ONU alerta para ressurgimento da gripe aviária

Publicado em 31.08.2011

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou recentemente que a gripe aviária mostra sinais de ressurgimento, enquanto uma estirpe mutante, que não pode ser prevenida com vacinas, pode estar se espalhando na Ásia.

A variante apareceu no Vietnã e na China, e seu risco para os seres humanos não pode ser previsto. A circulação do vírus no Vietnã ameaça Tailândia, Malásia e Camboja, onde oito pessoas morreram após serem infectadas este ano.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a gripe aviária matou 331 pessoas desde 2003. Também matou ou provocou o abate de mais de 400 milhões de aves domésticas em todo o mundo, causando um dano econômico estimado em 31 bilhões de reais.

O vírus tinha sido eliminado da maioria dos 63 países infectados no pico da doença em 2006, que viu 4.000 focos em todo o mundo. No entanto, continua endêmico em Bangladesh, China, Egito, Índia, Indonésia e Vietnã.

O número de casos tem aumentado de novo desde 2008, aparentemente por causa de movimentos de aves migratórias. Aves selvagens podem introduzir o vírus, mas as ações das pessoas na produção de aves o espalha.

Nos últimos dois anos, a gripe aviária apareceu em aves de países até então livres do vírus por muitos anos: Israel e os Territórios Palestinos, Bulgária, Romênia, Nepal e Mongólia estão entre os afetados recentemente.

A nova cepa infectou a maioria do Vietnã e também pode representar um risco para o Japão e a península coreana. A Coreia do Sul abateu centenas de milhares de galinhas e patos em dezembro do ano passado, depois de confirmar seu primeiro caso.

O alerta aos países é que eles adotem medidas de “prontidão elevada e vigilância” contra o ressurgimento do vírus.[BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. Já agora esqueci-me de dizer, ainda hoje não percebi porque mudaram o nome da gripe suína para gripe A…

    Thumb up 0
  2. Isso é só para os laboratórios ganharem mais dinheiro… só digo, quando foi a “pandemia” de gripe suína, vejam, ela infectou tanta gente, que eu não conheço ninguém que tenha sido infectado pela doença!
    Quando em Agosto de 2010 anunciaram o fim da “pandemia” na televisão eu disse “tipo, só agora é que perceberam que isso acabou?”
    Esse aviso da ONU é uma palhaçada!

    Thumb up 2
  3. Gripe aviária, gripe suína… será que isso é feito em laboratório?? pq transgênico mesmo que todo mundo come de lamber os beiços sem perguntar é mutação genética tbém, com vírus. pq será q o mundo todo está ficando doente, hospitais lotados… só vemos notícias ruins e nada questionamos. quem sabe estamos pagando as pessoas que estão querendo nos esfolar… será que as autoridades mentem para nós? tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo, mas eu ainda to achando q as autoridades são boazinhas e nunca mentem. olha tbém a energia nuclear é tão bonita, brilha no escuro!!! ah, óleo de cozinha REFINADO recebe DERIVADOS DE PETRÓLEO, mas ao final do processo milagrosamente SAEM TODOS OS RESÍDUOS! você não acredita q some??? eu sim!!! nossa, como a indústria de medicamentos é grande… vai um remédinho aí???

    Thumb up 2
  4. Tá voltando é???
    Assim como a “H1N1″ q era uma “pandemia” e todo mundo morria,mas ninguém via os corpos,e o sujeito não conhecia ninguém q pegou isso ??!!
    Agora,lá vai o Brasil,entrar nesse blefe e gastar milhões p comprar “vacinas” e dps matar as aves,prejudicando os produtores e nós por causa desses boatos q a ONU cria,só p dar uma “injeção” p certas “empresas” de medicamentos(q com certeza dá um “faz-me rí” p alguns “grandes” da ONU)…¬¬
    (eles inventam o problema,dão a solução e o resto do mundo q paga o pato,ou cai feito patinho)

    Thumb up 17
  5. Sinceramente!!!
    Nao vacinem ,
    Deve ser mais uma vez, certas organizaçoes querendo ganhar dinheiro com virus que nem existem,
    Por favor , nao vacinem ta?

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
6 objetos surpreendentemente reciclados

Você sabia que aquel...

Fechar