O novo sólido que na verdade é um líquido

Publicado em 8.08.2013

ku-bigpic (1)

Geralmente, se você esfriar qualquer substância o suficiente, ela vai passar para um estado sólido, o mais estável da matéria, de acordo com a física tradicional. Mas isso tudo pode estar prestes a mudar.

Uma equipe de cientistas da Universidade La Sapienza, em Roma (Itália), descobriu um novo estado líquido “misterioso”, que é mais estável do que um cristal sólido.

Os pesquisadores usaram simulações de computador para criar um líquido que poderia ajudá-los a criar novos materiais no futuro. Começando com um modelo de um coloide – um líquido com pequenas partículas em suspensão, como o leite contém pequenos glóbulos de gordura – eles foram capazes de arrefecer a substância virtualmente até ela tomar uma forma estável, que parecia sólida, mas tinha a estrutura molecular de um líquido.

Frank Smallenburg, um dos pesquisadores, explica: “A coloide tem partículas pequenas o suficiente para que a energia térmica seja importante. Quando fazemos a união mais flexível, a fase líquida se mantém estável, mesmo em temperaturas extremamente baixas. As partículas terão o estado de um cristal, a menos que elas sejam compactadas a altas densidades”.

Na verdade, se o líquido é resfriado corretamente, os laços flexíveis permitem que o material virtual seja resfriado a superbaixas temperaturas e se comporte como o vidro faz em temperatura ambiente – parte líquido, parte sólido. A chave para esse resultado são as ligações que existem em coloides. Cristais sólidos normalmente se formam com líquidos frios porque exigem menos energia para assumir esse tipo de estrutura ordenada; em vez disso, ao que parece, os coloides com laços flexíveis têm mais formas de se conectar com seus companheiros de moléculas quando estão em estado líquido.

O próximo passo, claro, é transformar a teoria em prática e usar o novo conhecimento para criar materiais reais que se beneficiam dessas propriedades – mas será preciso esperar um pouco por isso. [Gizmodo]

Autor: Ana Claudia Cichon

é jornalista e curitibana, que agora tenta a vida em São Paulo. Apaixonada, doente e viciada por futebol, do tipo que troca o aniversário da mãe ou do namorado para ir ao estádio.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Cara, a utilidade também não sei, mas que a Ana Claudia Cichon é muito bonita… ah, isso é.

    Thumb up 5
  2. Lucas existem varias utilidades. Ao meu ver a mais interessante seria a possibilidade de criar um liquido com propriedades magnéticas, e depois resfriá-lo até o ponto de super fluido.
    Claro que esse liquido não é magnético mas quem sabe no futuro.
    Ai você pergunta “para que serve isso ?”
    Basicamente um super fluido tem viscosidade zero, logo não gera atrito, e sendo esse liquido magnético, vc pode acelerar ele até aprox. a velocidade da luz, em torno de um ponto, criando assim uma singularidade nesse ponto, e o depois disso o limite é a sua imaginação.

    Thumb up 2
  3. juro que não consegui imaginar uma utilidade, mas como sei que sempre se acha algo, quem saberia me dizer?

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ku-bigpic
Misteriosa ameba devoradora de cérebro desafia pesquisadores

A visão microscópica...

Fechar