Oceano poderá subir até mais de 20 metros no futuro

Publicado em 20.03.2012

Ninguém sabe ao certo se as gerações futuras serão capazes de conter (e quanto) o aquecimento global. Mas um estudo da Universidade Rutgers, em Nova Jersey (EUA), faz uma afirmação alarmante: mesmo que a temperatura global não suba mais do que 2 graus Celsius no futuro, o nível dos mares deve se elevar entre 12 e 22 metros em relação a hoje.

As estimativas dos pesquisadores foram baseadas em uma abordagem diferente da maioria dos estudos desta área. Ao invés de fazer uma imprecisa projeção quanto ao futuro, os cientistas procuraram pontos de apoio no passado. Desta forma, tomaram como base um período entre 2,7 e 3,2 milhões de anos atrás, compreendido na época geológica do Piloceno.

Nestes 500 mil anos, os níveis de dióxido de carbono na atmosfera da Terra eram iguais aos de hoje, enquanto a temperatura estava 2 graus Celsius acima da atual. De lá para cá, a ampliação do nível dos oceanos foi equivalente ao derretimento de todo o gelo da Groenlândia, da porção oeste da Antártida e toda costa leste do continente gelado.

Se o padrão for verificado mais uma vez nos próximos milhares de anos, a elevação dos oceanos deverá afetar no mínimo 70% da população mundial. As gerações mais próximas no futuro ainda não sentirão estes impactos, mas o final do século XXI já deve reservar um aumento de 1 metro na altura dos oceanos. Ainda é necessário, portanto, esperar mais um pouco para ver se as projeções se confirmam. [Science Daily]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

29 Comentários

  1. Essa coisa de aquecimento global me soa como a previsão do tempo inconsistente que temos. não adianta prever o que teremos nos próximos 7 anos, 7 décadas, 7 séculos se não sabemos nem sobre os 7 dias próximos. Papo chato e infrutífero aquecimento global. Não é sair por aí poluindo, mas sim tentar outros meios que não esses fajutos impostos por países ricos. Não é por acaso que EUA não assinou o protocolo de Kyoto, ELES SABEM QUE O AQUECIMENTO GLOBAL É UMA JOGADA DE MARKETING e Sensacionalismos. Procure saber mais sobre as previsões. O próprio IPCC da ONU perdeu a maioria de seus cientistas comprometidos com a verdade. Os tais CFCS que destruíam a camada de ozônio, também são uma grande balela. Nunca houve dano, houve sim uma necessidade de se introduzir um novo produto com uma nova patente, pois a patente dos CFCS chegava ao final. Enfim, são muitos dados, mas procurem saber, há um vídeo de uma palestra no YOUTUBE de um professor da USP falando sobre isso. “Aquecimento Global, verdade ou mentira”. Enfim, se eu tenho certeza disso tudo que postei? Não, é uma OPINIÃO baseada em leituras e conversas.

    Thumb up 3
  2. Chega a ser burrice falar em tal evento. Da onde vai surgir toda essa água? Do Polo Norte? + Polo Sul? Quê mais? A Terra vai se chocar com um Planeta de Água? Hahahahahahahahahahaha.

    Thumb up 5
    • hahaha

      Vai precisar mais de que 100 anos pra isso^^.

      Thumb up 4
  3. Bastante intrigante esta pespectiva de inchentes, sulinames
    em todo território da terra, infelizmente é o que plantamos,
    e tudo isto esta crafado com tinta perene em nosso passado com o descuidos com nossa *Moradia, bastante vulgar foram nossos procidimentos desde os *Sumérios só vivemos os instintos pessoais e não fizemos nada para conter este avanço de destruição de enchentes e invazões do mar, ainda á *Tempo vamos usar a internete e todos os meios técnológicos para combater e freiar este edema.

    Thumb up 0
    • Usar a internet também para aprender escrever.

      Thumb up 3
  4. Tuda esta metámôrfose realmente tira a tranquilidade de bilhões de pessoas em todo mundo, principalmente as populações que abitão no nive do mar, claro se acontecer esta hecatômbe(acho que ja esta bem próximo de acontecer)a *Terra nosso unico habitate esta cendo barolada de dejetos de sua imensa população desprovida de conciência e cultura, para enchergar onde caimos. *Onde estamos? o que ainda podemos fazer?precisamos urgentimente usar a internete e toda esta População com seus governantes a procura de um concenso, para banir na velocidade da luz, esta praga que nos ameação.

    Thumb up 0
  5. 20 metros é muita coisa…bom, mas não vou estar mais viva pra ver isso acontecer

    Thumb up 1
  6. O mundo nunca parou de se modificar,tudo bem que o aquecimento global pode estar acelerando este processo,mas as vezes me parece que esses cientistas estão exagerando,na verdade eles estão confusos,não sabem ao certo o que pode acontecer nem em quais proporções,eu não sou daquelas pessoas que acredita em teorias da conspiração,mas eu imagino que exista interesses econômicos envolvidos nessas pesquisas,seja para frear o desenvolvimento de países com grande diversidade de fauna e flora,convencendo-os a abrir mão do desenvolvimento para “preservar o meio ambiente”,ou então tornar os processos manufatureiros mais caros,para que os países em desenvolvimento sofram dificuldades em fabricar produtos (principalmente os de alta tecnologia),pois geralmente fabricar produtos que “atendem” uma politica sustentável,sai caro,se estou certo eu não sei,mas que há exageros e um pragmatismo exagerado,disso eu não tenho duvida.

    Thumb up 0
  7. Alguém mais aí foi “ilusionado opticamente”, perdoe a expressão, por essa imagem da estátua e a água? Entre eu olhar o texto e a imagem, a água começou a se mexer! Daí eu achava que blz era uma animação, mas as vezes a água parava do nada! É animação intermitente, pensei, quando vi que era um JPEG ao invés de um GIF. É assombração de ótica…

    Thumb up 6
  8. gente vamo vamo cuidar do meio ambiente é do nosso planeta que isso não vai antecer agente querendo ou não o mundo já estar se acabando com tanta gente morrendo vcs querem oq mais o mundo acaba pra quem morre

    Thumb up 2
  9. E o aquecimento antropogênico, como fica?
    Já se sabe o que ocasionou este fenômeno no Piloceno? Por que não poderia estar acontecendo de novo?

    Thumb up 1
    • Vai acontecer sim,é para breve.
      O planeta é um ser vivo E PARTE DE ALGO MUITO MAIOR e está senpre mudando pois isso é uma necessidade primordial para todas as formas de vida,somos formiguinhas viajante neste orbe.
      Que privilégio tem o homem terrestre ???
      Melhor é pensar grande,aceitar e pedir que estejamos sempre a mudar.
      A evolução só é possivel atravez de mudanças.
      Tudo estará sempre mudando,isso é parte do grande TODO.
      NADA PARA,ESTACIONAMENTO É PROVISÓRIO,É MUDAR SEMPRE E SEMPRE.

      Thumb up 2
    • Como é dificil ao ser humano aceitar mudanças.
      Parece que ele somente aceita mudanças em sonho,quando acorda tudo ja está mudado.
      UFAAAAA,QUE RAÇA VIVE NESTE PLANETA,É BEM MERECEDOR DE MORAR NA PERIFERIA DESTA GALÁXIA ANÃ.
      Falam em degelo,aquecimento global e mais um milhar de desculpas para a pobre inteligencia humana mas,ninguem é capaz de pensar ou dizer que,o planeta vai mudar e mudar sempre,tudo muda´´e necessário mudar.
      Se assim não fosse,ja não teria nenhum tipo de vida nesta esfera,ESTARIA EXAURIDA A MILHÕES DE ANOS.
      E no pré-cambriano por que mudou ???
      E nos demais(ate onde temos conhecimentos conceituados)assim como CAMBRIANO,DEVONIANO,CARBONÍFERO,TRIÁSSICO,JURÁSSICO,CRETÁCEO,EOCENO,OLIGOCENO,OS PERIODOS DO MIOCENO,PLIOCENO,PLEISTOCENO E MUITOS MAIS CENOS,POR QUE MUDARAM ????????????????????????????
      É TEMPO DE USAR O BOM SENSO E PARAR DE JOGAR A CULPA NO PRIMEIRO ANTIPÁTICO QUE POSSAMOS LEMBRAR.
      É MUITA DESCULPA ESFARRAPADA.
      MUDAR E MUDAR SEMPRE É UMA NECESSIDADE,COM TANTAS DESCULPAS É POSSIVEL ENTENDER QUE UMA MAIORIA ESTÁ PENSANDO EM FICAR NO PLANETA DA MELHOR MANEIRA EM SEU APRAZIMENTO.

      Thumb up 1
    • TENTAR PENSAR GRANDE É DE BOM SENSO.
      Oceanos mudam,terras mudam,GRAÇAS,ainda bem.

      TERRA ,velocidade orbital MÉDIA, cujo valor é de 29,78 Km/s (quilômetros por segundo).

      Cálculo aproximado:
      Periélio = 147e6 Km
      Afélio = 152e6 Km
      Rmed = (147e6 + 152e6) / 2 = 149,5e6 Km
      Tempo = 365,25 dias ou 31557600 s

      VOmed = 2 x π x (Rmed) / Tempo
      VOmed = 2 x π x 149,5e6 Km / 31557600 s
      VOmed = 29.77 Km/s

      Em relação ao centro da Via Láctea (a nossa galáxia), a Terra move-se (junto com todo o sistema solar) à velocidade de 250Km/s.
      Bem claro,isso é dentro da ciencia terrestre ou do pensamento tacanho terreno dos conceitos PRÉ-ESTABELECIDOS (É AÍ QUE MOSTRAMOS NOSSA SOBERBA)pois simplesmente estamos visualizando a ordem material,o que existe sem que possamos vislumbrar é que faz a diferença nos universos e dimensões e isso é um MAIS E MAIS E SEMPRE MAIS.
      Quando

      A galaxia inteira gira ao redor do centro do nosso grupo local de galáxias à velocidade de 300 Km/s.
      A terra sofre toda influencia externa.
      Toda e qualquer mudança ou modificações tem influencia EXTERNA (todos os corpos celestes estão sujeitos a influencias externas)isso é da lei.

      Thumb up 1
    • Adoro discussão de leigos!

      Thumb up 3
  10. Eu acredito que o aquecimento global não passa de uma grande mentira infudada pela midia
    procurem no youtube a entrevista que o Dr Carlos Molion, um climatologista que estuda o assunto a mais de 40 anos, ele desmente com uma precisão e fatos incriveis e o que ele defende e exatamente ao contrario, que estamos passando por um resfriamento global. a entrevista foi no canal livre no ano retrasado.

    Thumb up 8
    • O Dr. Carlos Molion é só mais um dos que gosta de remar contra a maré. Existem dezenas de trabalhos apontando que está acontecendo um aquecimento global, ao contrário do que ele afirma. Então, estará o sr. Carlos Molion certo e dezenas de trabalhos científicos errados? Ou será mais fácil o contrário, que o sr. Carlos Molion está errado?

      Aliás, todas as afirmações do sr. Molion em entrevista ao UOL em 2009, por exemplo, são refutadas pelos dados.

      Eu sei que as pessoas se sentem atraídas pela imagem romântica de um lutador solitário contra “o sistema”, mas em ciência existe uma coisa chamada “evidências”. As evidências refutam o sr. Molion.

      Thumb up 3
    • Cesar, LEIA mais, já leu algum artigo sobre o aquecimento global ser de origem solar?
      Em Marte também está acontencedo o mesmo aquecimento. Seria a emissão de CO2 pelos marcianos?
      Sinto muito, mas falou em evidências. Você está errado!
      As evidência apontam pra uma aquecimento global de origem solar…

      Thumb up 2
    • kkkkkkkkk longe disso o Prof Molion é muito realista, e as evidencias encontradas são de níveis bem superiores do que a de certos cientistas, por exemplo os do IPCC, e provam coerentemente a farsa do ‘Aquecimento Global Antropogênico’

      Thumb up 1
  11. me ajudem nessa duvida…

    futuro 1 ano
    futuro 10 anos
    futuro 100 anos
    futuro 1.000 anos
    futuro 10.000 anos
    ….

    futuro é meio relativo e fico aberto essa informação ou foi impressão minha?

    Thumb up 5
  12. Hahahaha, desculpem a besteira mas agora que reparei que a estatua parece estar pedindo socorro pra algum helicóptero ou querendo proteger a tocha da água como se fosse alguém numa piscina com um celular.

    Thumb up 3
  13. uma coisa ainda não entendo.
    se o oceano vai ser o gelo convertido em liquido, ele não simplesmente substituir o espaço do gelo?

    Thumb up 4
    • Imagine um prato, coloque uns gelos dentro dele, você pode ver que tem partes secas no prato, mas com os gelos conforme vão derretendo, a água líquida vai se espalhando pelo prato, fazendo um mini-rio, agora quando formar esse mini-rio, pego outros gelos e coloque novamente no prato, e quando os gelos se derreterem novamente, este rio vai ficar maior ainda

      Derretendo o continente gelado, toda água que continha lá, vai se espalha pelo planeta, aumentando o nível do mar

      Acho que é assim, corrige-me se estiver errado

      Thumb up 3
    • Mas o volume de gelo estimado no polos, teoricamente derretidos, não seriam o suficientes para aumentarem o níveis para 20 metros. Acho que tem algum Diluvio galático ocorrendo e não querem nos falar.

      Thumb up 2
    • Hmmm… acho que não, pois o gelo ocupa uma posição acima do nível do mar, e não somente a posição do mar

      Thumb up 6
    • A que se considerar que a água tem a propriedade peculiar de se expandir ao congelar. Nisso, diminui sua densidade e então, flutua e emerge sobre seu estado líquido.

      O volume acima do nível não deve ser muito superior ao volume já ocupado pela expansão da solidificação.

      Faça uma experiência: em um copo com água, marque o nível; retire 1/3 do conteúdo e congele; volte a por as formas congeladas no copo anterior e verifique a diferença no nível.

      Thumb up 2
    • Se o gelo estivesse todo ele dentro do mar, então o nível da água poderia até mesmo baixar.

      Só que na Groenlândia, norte do Canadá, norte da Eurásia e na Antártida, o gelo que tem está ACIMA do nível do mar. Se ele for derretido completamente, esta água toda será despejada nos oceanos e então teremos um aumento do nível dos mesmos.

      Thumb up 5

Envie um comentário