O que te faz feliz? Depende da sua idade

Algumas pessoas se sentem muito felizes com uma ida ao parque de diversões. Outras se sentiriam mais a vontade com um relaxante banho de espuma. Afinal, a concepção de felicidade é muito variável. Um novo estudo sugere um dos fatores que diferencia os conceitos de felicidade pode ter relação com a idade da pessoa.

O estudo indica que há pelo menos dois tipos de felicidade: a associada à paz, e a ligada com a animação. Enquanto a felicidade em pessoas mais jovens é relacionada como a excitação, para os idosos o contentamento é associado apenas a uma existência feliz e tranquila.

Essa diferença é resultado da importância colocada sobre o futuro ou sobre o presente. Os jovens geralmente são mais preocupados com o futuro, e baseiam a felicidade principalmente na empolgação. As pessoas mais velhas, por sua vez, dão mais valor ao presente, e assim o contentamento tende a ser a maior fonte de felicidade para elas.

Uma pesquisa realizada em diversas etapas analisou diferentes grupos de pessoas, sendo elas adolescentes e pessoas na faixa dos 20, 30, 40 e 50 anos. Os participantes indicaram o que sentiam com músicas calmas ou mais agitadas; tiveram que escolher escrever entre o presente ou o futuro; e foram questionados sobre o que iriam fazer se recebessem 150 reais. Os jovens tenderam a dar respostas com base na excitação (por exemplo, comprar um “Nintendo Wii”).

Os resultados do estudo mostraram uma grande mudança nas concepções de felicidade para as pessoas de diversas idades. Entre os mais jovens, cerca de 60% associam a felicidade com os níveis de excitação, enquanto entre os idosos, 80% associam a felicidade aos níveis de contentamento.

Para as crianças, a excitação é um componente ainda maior de felicidade. Elas se sentem felizes, por exemplo, com uma ida ao zoológico ou a um parque de diversões. Por isso, passar o dia todo sentado não é uma experiência nada prazerosa para elas. [LiveScience]

Por: Stephanie D’OrnelasEm: 18.08.2011 | Em Comportamento, Principal  | Tags: , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

8 respostas para “O que te faz feliz? Depende da sua idade”

  1. Sabem eu sempre estou alegre ,me sentindo bem não importa a situação pois sempre vejo um motivo por algo acontecer,digo isso pois apesar de estar num hospital em situação de não voltar andar ,por muito que passeivocês podem chamar do que quiserem mais de uma coisa é certa não perder a esperança ou a fé ajuda.

  2. Estar ao lado de quem se ama, ouvir uma boa música,pesquisar boas cousas na net, viver feliz ao lado dos filhos e família que é o mais dífícil.Felicidades são momentos e devemos aproveita-los.

  3. Eu com 49 estou vicendo (uma) das melhores fases de minha Vida.Divorcida,trabalhando,fazendo minhas atividades fisicas e namorando que ninguem é de ferro kkkkk,mas Sou Realizada sim como Uma mUlher Madura que sabe exatamente o que quer e como quer.,e faço acontecer geralmente da minha forma,por isso estou de bem com a Vida que é Tudo de Bom.

  4. Em primeiríssimo lugar, segundo e terceiro, me sentir conectada com Deus, depois, estar bem comigo mesma, depois com os outros, e dentro destes estão incluidos,filhos, parentes, amigos eo meu amor, não necessariamente nesta ordem, depois, cumprir meus compromissos sem atraso,todos eles, principalmente os financeiros, isso me dá uma paz incrível e tudo isso acompanhada sempre por uma boa música, que é o alimento para a minha alma…caminhar, sempre que posso, repirar profundamente com a consciência presente, poder meditar, ter tempo de ler meus livros são complementos.Não preciso muito para ser feliz , mas nem sempre dá para fazer o que se quer…

  5. Em primeiríssimo lugar, segundo e terceiro, me sentir conectada com Deus, depois, estar bem comigo mesma, depois com os outros, e dentro destes estão incluidos,filhos, parentes, amigos e o meu amor, não necessariamente nesta ordem, depois, cumprir meus compromissos sem atraso,todos eles, principalmente os financeiros, isso me dá uma paz incrível e tudo isso acompanhada sempre por uma boa música, que é o alimento para a minha alma…caminhar, sempre que posso, repirar profundamente com a consciência presente, poder meditar, ter tempo de ler meus livros são complementos. Não preciso muito para ser feliz , mas nem sempre dá para fazer o que se quer…

  6. Eu devo ter uma idade mental muito velhinha coitada… pois tenho apenas 20 anos e não gosto de festas/balada, curto o silêncio, músicas clássicas, uma leitura relaxante… e outras coisas de velho… rsrs

  7. Acho possível seja verdade pra boa parte das pessoas, mas não se pode tomar como padrão. Existem por exemplo, pessoas com idade mais avançadas que não jovem e curte baladas, etc… Isso serve pra outras faixas etárias com gostos diferenciados também pra felicidade. Mas gostei da matéria.

Deixe uma resposta