Orégano mata células de câncer de próstata

Publicado em 25.04.2012

Pizza com ou sem orégano? A partir de hoje, aposto que muitos homens vão fazer questão de comer esse tempero.

Pesquisadores da Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, descobriram que essa erva amplamente empregada na cozinha do Mediterrâneo pode ser utilizada para ajudar a tratar o câncer de próstata.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens – atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% dos casos totais de cânceres. Só neste ano, estima-se que sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. E vale ressaltar que sua taxa de incidência é seis vezes maior nos países desenvolvidos que nos países em desenvolvimento.

Entre as opções de tratamento, merecem destaque as cirurgias, quimioterapias, terapias hormonais e terapias imunes. Mas, infelizmente, todos esses tratamentos estão associados a complicações ou a efeitos colaterais graves.

Coordenadora da pesquisa, a médica Supriya Bavadekar testou um dos componentes do orégano – a substância carvacrol – em células cancerosas de próstata. Resultado: o carvacrol induziu apoptose (termo científico para morte celular programada, que é um tipo de autodestruição celular ordenada) nas células doentes.

Agora, Bavadekar tentará entender como a substância faz isso. “Sabíamos que o orégano possuía propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas seus efeitos sobre células cancerosas eleva seu status”, conta a médica. [ScienceDaily]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

1. Adoro tomate com orégano, como quase todo dia…. E o tomate é rico em licopeno!!! =)

2. Matéria: Orégano mata células de Câncer de Próstata!
    Qual dose de Orégano devemos consumir!
    Como chá, talvez!
    Talvez também nos alimentos cozidos!
    Aguardo sua possível e gentil resposta!
    Um abraço,
    Marne

3. Só que tem um detalhe, o uso culinário do orégano é diferente do uso medicinal. Não adianta carregar a pizza de orégano, ou melhor dizendo, não se sabe se carregar a pizza de orégano tem o mesmo efeito obtido no experimento.

• Com certeza o chá, e sem açúcar, seria mais recomendado!!

4. Pizza com ou sem oregano?
    Se não morrermos pelo cancer, morreremos pelo colesterol…