Adeus, aves tropicais: até 900 espécies podem ser extintas em breve
Segundo um novo estudo, até 900 espécies de aves terrestres tropicais que vivem ao redor do mundo poderiam se extinguir até 2100.
A descoberta baseia-se nos efeitos do aumento de 3,5 graus Celsius na temperatura da superfície da Terra. As espécies podem ter dificuldades em se adaptar à perda de habitat e eventos climáticos extremos.
Espécies de montanhas, costas, faixas restritas e espécies incapazes de chegar a altitudes mais elevadas podem ser as mais afetadas.
Dependendo da perda de habitat futura, cada grau de aquecimento da superfície poderia afetar entre 100 a 500 espécies. E o maior problema é que a maioria das espécies no mundo são altamente sedentárias (essas espécies não migram quando encontram um problema climático).
As espécies de montanhas tropicais estão entre as mais vulneráveis. Algumas espécies de aves terão que ser capazes de se adaptar fisiologicamente às mudanças de temperatura e mover-se para grandes altitudes se quiserem sobreviver.
Espécies de florestas mais frias e úmidas poderiam recuar para montanhas e assentamentos humanos em altitudes mais elevadas, e o habitat da floresta seria “empurrado” para montanhas, o que criaria “uma escada rolante à extinção”.
Espécies costeiras também são vulneráveis . A floresta costeira pode ser sensível à salinidade, e pode ser afetada por furacões e tufões, eventos que devem aumentar.
Aves em extensas florestas de várzea com poucas montanhas em lugares como a Amazônia e as bacias do Congo podem ter dificuldade para se mudar, enquanto aves tropicais em habitats abertos, como cerrado, campos e deserto verão seus habitats encolhendo.
Aves tropicais em zonas áridas são consideradas resistentes às condições quentes e secas, mas poderiam sofrer se fontes de água secassem.
O melhor cenário
O estudo analisou como os tangarás, dos quais existem 45 espécies na região neotropical, iriam enfrentar as mudanças climáticas. Os resultados mostraram que tangarás limitados aos habitats de várzea da Amazônia e cerrado no Brasil seriam os mais afetados, pois poderiam perder até 80% de seu habitat, com 20% das espécies do cerrado se extinguindo.
No geral, as aves são um dos grupos de animais menos ameaçados pela mudança climática: ou seja, eles são o melhor cenário possível dessa mudança. Os resultados tendem a ser muito piores para todos os outros grupos de animais.
Sendo assim, os cientistas dizem que precisamos planejar áreas protegidas com altitudes mais elevadas e deixar espaço para espécies ameaçadas de extinção nessas áreas de maior elevação.
É preciso também monitorar o que está acontecendo com as espécies, para que possamos responder de forma adequada quando o verdadeiro problema ocorrer.[BBC]
10 comentários
Teriamos tanto desrespeito por uma partitura inédita de Beethoven, como temos pela natureza?
Quebrar alguns elos inutiliza toda a corrente!
Depois, falo que o ‘humano’ é o pior tipo de Vírus já documentado e só levo xingo…
Por outro lado, estão re-surgindo espécies dadas como extintas
O FUMACÊ usado para combater os mosquitos da DENGUE ,estão matando também as aves , os biólogos deveriam estar ciente deste meu comentário.
É jovem Danilo,esta é uma bela profissão,muito importante para o futuro de novas civilizações deste planeta.
Triste? Isso é algo evitavel,afinal estão em “coma” mais não morreram..
Do mesmo jeito que tem milhões de africanos passando fome ou ate mesmo nas ruas do nosso Brasil. Voce ja fez sua parte para evitar que isso aconteça? Tenho notado a diminuição grande tambem por aqui de beija-flores, abelhas e borboletas. Calor terrivel, chuvas constantes e poluição mais ainda. Engraçado que quando doenças infecciosas graves ataca os humanos principalmente a classe media rica, tipo com o H1N1, rapidinho surge a solução para o problema
O final do texto diz assim;
Não passa de uma fraude, e um atestado de loucura, pois no “Adapte-se ou morra da vida” compete ao mais forte decidir… LH
E o mais forte e tambem o mais auto denominado sábio quem é ???
ELE,o animal denominado humano.
Então a última frase do texto é o óbvio.
Humano,aquele que destroi e se auto-destroi.
Muito triste isso.
Vou estudar bastante para ter um bom emprego e comprar uma fazenda para plantar bastantes àrvores,não pretendo ficar de braços cruzados.
Pior notícia que recebi hoje… Mas infelizmente a verdade tem que ser notificada.
Eu tbm