Novos telescópios poderão encontrar oceanos em planetas distantes

Por , em 12.09.2010

A mais nova geração de telescópios poderá identificar oceanos em planetas fora do Sistema Solar, segundo astrônomos – ou seja, ficará muito mais fácil encontrar outros lugares no espaço que possam abrigar vida.

A esperança dos cientistas é que um novo telescópio, que deverá ser lançado pela Nasa em 2014, possa capturar o brilho que uma superfície coberta por água teria. Eles procurariam por essa evidência, primeiramente, em planetas com o mesmo tamanho da Terra e com a distância de suas “estrelas mãe” aproximadamente igual a que o nosso planeta tem do Sol.

Segundo os pesquisadores, um oceano é o sinal mais óbvio de que a vida poderia ter se desenvolvido no planeta da mesma forma que se desenvolveu na Terra.

Essa técnica do brilho foi usada na lua de Saturno, Titã, para comprovar a existência de um oceano de metano (foto).

Outra técnica que poderia ser usada para identificar vida seria procurar por áreas verdes, que indicassem vegetação, em outros planetas – mas como a vegetação não pode refletir como a água, seria uma missão mais difícil. Ondas infravermelhas teriam que ser usadas, para que os pigmentos da vegetação ficassem com propriedades refletivas.

O telescópio milagroso seria o JWST, que deve ser lançado pela Nasa em 2014 e está sendo apontado como o sucessor do Hubble. Sua missão principal é explorar o Universo mais próximo de nós e tentar entender a formação das primeiras galáxias. [BBC]

• livia:

pois eu queria ver o planeta eu acho legal muito legal

• miqueias charles:

Mais um lugar pra poluir!!!!É só chegarmos lá…

• Eddi Ramos:

muito interesante apesar que eu já sabia de todo isso,é bem interesante

• Drica:

Olha,eu acho muito legal mesmo isso. Mas vocês não imaginaram que não possa só criar vida através de AGUA E OXIGÊNIO ? NÓS vivemos disso, não os ‘ETS’. Como na foto, EXISTE um mar, e se Alienígenas orbitassem esse planeta ?Eles poderiam ser criados a partir de metano. E o PORQUE de pesquisar primeiro as formas iguais a do nosso planeta ? ena mesma órbita que o da gente ? e so o Sol fosse maior do que o da gente ? vocês continuariam procurando mais perto ? ERRADO, e sim o do lado, porque se não, o que vocês pesquisarem vai ser igual a Vênus e mercúrio= QUENTE, e provavelmente não haveria forma de vida.
    Bom, é só isso, mas eu AMO A NASA,e estão descobrindo o nosso Universo, eu gosto disso (y)

• Dr. Ash:

Eles tem que se basear primeiro no conhecido, nosso planeta, caso contrário, seriam muitas possibilidades para serem levadas em conta.Até onde se sabe, nosso planeta tá em uma zona favorável a vida, nem muito perto, nem muito longe de sua estrela, portanto, faz sentido procurar vida em planetas na mesma situação, levando também em conta, naturalmente, o tamanho da estrela e sua emissão de calor.

• Gabriel Cassani:

Olha achar oceanos é importante , para as especulaçoes de vidas em outros planetas.Mas não devemos esquecer que poderia não ser necessaria a existencia de oceanos para a vida, acredito que haja vida fora sim

• António Barras:

Sabemos ainda tão pouco do Universo! O que pensamos hoje amanhã já é diferente! Concordo com as afirmações do Val Brand, seguindo a nossa lógica para a existência de vida noutros sistemas solares, só se os sois tivessem os planetas á mesma distãncia da nossa Terra ao nosso Sol, mas isso é diferente em milhões de sistemas solares, há que repensar certas teorias. Uma coisa é certa, não estamos sós!

• Val Brand:

Procurar por planetas que tenham as dimensões do nosso e que estejam nesta mesma distância, não me parece correto. Vamos imaginar uma estrêla com o dobro do tamanho do nosso Sol, ele poderia abrigar vida no oitavo ou no décimo planêta. Mas isso seria apenas uma conjectura, até porque se considerarmos a evolução das espécies, a vida dificilmente seria igual a da Terra, mesmo que tenham as mesmas condições de água, ar e temperatura.

• Anonimo:

Mas acho que levam em conta o tamanho e a energia da estrela.

• bruno:

eu acho q todos nós devemos saber do q está acontecendo com nosso sistema solar pq se ñ como vamos saber se estamos em perigo ou não

• papergun:

Em busca da onda perfeita..

• brenda:

pois é luciene porque é muito bom agente ficar sabendo um pouco mais sobre o sistema solar

• Crystian:

não sei como vão levar todos pra lá, na verdade, acho que vão leva umas 1000 pessoas. planetas com água é para a vida dos humanos, e não para achar E.ts, porque E.ts são do desconhecido, não se sabe se eles precisam de agua, são vidas diferentes.

• Luciene:

Vai ser muito bom saber se existe vida em outros lugares, desde q não mexamos com ela.

• bitter:

lógico que poderão. poderão rachar também e até explodir. poderão, inclusive, sair voando ou serem sugados por um buraco negro.

• ira:

AS SURPRESAS SERÃO ENORMES.
    SAIREMOS DO OVO MICROBIANO PARA REALMENTE TOMAR NOSSO LUGAR COMO PARTE DA VIDA UNIVERSAL,DA QUAL PARECE QUE ESTAMOS A NOS DISSOCIAR.