O que é um leucócito ou glóbulo branco?

Publicado em 10.04.2013

leucocito devorando fungos

Nesta imagem você pode ver um leucócito (glóbulo branco) engolindo esporos do fungo Aspergillus fumigatus que podem causar doenças em pessoas que não estão com o sistema imunológico funcionando corretamente, ou seja, imunossuprimidas.

Os leucócitos são fabricados na medula óssea e estão presentes em vários tecidos do corpo. Você tem muitos deles no seu corpo, entre 3.800 e 9.800 por milímetro cúbico de sangue.

Glóbulos brancos são soldados do corpo humano que utilizam suas vias sangüíneas para viajarem para os seus locais de trabalho e sua função é o combate a microorganismos e compostos químicos.

O mais interessante é que eles não funcionam como parte do seu corpo, mas como um organismo independente, com a capacidade de se movimentar e capturar coisas independentemente, se comportando de maneira similar à uma ameba. [PLoS Pathogens, Wikipedia]

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara) é patologicamente viciado em ficção científica, seriados, filmes e todo tipo de nerdices.

la-na-nn-tsumani-fish-20130406-001