Milagroso medicamento anti-hemorragia salvará 100 mil vidas por ano

Por , em 16.06.2010

Um remédio que deverá se tornar genérico e custar apenas 4,5 dólares (o que equivale, atualmente, a oito reais) pode virar artigo encontrado em qualquer farmácia dentro dos próximos anos. A importância do medicamento é combater um problema decorrente de acidentes que mata mais de um milhão de pessoas no mundo por ano: a hemorragia.

Trata-se do ácido tranexâmico – ou TXA, na sigla comercial -, que deverá estar a disposição de médicos, paramédicos e agentes de primeiros socorros ainda antes que a população tenha acesso nas farmácias. Segundo estimativas, mais de 100 mil vidas poderão ser salvas por ano graças ao TXA.

O carro-chefe nas mortes por perda de sangue são os acidentes de carro, mas há outras razões, tais como facadas, tiros, minas terrestres e ferimentos domésticos. Uma hemorragia pode levar à morte rápida devido ao alto risco de falência múltipla dos órgãos. O problema é que as estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) calculam que 90% dessas mortes acontecem em países sub desenvolvidos, onde os recursos médicos são limitadíssimos. Por isso, o medicamento será classificado como “essencial” pela OMS, o que permitirá sua produção subsidiada, com fabricação de genéricos, a custos bem acessíveis.

Os pesquisadores da OMS fizeram testes com 200 mil pacientes feridos gravemente. O temor era que o TXA (um agente coagulador de alta velocidade) causasse coágulos excessivos e em lugares impróprios, dentro dos órgãos, o que poderia causar complicações ainda piores. Felizmente, o que se observou foi o contrário: a coagulação dos pacientes que receberam o TXA foi um sucesso. As descobertas são importantíssimas para salvar vidas de acidentados recém-chegados ao hospital. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • hugo delleon:

    O ácido tranexâmico já é usado há anos no tratamento de hemorragia, disponível nas formas injetável e comprimido, tem sido de grande valia no manejo dessa condição clínica.

  • Sabrina:

    gosteria de receber noticias do site

  • anttonio:

    espero ansioso à chegada desse medicamento na minha cidade.

  • Genivaldo:

    Tudo que vem para a melhora dos humanos é bom demais.

  • Mayra:

    É antiga… esse medicamento já é utilizado inclusive em hospitais públicos aqui no Brasil… e nao é tao milagroso assim né… nao adianta nada dar um medicamento desses se nao “fecha a torneira” por onde está sangrando, como no trauma… já em outros tipos de sangramento, como ginecológico, é bem útil.

  • Marcos:

    Antiga ou não, o importante é que é uma boa notícia …
    Abraços

  • Paulo de Oliveira Leite:

    É sempre bom saber que para cada “mal” existe um medicamento para ser descoberto. Se Deus quiser ainda verei os cientistas descobrirem a cura da violência.

  • Fernando Sávio:

    Antiga mas muito boa…

  • Cesar:

    Antiga? É notícia do início desta semana! Como pode ser antiga?

  • Júnior:

    Notícia antiga demais!!!

  • Stephy:

    Maravilha, adoro escutar que mais vidas vão ser salvas.

Deixe seu comentário!