Perdeu peso e não consegue mantê-lo? São seus hormônios

Por , em 30.10.2011

Como se não bastasse ser extremamente difícil fazer uma dieta e conseguir manter o peso que você perdeu, um novo estudo descobriu que até mesmo um ano depois de você perder uma boa parte do seu peso, seus hormônios ainda insistem: “Coma! Coma! Coma”. Assim não dá, né?

As descobertas tiram a sua culpa: o estudo sugere que, se as pessoas recuperaram o peso que haviam perdido após uma dieta, isso não significa que elas simplesmente voltaram aos velhos hábitos não saudáveis, mas que estavam lutando contra um desejo biológico persistente.

“As pessoas que recuperam seu peso antigo após uma dieta não devem ser duras consigo mesmas, pois comer é o nosso instinto mais básico”, explica Joseph Proietto, da Universidade de Melbourne, na Austrália, um dos autores do estudo.

A recuperação do peso é um problema comum para pessoas em dieta. Para estudar o que leva as pessoas a ganharem seu peso novamente, os pesquisadores estudaram 50 pacientes com sobrepeso ou obesos em um programa de dieta de 10 semanas na Austrália.

Eles queriam ver o que iria acontecer com pessoas que perderam pelo menos 10% do seu peso corporal. Em última análise, apenas 34 pessoas perderam esse tanto e seguiram o estudo por tempo suficiente para análise.

O programa foi intenso. Em média, os participantes perderam quase 13,61 quilos durante as 10 semanas, mais rápido que o conselho padrão de perder 0,40 ou 0,90 quilos por semana.

Eles consumiram 500 a 550 calorias por dia, utilizando um substituto de refeição durante oito semanas. Em seguida, durante as duas últimas semanas, eles foram gradualmente reintroduzidos aos alimentos comuns.

Apesar de conselhos sobre como manter seus pesos novos, eles ganharam uma média de 5,44 quilos novamente no próximo ano, mas ainda estavam com pesos mais baixos do que quando começaram.

Em seguida, os cientistas verificaram os níveis sanguíneos de nove hormônios que influenciam o apetite. A principal conclusão veio da comparação entre os níveis hormonais de antes do programa de perda de peso a um ano depois que tudo estava acabado.

Seis hormônios ainda estavam fora do controle, em uma direção que iria aumentar a fome. As pessoas também disseram sentir mais fome após as refeições na marca de um ano, em comparação com o que relataram antes do programa de dieta começar.

Especialistas disseram que o efeito persistente nos níveis de hormônio não foi surpreendente, e que provavelmente não tem nada a ver com a velocidade da perda de peso. Pessoas que perderam menos de 10% do peso corporal provavelmente mostrariam a mesma coisa, embora em menor grau.

A principal mensagem do estudo é que é melhor não ganhar peso, ao invés de tentar perdê-lo. O corpo vai lutar contra a perda de peso como um resquício evolutivo de épocas anteriores, quando a perda de peso poderia ameaçar a sobrevivência e a reprodução – e o corpo vai lutar por mais de um ano, mesmo, pois essa é uma resposta permanente.

Pessoas que perdem peso significativo não só tendem a ganhar mais apetite, como também queimam menos calorias do que o normal, criando “uma tempestade perfeita” para a recuperação do peso.

Ou seja: tente não engordar, pois perder esses quilos vai ser uma tarefa incrivelmente difícil.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Lulu:

    Ainda bem que peso 53kg desde os meus 14 anos de idade (to com quase 30a)…
    Nada que disciplina e consciência não resolvam…
    Mas o que acontece é que as pessoas comem emotivamente e não fisiologicamente. Afinal, comem quando estão ansiosas, quando estão nervosas, quando estão depressivas, quando estão felizes.
    Se comessem apenas nos horários regrados, as quantidades adequadas e parassem quando estivesse satisfeitas (e não “cheias”) teriam muito menos problemas em controlar o peso (obviamente quando não se trata de disfunções hormonais graves ou alguma patologia).

  • Ivone:

    Ke tristeza, faço dieta a + de 20 anos
    Será ke tenho ke fazer regime pr + 20 anos?
    Puxa vida ke difícil
    Aj. Ke bom ir ao supermercado pensando no ke vai comprar só assim pra economizar….ou não?
    Rzrzrzrzr

  • borokotofo:

    na ultima linha diz pra nao engordar, mas como fica eu k ja sou uma baleia “que animador pros gordinhos este texto”

  • dorilda:

    digo que tudo o que está escrito ai é verdade.Eu sou a prova de que perder peso é realmente muito difícil.MAIS QUANHARRRR,meu DEus….é muito fáciLLLLL ….

  • Flor de Lis:

    Meu caso é o contrário…perdi peso e o mantive…só q queria meu antigo peso de volta. Me sentia bem melhor daquele jeito.

  • nml:

    aos q buscam saúde, bem estar, qualidade de vida, não desanimem! pode até não ser fácil, mas é uma batalha q valerá a pena, com muito amor, por você!

  • Rafael:

    🙁

Deixe seu comentário!