O nosso universo se parece com o que?

Por , em 16.06.2011

Com o que o nosso universo parece? Essa representação mostra aproximadamente 50 mil galáxias no universo próximo, detectadas por dois telescópios de luzes infravermelhas.

O resultado é a imagem de um “globo” de galáxias que indica como o universo foi formado e está evoluindo. A faixa mais escura que atravessa o meio da imagem está bloqueada por poeira bem no plano da nossa Via Láctea. Distante do plano “láctico”, no entanto, cada ponto representa uma galáxia, em cores que indicam distância. Os pontos mais azulados mostram distâncias mais próximas, enquanto nos vermelhos, as distâncias são maiores.

Os nomes de algumas galáxias aparecem nos cantos. Muitas galáxias estão ligadas entre si por forças gravitacionais, formando aglomerados.[NASA]

• Divino Sodre:

O som não se propaga no vácuo… alguns cientistas já estão ouvindo até o som do big bang. Como assim, hein?

Hã? De que matéria você está falando?

• Jean Tierri Piovesano:

O universo tem essa forma global por que nosso alcance em termos de campo de visão não ultrapassa 14 bilhões de anos luz em todas direções, logo temos essa global. Mas o universo tende a ser infinamente mais expansivo do que neste scaneamento…

• Maria Eugenia Cabral Martinez:

O Universo é um grande útero parindo incontáveis estrelas.

Nosso universo se parece com uma gigantesca galáxia. Só que as galáxias são feitas de estrelas e o universo, de galáxias. Nas galáxias na parte central, existe uma concentração de estrelas e se tornando rarefeitas na periferia. No universo, da mesma forma, temos uma concentração de galáxias no centro do universo e uma rareficação de galáxias na periferia.

• Pedro Henrique:

Não poderia estar mais errado. Segundo leituras da radiação cósmica de fundo em microondas, o universo é homogêneo e isotrópico.

jonas / 18.06.2011
    por que eles escolheram a nossa galaxia como o centro do globo?
    Se voce ler o blog: “Olhando o Universo”, saberá por quê.

• Willian:

“A cada nova descoberta, surge uma nova dúvida”
    Willian

• Ozzy:

de forma grotesca, se compararmos ao planeta terra, esse mapa seria um desenho em auto-cad da sua casa, faltando todo o resto da planeta… nao nao, o universo é mto mto maior ainda!!!

• reynaldo:

visto ai 50.000 galaxias… e sistemas q possuem nossas caracteristicas, gente, existe outras civílizaçôes tão semelhantes qnto a nossa, mesmo sem estudos solidificados, acredito fielmente nesta direção. Ñ somos os unicos privilegiados neste imenso universo, talves ainda ñ tivemos a chance de nos conhecer (disse talves). Meteros q chegam a terra de alguma forma emcubada, já trouxeram de carona outra forma de vida a terra e acho q esta fundada entre os q habitam o nosso mar. Alguamas criaturas nos fundos dos mares ñ tem explicação.

• Andrômeda:

Concordo. O César é um cabra bom mesmo! Triste é saber que leem as matérias como leem os jornais, sem atenção alguma para o que importa, depois, falam demais os que não tem nada há dizer. É a Ciência e a velha ignorância resistente em batalha, infelizmente.

Este é o universo conhecido por nós, que estamos na Via.

E se existirem outros “universos” originados de outros “Big Bangs” tão distantes de nós que nunca enxergamos porque a sua luz nunca chegou a nós, ou seja, estão mais distante que 14 bilhões de anos-luz.

Eu acho isso perfeitamente possível. Afinal, se temos o espaços como infinito, não importa o quão longe esteja, nunca chegará perto de infinito. Ou seja, 14 bilhões de anos-luz não é nada. E se for finito, algo virá depois dele, então…

• jonas:

porque eles escolheram a nossa galaxia como o centro do globo?
    já que existem tantas?

Acho que é pq a paritr daqui que se observa o resto não?

• ShadowsAV:

A Terra fica no centro simplesmente porque é daqui que fazemos às observações.

• Alpha:

Nada nesse universo está espalhado aleatoriamente. Se nosso sistema solar tem um nível de organização, o que seria dos demais sistemas que estão orbitando nessa imensidão do Universo… apesar de conhecermos uma pequenissima parte, nos surpreendemos a cada descoberta…

• Alter ego: Crítico:

Olha André, com todo respeito, você subestima – e muito – os astrônomos, e se eu fosse um, pessoalmente, ficaria ofendido.
    Algumas coisas que sabemos sobre o universo é teorico, mas não quer dizer que não tenha fundamento. Tudo é comprovado em experiências e cálculos matemáticos. Pelo visto, você sabe muito pouco sobre tais processos para fazer críticas tão severas.

• Spectrum – Jorginho:

Desculpa a ignorância, mas 50.000 galáxias não chega ser uma pedrinha a beira praia!
    Claro que isso já é alguma coisa, principalmente quando se diz “dá o primeiro passo”…
    Pra fim de conversa, entre milhares de questões; falta explicar a antimatéria e, claro os supostos universos paralelos.
    Avi! Há mais mistérios no céu que possa supor nossa vã filosofia… Já dizia o grande sábio!

• renato_kami:

a antimatéria ja foi explicada O__o ela é o contrario da matéria em carga mas igual em peso…agora o que n foi explicado é pq existe tão pouca dela e tanta da “matéria comum” no unvirso dado que pelos atuais sistemas aceitos foi criada a mesma quantidad de ambas após o big bang…quanto ao multiverso ainda temos um loooooooongo caminho pra chegar até lá.

Legal além disto so tem materia escura.

Humanidade que nem consegue explorar um planeta vizinho, ainda acham que sabem alguma coisa sobre o universo. Acham que sabem a idade, e como ele se formou. É piada!

• Ninguém importante…:

Estude um pouco…
      Talvez você descubra como os cientistas descobriram a idade do universo, forma e até a teoria da origem dele (Modelo cosmológico padrão). Tudo isso através da Cosmologia e Astrofísica.
      E se você trata isso como uma piada, então sinto muito, a piada aqui é você!

Esses cientistas não sabem de nada. Não vou ficar lendo sobre hipóteses sem fundamento.

• Ninguém importante…:

Caro André, você não enxerga o quão hipócrita esta sendo.
      Se você esta usando a internet neste momento, em um computador, é por causa desses cientistas que “não sabem nada”… Se você pode viajar para qualquer lugar do mundo em um avião, também é por causa deles.
      Os cientistas que “não sabem nada”, buscam descobrir como o universo funciona, porque isso é ciência! Se você não se interessa por ela, não venha falar que cientistas não sabem nada (por mais que descubram alguma coisa nova, nunca chegará perto de tudo)
      Seja feliz com sua ignorância, pois ela é uma benção.

Nós não sabemos, e tem grandes chances de que nunca teremos certeza.

Mas temos teorias baseadas em muitos estudos científicos. Se tem uma melhor, apresente-a.

Só não vale falar do “criador”. Não é que eu não acredite ou ache burrice, mas é que essas coisas é questão de fé, não adianta discutir sobre isto.

• Milena Karla:

Então não vale falar de “ciência” porque aí é questão de ciência…

Não sabemos nem como são todos os planetes do nosso Sistema Solar. Como vamos saber como se parece nosso universo?!

• hanna:

kkkkk isso é comparável com um mapa mundi em 1300…não completamente errado,mas muito mais expeculativo do que algo correto (:

Ao contrário, hanna. Trata-se de um levantamento baseado em fotografias feitas com telescópio. Esta é a forma da vizinhança da Via Láctea, com a cor representando a distância. Se você pegar qualquer destas coordenadas, e procurar em um programa de astronomia que tenha fotos de galáxias distantes, vai encontrar dados observacionais sobre a galáxia. Se quiser comprovar as medições, é só usar um telescópio apropriado.

Então este é como um mapa-mundi do início do século XX, com algumas regiões ainda não mapeadas, mas basicamente correto, mostrando a forma verdadeira de cada ilha e continente conhecido (e com a maioria deles já conhecida).

Já disse e repito: o Cesar é um cabra bom!!!

A construção tridimensional da imagem deu-se por computador, através de cálculos que levaram em consideração a distância, massa etc… Porém se vocês observarem bem verão que a via láctea encontra-se próximo ao centro do mapa tridimensional, o que nos garante uma única coisa: Este é um ponto de vista terrestre, baseado pura e simplesmente na limitação dos equipamentos terrestres de observação. O que não nos permite afirmar com toda a certeza que as dimensões sejam as apresentadas e o formato tridimensional também. Os números tendem a ser muito maiores e talvez com uma perspectiva diferente.
      A maioria dessas galáxias só podem ser observadas por super-telescópios ou sondas espaciais.
      Hermes Trimegisto disse, ” o que está acima, é igual ao que está abaixo”…para um bom entendedor, essa máxima é um bom ponto de partida…

• ZEUS:

Mas se parece com o quê????