder não serve só pra ver coisas ruins,mais se for bem direcionado e controlado,agente pode ver só o que interessa,escreve para mim se voce se interessar trocar ideias sobre o assunto tá legal,meu Email:neo_dino@hotmail.com meu face:neo_dino@hotmail.com te aguardo:Abraço pra voce.

      Thumb up 0
    • Anna gostaria de saber mais sobre suas visões, e talvez te ajudar a entender melhor como decifrar os sonhos. e-mail : iuresmarlos@gmail.com.

      Thumb up 0
  6. Estudos dizem a respeito da sensação denominada de deja vu. Pesquisas determinaram que quando isso ocorre significa apenas que a mensagem recebida pelo cerebro, como som e imagem, está sendo repétida duas vezes pelos impulsos nervosos. por isso quando você sente que aquele momento já aconteceu ela realmente já aconteceu, pois a mensagem já foi transmitida ha frações de segundos antes. Há pessoas que achem que é um dom, mas é perfeitamente comum e explicável pela ciência.

    Thumb up 12
  7. Acho que posso deduzir o futuro tb. Mas acreditar totalmente nisto é difícil. Oque “posso” fazer é: as vezes quando tenho que jogar algo no lixo/jogar basket/coisas que precisam de mira. Me da uma sensação muito rápida, coisa de centesimos, como se algo me dissesse: Jogue!! Vc vai acertar!! E eu acerto. Mas na parte de “futuro” eu digo quem vai entrar pela porta e quando. Qual a proxima musica no rádio e coisas assim…

    Thumb up 0
  8. Muita gente que leu este post, não entendeu, bem eu tenho 14 anos e tem previsões mas estas previsões não são de alguns anos depois e sim de minutos ou segundos depois da previsão, e este tipo de previsão acontece instantaneamente, e não quando eu quero.
    PS. Posso até tentar prever o futuro próximo querendo, mas tem fortes chances de isto não dar certo.
    Aah e teve gente q postou sobre ter impressão que isso já aconteceu, também tenho isso, esse fenômeno chama-se dejavu.

    Thumb up 5
  9. Se viram meu comentario vou dar exemplos!
    Para prever o futuro basta saberes o que fazes e os resultados-por exemplo eu calo-me e a minha avó pergunta-me:Estás acordado?
    basta saber isso.
    Agora façam o mesmo com tudo!
    Para futuro longe basta prever pelo futuro proximo!

    Thumb up 4
  10. Não vejam poderes como dons!!!
    Procurem vossas capacidaedes e vejam-nas como dons!!!

    Thumb up 6
  11. Oii Pessoal, sara eu acredito em você pois comigo acontece a mesma não sei como explicar uque é mt bem, so sei que muitas pessoas nao acreditam nisso principalmente minha familia!

    Thumb up 9
  12. Esses dias descobri q tenho um dom de ver e sentir os espiritos
    Mais depois q descobri isso eu ando mt estranha mais eu gosto de ter esse dom

    Thumb up 7
  13. nAO SEI SE EU TENHO ESSE DOM, MAS DESDE MEUS 6 ANOS DE IDADE, TIVERA ACONTECIDO VARIAS COISAS COMIGO QUE AINDA ACONTECEM, NAO SEI EXPLICAR, TALVEZ VOCES NAO ACREDITEM, MAS… É COMO SE VOCE CONVERSSACE COM UMA PESSOA SOBRe UM ASSUNTO… E DEPOIS DE ELA FAZER ALGUN MOVIMENTTO, SENTIR QUE JA TEVE ESSA CONVERSSA ANTES COM ELA, NO MESMO LUGAR E NA MESMA OCASIÃO. SENDO QUE A PESSOA SABE QUE ERA A 1 VEZ, E PARA MIM, A 2. EU ACHO ESTRANHO. ISSO ACONTECE UMAS 50 VEZES POR ANO COMIGO, NAO É EXATAMENTE UM DOM DE PREVER O FUTURO, E SIM DE REPTIR… ISSO É NORMAL?? CASO NAO ACREDITEM, EU GARANTO QUE É VERDADEH!

    Thumb up 10
  14. Gente, eu nao sei se isso é um dom tipo do futuro… Eu acho estranho, talvez nao acreditem em mim, mas desde de uns 6 anos mais ou menos, eu começei a ter uma sensação que eu reptia os dias da minha vida umas 50 vezes ao ano. Nao sei explicar, mas é como converssar com uma pessoa cobr eum assuto,e na hora que ela faz algun movimento, sentir que ja teve essa converssa com ela, o mesmo assunto e no mesmo lugar. Isso é o que acontece comigo, eu nao entendo…É dificil de outras pessoas acreditar… MAS É VERDADE!

    Thumb up 5
    • acho que se vc ler sobre parapsicologia vai gostar ..metafisica essas coisas ….x)

      Thumb up 0
  15. o Mundo Acaba a 22 De Dezembro De 2012 Acreditem Ou Nao Voces Podem Ter a Certeza! Agora Voces Pensam Como Assim Acabar o Mundo?? Ha Varias Formas Mas Eu Sei Qual é Talvez Nos Humanos Nao Sejamos Assim Tao Inteligentes Como Pensamos…

    Thumb up 2
  16. eu tenho esse poder!nao é tao ruim assim!
    eu tenho 9 anos e consigo esse dom,nos sonho eu consigo prever mais ou menos o futuro!

    Thumb up 10
    • Conta para teu pai e tua mãe que eu gostaria de ter teus dados completos e exatos de nascimento, inclusive com teu nome completo e exato.
      Preveja se isso vai continuar para além dos teus 18 anos.

      Thumb up 0
  17. Bem, as ciganas realmente têm essa capacidade de fazer previsões, aliás todos temos. O problema é o tempo que nunca espera por elas e quase sempre erramos. O conhecimento, a percepção, a experiência e o treino podem nos ajudar nas tarefas mais básicas e até algumas complexas, mas prever acontecimentos distantes no tempo, que se possa chamar de futuro, isso é somente lenda. Embora hajam coisas que até deus duvide.

    Thumb up 7
    • O que é lenda no caso? Eu previa, mas quando era moço, já ha muito tempo. Também já passou o alcance, no tempo, dessas previsões.

      Thumb up 0
  18. Considerem, para o assunto, os sete biorritmos propalados pela Sara Marriott, principalmente os Intuitivo (38 dias) em conjunto ao da Auto-Consciencia (48 dias) quando ambos estiverem na fase ativa ao mesmo tempo.
    A falta de provas de “indicação certa” dos biorritmos superiores é porque pesquisadores em geral procuram por reconhecimentos imediatistas de patrocinadores também imediatistas.

    Thumb up 3
  19. Esu já tive sonhos que no futuro se realizaram: há uns dias estava em espanha com os meu avós espanhois mas era a primeira vez que os tinha visto. derrepente a mesa ao almocar reparei que tinha sonhado com aquilo ha ja algum tempo. o meu avo a minha frente a minha avó ao meu lado e e o resto da familia no outro lado da mesa.

    Thumb up 7
    • Vc não sonhou com isso. O nome disso é deja vu (já visto, em francês). Pesquise aí no deus Google e entenda

      Thumb up 5
  20. Colocar Um Video E Pedir Para Os Participantes Preverem(O Óbvio)?! Se Isso É Prever O Futuro,Então Quer Dizer Que Silvio Santos Já Fazia Esse Teste,De “Previsão Do Futuro”,Muito Antes Dos Cientistas,Nos Seus Joguinhos D Domingo Com O Auditório…¬¬

    Thumb up 7
    • nosso cérebro só e capaz de prever o futuro imediato porem quando conseguirmos usar 100% dele poderemos ver bem mais a frente

      Thumb up 2
  21. Nosso cérebro é um máquina de prever padrões e dentro dos padrões, a repetição é – geralmente – o óbvio!

    É um assunto muito interessante. Podemos pensar em probabilidades e em nossa relação com o tempo.

    Thumb up 9
  22. Vocês ja repararam quando esta conversando com alguém… e a tv esta ligada também. Então, voce fala uma palavra e 1s depois na tv essa mesma palavra é falada.

    Isso acontece comigo diireetoo!! Não só na tv mas em várias outras ocasiões. ja aconteceu com voces?

    Thumb up 14
  23. saber que o cara vai jogar sabão no carro e começar a esfregar não é prever o futuro

    Thumb up 39
  24. A então ta explicado as profecias… E o fim do nosso MUNDO! ele ta bem velhinho e caindo os (cabelos “Florestas”)

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
neanderthalfamily
Sexo entre humanos modernos e Neandertais pode ter melhorado nosso sistema imunológico

Os pesquisadores afi...

Fechar