Rato com focinho de porco? Saiba mais sobre a nova espécie recém-descoberta

Por , em 8.10.2015
A beleza está nos olhos de quem vê, certo?

Uma equipe internacional de pesquisadores que estuda animais isolados na ilha montanhosa de Sulawesi, na Indonésia, descobriu um bicho que tem uma cara que, realmente, só uma mãe poderia amar incondicionalmente. Com um nariz rosa peculiar, ele era até então completamente desconhecido para a ciência.

O rato com focinho de porco ganhou o nome de Hyorhinomys stuempkei.

Uma espécie bastante singular

Os cientistas rapidamente descobriram que a nova espécie era significativamente diferente de outras. Na verdade, geneticamente falando, o rato com focinho de porco é tão singular que os pesquisadores o descreveram como um gênero totalmente novo.

O H. stuempkei se destaca de outros roedores. Além do seu nariz distintivo, também ostenta dentes mais frontais, orelhas extremamente grandes e longas patas traseiras que usa para impulsionar seus pulos.

Ambos os gêneros masculino e feminino desta espécie crescem pelos pubianos anormalmente longos, mas os cientistas não sabem ao certo porque exatamente. O palpite de um dos pesquisadores da equipe, Kevin Rowe, é que, provavelmente, estes pelos ajudam os ratos em alguma função reprodutiva.

Hyorhinomys stuempkei não têm músculos mastigadores, comumente encontrado na maioria dos outros mamíferos. Em outras palavras, esta nova espécie têm mandíbulas fracas, por isso sua dieta consiste de rapina macia, como minhocas e larvas do besouro.

Mais descobertas pela frente?

Este é o terceiro novo gênero de roedores descritos por este grupo de cientistas desde 2012, e provavelmente haverá mais. Sulawesi é uma grande ilha continuamente encharcada de chuva, tornando-se um lugar difícil para conduzir estudos. Este rato com nariz de porco, por exemplo, foi descoberto no Monte Dako a uma altitude de 1.580 metros, a uma caminhada de dois dias da aldeia mais próxima.

Estamos ansiosos para ver que outras novas espécies esta remota ilha indonésia tem para nos oferecer. [discovermagazine]