Nova espécie de lagarto não tem olhos nem pernas

Por , em 20.06.2011

É uma cobra? Uma minhoca? Não, é uma nova espécie de lagarto descoberta no Cambodja que não tem nem olhos, nem pernas.

O zoólogo Neang Thy, que trabalha para o Ministério do Meio Ambiente do país, descobriu a criatura enquanto explorava as montanhas de Cardamomo. A descoberta aconteceu sem querer, quando ele virou um pedaço de madeira e conseguiu capturar o animal para exame.

“À primeira vista, pensei que era algo comum”, disse Thy, que há mais de uma década estuda os répteis e anfíbios do Camboja. Logo em seguida ele percebeu que algo ali não era como ele esperava. Eles batizaram o bicho de Lagarto Cego da Montanha Dalai (Dibamus dalaiensis), por causa do lugar onde foi encontrado.

Mas não foi de uma hora para outra que tudo aconteceu. A bióloga Jenny Daltry disse que demorou quase um ano para que os cientistas tivessem certeza de que aquela era uma espécie nova. “Eles tiveram que rever todas as descrições científicas de todas as outras espécies, além de procurar amostras de outras espécies em museus. O que é mais empolgante é que esta é a primeira vez que um nativo do país descobriu uma espécie local, reuniu todas as evidências e publicou a novidade”.

Apesar de parecer uma cobra, o “Dalai” é, na verdade, um lagarto que se adaptou a viver no subterrâneo e acabou perdendo as pernas para poder se movimentar dentro do solo. Uma das características que o diferencia da cobra é sua língua, que não é bifurcada. “Além disso, a maioria das cobras tem um pulmão, enquanto os lagartos têm dois”. Jenny diz que, curiosamente, as cobras não conseguem piscar, e os lagartos, sim. Contudo, isso não ajudaria neste caso, já que o “novo” lagarto não tem olhos. [BBC]

• marcia . MG:

acho que está evoluindo para se adaptar ao ambiemte que vive.

• arsildo strauss:

Esses animais são conhecidos pela maioria das pessoas que convivem com o amb iente natural. São denominados como “cobra de vidro” por se seccionarem com facilidade como lagartos e jacarés.
    arsildo
    29-06-2011

• marcia . MG:

óla

• Renato Rodrigues:

O contador de comentários tá doido oO

• Fritzen:

qcoisa..

• alex Ryuzaki:

Ñ mama ele morde e engole!

• Luis:

Séra que esse mama?

Lagarto que mama? Você tá de tiração né?