Nova moda na China – chaveiros vivos

Publicado em 3.04.2011

Os vendedores ambulantes dos metrôs chineses comercializam um produto que está virando febre no país – os chaveiros vivos.

Contendo pequenas tartarugas ou peixes, eles são considerados amuletos que trazem boa sorte. Mas, para os grupos de proteção animal, é simplesmente uma forma criminosa de tratar os bichinhos. Afinal, eles ficam confinados em um espaço mínimo de plástico lacrado.

Segundo os vendedores do produto, como a água colorida tem nutrientes, os bichinhos podem viver no plástico por vários meses. Mas vale lembrar que não há entrada de oxigênio, então não dá para esperar que o seu chaveiro continue vivo por muito tempo.

Ativistas protestam contra esse tipo de produto, mas a lei de proteção aos animais na China se estende apenas para animais selvagens. Como esses bichos são criados em cativeiro, a lei não os protege.

Claro que a maioria das pessoas compra os chaveiros esperando ter boa sorte. Mas há uma pequena parcela que compra os chaveiros apenas para furar o plástico e dar liberdade aos bichinhos.



[OddityCentral]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

93 Comentários

  1. A dita modernidade promulga tendências que vão contra a diversidade das sociedades arcaicas e equilibradas, por exemplo, as tentativas em estabelecer regimes democráticos ou o socialistas. Dessa tentativa surgem aspectos caóticos de Kali-yuga por meio da inversão de valores éticos e morais; as ciências humanas e divinas, meios pelos quais se alcançavam de fato, o progresso e auto-realização, hoje se limita em muito às técnicas materialistas do consumo e do mais-valia; o conhecimento especulativo dos ditos cientistas e intelelectuais e a prática superficial das chamadas religiões oficiais, responsáveis pelo aspecto dogmático da vida cotidiana, se tornou o culto meramente doutrinário e espetacular no âmbito das igrejas, templos e limitados aos fins de semana, levando ao cotidiano quase totalmente profano; a reflexão profunda ou meditação, momento de pensar a si mesmo em busca da auto-realização, se transmutou nos negócios das chamadas “yogas” e “psicologias de auto ajuda”. Desta forma, notamos que a dita igualdade de oportunidades nesta sociedade não passa de uma faceta caótica de Kali-yuga.

    Thumb up 0
  2. E tao fofo… mas usando a logica e uma ideia ridicula como pode tirar os animais de sua liberdade e prende-lo em um pequeno pedaco de plastico? Isso e um absurdo

    Thumb up 9
    • não é tirar a liberdade se eles são criados em cativeiro

      Thumb up 0
  3. É uma idéia ridícula mas… é tão fofo, eu queria uma tartaruga! *-*
    Compraria, tiraria uma foto e depois o colocaria num aquário depois. (:

    Thumb up 11
  4. cada vez mais me surprendo com o comportamento do ser humano mais uma prova que com o passar do tempo o mundo esta se deteriorando cada vez mais tenho vergonha de fazer parte dessa experiencia que deu errado e nos gerou

    Thumb up 9
    • Concordo!

      Thumb up 3
  5. e legal mas os peixinho e tartaruga
    tadinho deles
    cada uma coisa que esse pessoal inventa

    Thumb up 5
  6. coitadinhos!
    eles não merecem isso
    queria ver se prendessem seres humanos ai
    dai eles iam ver o sofrimento dos bichinhos

    Thumb up 19
  7. Para de Falar merda Nanda..
    aqui em rondonia é normal como qualquer outro estado!

    só fiquei com dó da tartaruga..!
    os peixinhos nao.

    Thumb up 0
  8. Que absurdo !!!! As pessoas que fizeram isso devem ser muito idiotas então vamos colocar eles dentro de um plástico com uma gotinha de água e ficar balançando pra ver se eles gostam

    Me segue no Twitter:
    @MaryHelenXD

    Vamos combater para isso !!!!!

    Thumb up 11
    • Por mais que eu concorde com seu ponto de vista, tenho que te alertar que temos que resolver nossos problemas (que são muito piores que os deles) primeiro, pra depois resolver os dos outros.

      Thumb up 1
  9. imagina vc no lugar desse peixe ou dessa tartaruga, retirado de seu haitat e colocado dentro de um plastico pequeno e fedido, co uma agua que vc tem q defecar e se alimentar dela, sem oxigenio… ISSO É UM ABSURDO, me revolta muito isso, muito mesmo.. eu não sou de escrever comentarios na internet, mas essa noticia relamente me deixou estarrecido… eu ja sabia q o povo japones não tem o minimo de compaixão com os animais, e q chines como cachorro e gato.. o que falta nesse povo é uma boa dose de CRISTIANISMO

    Thumb up 13
    • Olá.
      Concordo q isso seja brutalidade. A questão do cachorro e gato e cultural. Vem falar de cristianismo em um dos lugares q mais tem roubo e violencia. Parece q não ajuda tanto assim.

      Thumb up 11
    • Comer vaca, ter cachorros em apartamentos de 50m², aquários e num país extremamente violento (como thiago falou) é menos perverso?

      É maldade? sim… Mas é hipocrisia falar mal do povo oriental enquanto fazemos o mesmo? Você acha que somos melhores que eles?

      Precisando estudar e olhar pro umbigo…

      Thumb up 4
  10. Lamentável que um povo com o avanço tecnológico que possuem, ainda cometa atos tão absurdos e disprezíveis..

    Thumb up 14
  11. tô horrorizada com isso :/ mas vejo atentados mais horrendos contra a natureza aqui em Rondônia

    Thumb up 9
  12. Estes chineses sao ridículos nao sabem o que inventar para chamar a atenção, está na hora do mundo inteiro se rebelar contra um ato destes insano.

    Thumb up 15
  13. -Nós podemos trancar passarinhos em gaiolas.
    -Nós podemos tocar fogo na Amazônia.
    -Nós podemos nos (divertir) nas vaquejadas e nos rodeios…

    nós não podemos fazer isso… poucos fazem isso, e não é uma coisa considerada normal, pelo menos eu e mt gente q eu conheço não acha legal, o salário mínimo nao tem nada a ver com os animais “irracionais” como nós seres tão burros chamamos, e oq está em qstão é oq eles estão fazendo, e não use o verbo nós como um todo, pq o nós não incluí eu e pelo jeito vc tbm não e todas as pessoas q comentaram aqui… qm matem um passaro vivo tbm não está certo, qm faz rodeio tbm não.. e assim por diante. E não use um argumento sobre outra coisa onde tu deveria estar falando sobre outra, eu repudio a cultura chinesa, qnd eles espancam cães, gatos, tiram a pele de animais vivos, mantem um gato dentro de uma garrafa.. e mtas outras atrocidades q tu nem faz ideia… então não fale besteira, odeio esses comentários desse tipo.. aí agente pode e eles não.. são coisas totalmente diferentes e são algumas pessoas q fazem e nós não concordamos com isso, mas a discussão é outra, o culpado do salário minimo nao sou eu nem minha familia e sim nossa política q insiste em roubar e mal-administrar nosso país.

    Thumb up 7
  14. não estou julgando povo nenhum,mas como nossa amiga disse:
    ALMA EH NECESSÁRIO.ah,e outra:quem não gosta de animais,boa pessoa nao deve ser!!!!

    Thumb up 12
  15. OLha é extremamente RIDICULO tudo isso, com relação ao nosso camaradinha ali em cima que falou sobre o ziper para alimentar e respirar vc tbm é ridiculo … entra vc numa caixa de papelão que eu faço um furo pra vc respirar e jogo um rango… SANTA IGNORANCIA os chineses que me desculpem mais alma é necessario!

    Thumb up 6
  16. -Nós podemos trancar passarinhos em gaiolas.
    -Nós podemos tocar fogo na Amazônia.
    -Nós podemos nos (divertir) nas vaquejadas e nos rodeios
    -Nós podemos vender e comprar animais silvestres em extinção.
    -Nós podemos conviver com crianças abandonadas pelas ruas.
    -Nós podemos conviver com leis que protegem bandidos.
    Falamos que os chineses vivem em regime escravo enquanto famílias brasileiras vivem com um salário mínimo… Gente, antes de tecer críticas sobre outros povos, devemos olhar o nosso próprio umbigo, temos um montão de desgraças aqui mesmo.

    Thumb up 10
  17. Tinham que fazer um jeito de alimentarem os bichinhos tipo um ziper ! para entrar AR e comida quando não tivesse usando o chaveiro … !

    Thumb up 3
  18. Vamos colocar Lgum Chinês baixinho num saco como esse e ficar carregando ele pra cima e pra baixo, quem sabe da sorte tbm….

    Thumb up 13
  19. sem palavras… então quer dizer que se eu roubase alguém e a oculta-se da humanidade, ela me traria algum tipo de sorte? o que se espera de um bando de tonto que pensa que a fazer outro de escravo o tornará liberto de más influencias? tudo bem que eles têm uma cultura respeitavel, mas são muito tolos. acredito que é mais crianças que compram esse produto. agora, adultos querendo comprar isso aí, meu… é muita falta de carater, maltratar inocentes desta forma. como um peixe minusculo vai poder crescer em um ambiente minusculo?!?! isso é falta de Cristo na mente e coração. chineses tolos… tão desenvolvidos em sociedade e tão pobres de pensamento…

    Thumb up 4
  20. Extremamente ridículo, mais uma vez vemos que a china não se importa com os seres vivos, um país onde só se pensa no $$$$$. Fico muito puto com isso.

    Thumb up 6
  21. Cuidado com o carma china, hoje uma potencia, amanha afunda em desgraça. Eu tenho um ódio mortal da China, pelos tubarões, cachorros, cavalos marinhos, cobras, e pelo Tibet, Deus que me perdoe mas o pais que deveria ser inundado com um tsunami é a China.

    Thumb up 13
  22. como será que tem coragem de comprar uma tartaruga dessa sabendo que ela vai morrer. affe

    Thumb up 21
  23. Bom senso libertar eles? Bom senso seria não comprar comprar pra libertar só ferra ainda mais com a situação.

    Thumb up 18
  24. infeslimente o mundo é assim grandes cidades usam outros seres para se sustentar e ganhar dinheiro ,mas com certeza a ignorancia de passoas que acham que isso da sorte é que é ,,bom nada mais me surpreende nesse mundo pois tantas coisas sem noçao estao aconteçendo que so deus mesmo para por um basta nisso do jeito que ele achar melhor .bichos como tartaruga peixes nasceram para ser livres nao para ser um chaveiro por esses chineses por que eles nao poem a mae deles num chaveiro e sai pra vender na rua . .

    Thumb up 7
  25. A China é um país muito imbecíl mesmo, que povo folgado e infeliz! Como fazem pra alimentar esses bichos depois?
    E a sociedade para proteger os animais???

    Imagina esse chaveiro em bolsas, no carro, balançando pra lá e pra cá…
    Ai que dó dos bichinhos!

    Thumb up 33
  26. o ser humano sempre estara se surpreendendo com sua ignorancia de ser feliz com a infelicidade dos outros seres vivos em sua volta…
    pq quem criou ou gostou num faz um chaveiro desse pra si mesmo e começa viver la dentro ja q e tao fofinhu…

    Thumb up 23
  27. Não sei como é que alguém tem uma ideia tão idiota como essa! Tratam mal os bichos e ainda há palermas que esperam ter sorte por comprarem isso e maltratar os peixes. Ainda bem que há pessoas com bom senso e os libertam!

    Thumb up 28
  28. Preconceito e generalização é sempre o melhor termometro da nossa ignorância. A China já superou os EUA como potencia industrial e em breve será a maior potencia tecnologica. Não vai demorar para estarmos consumindo conhecimento e tecnologia de ponta Made in China. E o Brasil? continuará a ser o mesmo “Brazil” de povo hospitaleiro, sentimental e subdesenvolvido.

    Thumb up 7
  29. Não comprem! e se comprarem não soutem os bixos no meio ambiente, espécies criadas em cativeiro muitas vezes são exóticas, ao salvar um casal de peixes colocando-os num rio vc pode estar condenando um habtat inteiro.

    Thumb up 2
  30. pow que palhaçada vo prender esses FDP dentro de um plastico lacrado tbm, vamos ver se ele vão gostar

    Thumb up 3
  31. tinha que ser a china ,imagina se conseguirem se tornar a proxima potencia economica o que nao vao fazer com o planeta!

    Thumb up 3
  32. eu achei liiiiiiiiiiiiiindo!!!!
    mas mais uma barbárie cometida em nome de ego e vaidade.
    tá faltando amor, tá faltando amor!

    Thumb up 1
  33. Oi gente que idiotice ne? poxa prender esses bichinhos tao fofos ali dentro!
    Imagine a imensidao de um oceano ou de um lago
    pra quela coisinha aliQ

    Thumb up 2
  34. .falta de espiritualidade
    .desrespeito com a vida
    .mais uma vez, mostra o quanto o ser humano precisa evoluir
    .no mínimo, muito triste

    Thumb up 7
  35. Li todos os comentários e digo o seguinte: Pra mim não interessa se é a cultura dos chineses ou se não é para colocá-los em apartamento ou aquário; A matéria, em si, retrata uma maldade sem tamanho.

    Thumb up 15
  36. Gabriella Capanema, este é um estereótipo que construímos da China. Talvez ainda seja restos da idéia de “sepremacia da democracia” estadunidense, talvez seja só inveja mesmo por eles serem os mais promissores do BRIC.

    Morei 1 ano na China, viajei muuuuuito e nunca vi isso aí. O motivo que indústrias do mundo inteiram vão pra lá é a mão-de-obra barata por que a moeda é barata. Eu passava bem 1 mês com R$200,00 convertidos em yuan. O governo deles inteligentemente mantem a moeda desvalorizada porque o país vive de exportação enquanto EUA e outros pressionam ela pra valorizar (sem sucesso).

    E trabalham muito sim, mas o nome disso é disciplina. Aqui onde moro agora (já voltei pro Brasil), em plena quarta-feira as praias estão lotadas. Você pergunta porque um cara não trabalha bem e ele diz “porque ganho pouco”. Exatamente por isso a China é o “país do futuro” (que nós somos a mais de 50 anos, e cadê esse futuro que não chega?)

    Com certeza ainda existe trabalhos sub-humanos lá, Mas quem somos nós pra julgar-los quanto a isso? Professores que ganham R$2,00 a hora é humano? Trabalho escravo (sim, ainda temos isso no nosso país) é humano?

    Enfim, estude mais e olhe pro próprio umbigo antes de falar mal de alguém.

    Thumb up 4
  37. Mia, quem compra estes chaveros também não é com o sentimento exclusivo de confinar os bixinhos.

    E você dizendo que “duvido que existam 10 pessoas aqui nos comentários que tem terrenos compatíveis com o necessário para o porte de seus animais” você só confirma minha teoria de que confinamos cachorros em apartamentos. Se não tem espaço pra um cachorro, não tenha um.

    E ainda vem falar que odeia chineses… Eles estão lá crescendo 10% ao ano, fazendo acordos abusivos com o Brasil parecendo a Inglaterra no século XVII – XIX onde o Brasil manda pra eles commodities (matéria-prima no estado bruto) e importamos produtos industrializados enquanto reclamamos de algo deles em que fazemos o mesmo.

    Acorda… temos é que tentar ser tão inteligentes como eles.

    Thumb up 5
  38. -Nós podemos trancar passarinhos em gaiolas.
    -Nós podemos tocar fogo na Amazônia.
    -Nós podemos nos (divertir) nas vaquejadas e nos rodeios
    -Nós podemos vender e comprar animais silvestres em extinção.
    -Nós podemos conviver com crianças abandonadas pelas ruas.
    -Nós podemos conviver com leis que protegem bandidos.
    Falamos que os chineses vivem em regime escravo enquanto famílias brasileiras vivem com um salário mínimo… Gente, antes de tecer críticas sobre outros povos, devemos olhar o nosso próprio umbigo, temos um montão de desgraças aqui mesmo.

    Thumb up 7
  39. Isso tem nome: TORTURA. Matar animal para comer, em um país com sérios problemas de superpopulação, é uma coisa; na China, se mexeu, mata que é comida. Mas parece que não basta matar para comer, tem que ser cruel para ter sorte, é isso?!

    Não adianta protesto, eles não estão nem aí para protesto. A informação sequer chega até eles; e, quando chega, devido à enorme diferença cultural e às restrições do governo em relação ao conteúdo da internet, chega de forma deturpada.

    E repararam na analogia? Estão fazendo com os bichos pequenos uma reprodução de como eles se sentem. São milhares de operários que passam a vida trabalhando em fábricas de forma sub humana, ganhando centavos por dia, desempenhando atividades repetitivas e maçantes, parando apenas o tempo estritamente necessário para comer e dormir, quase como robôs. Não conversam, não se relacionam, não ocupam a mente com mais nada; e a maioria, inclusive, MORA na fábrica onde trabalha. Só param quando morrem. Muitos se matam, como se a morte fosse libertá-los dessa vida de opressão. Não me surpreende que peguem um animalziho, mergulhem numa água suja com ração, amarrem num plástico e saiam com ele por aí, enquanto ele aguentar vivo, até que a vida se consuma por si só e o bicho morra. Morra de inanição, morra sufocado, morra de fome. Igualzinho aos seus “donos”.

    Difícil falar em conscientização quando o alvo da tortura serve como objeto de catarse. Triste, porém complicado.

    Thumb up 7
  40. 1º Malditas superstições, como pode ainda hoje achar que carregar um objeto possa lhe trazer algo bom ou ruim?
    2º Como eu disse em uma outra matéria sobre os porcos em Taiwan “ainda dizem que somos imagem e semelhança de Deus”.

    Thumb up 1
  41. Teria que fazer a mesma coisa com eles!
    Coloca-los em uma bolha de plastico, menor possivel, e deixar so a cabeça para fora!
    Nao ligar se estao com fome, ou se acabou oxigenio!
    Acho que nem assim, eles parariam com essas maldades contra os animais!
    Nunca vi um povo tao esquisito, estranho, frio, cruel!

    Thumb up 2
  42. eu moro na china a 5 anos,a gente ve cada coisa aqui,esses chineses sao meio doentes mesmo..hahaha…

    Thumb up 3
  43. E… pessoas, vcs estão comparando esse lance dos chaveiros com ter cachorro em apartamento???
    meu, as pessoas que tem os cachorros em apartamento não fazem isso por sentimentos de querer confinar o bichinho!! o_o
    se o animal é bem tratado, mesmo em aquário, qual o problema?
    duvido que existam 10 pessoas aqui nos comentários que tem terrenos compatíveis com o necessário para o porte de seus animais… ¬¬

    essa comparação soa apenas como hipocrisia…

    Thumb up 12
  44. Não sei quem é pior… se é o povo que fabrica ou se é o povo que compra essa porra achando que vai ter boa sorte…
    Se eu encontrasse um amaldiçoadinho com um chaveiro desses, má sorte seria o mínimo que essa pessoa poderia ter…

    Odeio chineses, e odeio gente babaca que se diverte as custas do sofrimento alheio…

    Thumb up 7
  45. Aqui nego tem aquários em casa, cria cachorros em apartamentos (mesmo que botar num chaveiro) e ainda destroi a Amazônia todo dia. Quando tem uma notícia dessa é porque chinês é uma “raça maldita”.

    Hipócritas…

    Thumb up 14
  46. isso tudo é a falta de deus no coração , a biblia disse que quando o fim estivesse proximo aconteceria essa bizarrice toda coitados dos animais

    Thumb up 2
  47. Dr Provasi !

    No seu país as coisas não funcionam muito diferentes!

    Malditos maus humanos, seria melhor !

    Thumb up 31
  48. Concordo que é muita sacanagem,devido a varios fatores,tamanho do local falta de alimento e por ai vai, mais não podemos esquecer que fazemos algo bem parecido com os passaros hein galera? A unica diferença é q os passaros fica num local q ventila e tem ar de sobra e que quase sempre é alimentado,fora isso ta igual.

    Thumb up 22
  49. Lucas / 4.04.2011

    Se você ver um vídeo que foi proibido no youtube mas que deve ter em algum outro site ai dos chineses torturando os animais, creio que o seu pensamento será outro, ta certo que não podemos generalizar, mas a maioria deles praticam atos criminosos e desumanos contra os animais, eu prefiro 1000x visitar Chernobyl(Pripyat)do que pisar na China e índia!

    E o pior, que a china daqui uns anos vai se tornar a potencia mundial, é o fim da terra mesmo.

    Thumb up 22
  50. Eu não compraria, nem como amuleto ou para soltar, pois quanto mais vender mais produzirão e quando mais produzirão mais animais serão confinados a morte neste espaço minusculo.

    Thumb up 26
  51. É inacreditável que uma civilização tão antiga e com conhecimentos tecnológicos de alto nível ainda possa ser tão retrogada e superticiosa… e ainda tem uma visão surpreendetemente distorcida sobre a vida e direito dos animais. Deveríamos fazer um protesto mundial!

    Thumb up 37
  52. Felipe,

    não concordo com a venda desses chaveiros, como toda pessoa que adora animais, mas você tem que se lembrar que assim como “Brasileiro” não é sinônimo de “samba, futebol e corrupção”, não podemos estereotipar os chineses por atitudes como essas, temos que lembrar que cada um dele é “um” ser humano com características distintas e cada um tem a sua visão.
    Se você não os considera “humanos”, quer dizer que se um dia você ver uma crinça chinesa passando fome ou frio, você não irá ajudar? E fazendo e falando isso vocÊ se considera um humano?
    Pense bem, pq se todos pensarem assim, o mundo nunca terá jeito.

    Thumb up 16
  53. Atitude criminosa que fere o direito à vida.
    Aliás, parece que os chineses odeiam a vida.

    Thumb up 21
  54. Pelo contrário, se comprarem para libertar, vão vender mais, e fabricarem mais
    O certo é ninguém comprar!
    Cada absurdo!

    Thumb up 15
  55. Lamentável da parte do abuso contra os coitados, por essas e outras que sou vegetariano incorruptível por mais de 6 anos. Por amor aos animais e saber que toda vida é sagrada. Pensem nisso.

    Thumb up 3
  56. Lamentável sim.

    Mas todos aqui falando com um espanto… Não sei qual a diferença entre fazer isso aí e ter um aquário em casa, um cachorro num apartamento, etc.

    Thumb up 9
  57. Que tal coloca a cabeça da mãe de quem invento isso ae dentro e fecha pra ver como fica legal *-*

    Thumb up 54
  58. Que bobagem.

    Eu não compraria um chaveiro desses.
    Se ganhasse um, furaria o plástico e colocaria o peixe/tartaruga num aquário.
    Não sou do PETA nem amante de animais, mas gostaria de saber qual ser humano que gostaria de ser colocado num espaço exíguo sem oxigênio, que se sacode o tempo todo.
    É, se o ser humano se colocasse no lugar dos animais nessas situações, não fariam uma tolice dessas.

    Thumb up 41
  59. Aff..meo…chinesaiada, vamos inventar coisas decentes!! Por que não fazem chaveiros com um dedo deles, uma orelha!?

    Thumb up 13
  60. Que tal existir um chaveiro assim, com um fecho igual de boinhas para criança pra sempre abrir e renovar o ar para o animal, e colocar comidinha?

    Thumb up 11

Envie um comentário