10 dos animais mais coloridos do mundo

Publicado em 3.10.2010

A vida é feita de cores, não é mesmo? Elas marcam momentos, lugares, pessoas… e animais. Em muitos casos, suas cores e brilhos têm funções e lhes conferem várias vantagens. Confira a lista e, se quiser adicionar outro bichinho à lista, sinta-se à vontade para comentar:

1) Camaleão pantera

O camaleão pantera tem a incrível habilidade de mudar de cor para se esconder. Vermelho, branco, verde e azul são apenas algumas de suas possíveis cores. Aposto que o guarda-roupa dele é mais rico do que o nosso, mas, ao contrário de nós, ele não pode escolher o que vai vestir; sua mudança de cor é na verdade afetada pela temperatura, pela luz e até mesmo pelo seu humor.

2) Salmão-vermelho

Os seres humanos mudam de cor: ficam bronzeados no verão, ou vermelhos quando sentem vergonha. Mas imagine se a cor da sua pele mudasse completamente com o ambiente? Isso é exatamente o que acontece com o salmão-vermelho. Normalmente, sua cor é azul e prata, mas ele fica vermelho e verde no período antes da desova.

3) Ave do paraíso

O pássaro macho tem uma plumagem colorida fantástica, dança, faz pose e muda completamente a sua forma para cortejar as fêmeas (que tem aparência menos exótica). As aves do paraíso têm grande importância cultural para os nativos da Nova Guiné. Lá, suas penas e peles são comercializadas, e, por isso, algumas espécies estão em extinção.

4) Tragopan temminckii

Este pássaro impressionante é encontrado nas florestas do sul da Ásia. Ele tem um topete laranja e marrom e seu peito parece um tubarão-baleia deitado em cima de um coração. A cor azul de seu rosto é realmente a sua pele, e não penas. Não é nenhuma surpresa que ele seja considerado o faisão mais bonito do mundo.

5) Dragão do mar

O dragão do mar é uma criatura colorida do mundo subaquático. A fêmea produz 250 ovos de uma vez, e quem cuida deles é o macho, que não pode perdê-los – pudera, afinal eles são cor-de-rosa brilhantes. A forma do seu corpo permite que eles se escondam dos predadores disfarçados entre as algas. A espécie é encontrada ao longo das costas da Austrália.

6) Patola-de-pés-azuis

Esse pássaro é raro. Normalmente, é encontrado nas ilhas Galápagos, no Pacífico, mas podem ser vistos também em várias outras ilhas tropicais e subtropicais. Os brilhantes pés azuis do macho atraem as fêmeas, por isso é uma sorte para eles quando eles perdem uma temporada de acasalamento. Na próxima sua sorte aumenta, já que seus pés ficam ainda mais brilhantes.

7) Peixe-palhaço

É, o peixe-palhaço pode parecer muito bonito, na sua cor laranja com listras brancas, além de ser mais conhecido pelo filme “Procurando Nemo” mas eis um segredo: ele vive coberto de limo. Esse peixe depende essencialmente das anêmonas-do-mar – ele vive dentro delas para se proteger de predadores e graças ao limo ele não se queima com a planta como o resto dos seres marinhos. Além disso, há uma curiosidade ainda mais estranha sobre esse peixinho. Eles vivem em grandes comunidades, com apenas uma fêmea, um macho maior e outros machos menores que não conseguem se reproduzir. Se a fêmea morre, o macho maior muda de sexo, virando uma fêmea, e outro macho que antes não conseguia se reproduzir toma seu lugar como “macho alfa”.

8 ) Flamingo-pequeno

As pessoas dizem que nós somos o que comemos. No caso do flamingo-pequeno, isso é literalmente verdade. Sua famosa cor rosa vem de pigmentos das algas que ele come. O flamingo-pequeno é o menor e mais abundante de sua família, e é encontrado na África e algumas partes da Ásia. Estas belas aves são caçadas e comidas por babuínos, gatos selvagens e águias.

9) Aguilhão-vela

Esse peixe é o mais rápido do qual temos conhecimento. Dizem que ele nada em uma velocidade de até 112.65 km/h. Suas listras azuis acendem quando ele está caçando, confundindo suas presas e deixando seus companheiros caçadores saberem o que ele está fazendo.

10) Borboleta-monarca

Você sabia que as belas cores da borboleta servem como um alerta para os predadores não as comerem porque elas são venenosas? Mas as borboletas-monarcas são provavelmente mais conhecidas por sua migração para o sul da América do Norte. Elas voam quando chegam as primeiras geadas do inverno. Ela é a única borboleta que migra do norte para o sul, como os pássaros. [Listverse]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA DE ESCOLA E VI ESTAS IMAGENS NUNCA TINHA VISTO ESTES TIPOS DE ANIMAIS GOSTEI MUITO.

    Thumb up 4
  2. nao era o que eu esperava nao e alem do mais nao vi 10 animais bonitos nao quer diser os animais sao bonitos as fotos nao tiren novas fotos e coloqui-as que ai sim vcs vao ter comemtarios boms

    Thumb up 0
    • amamtes dos animais vamos levamtar a bandeira da proteçao e vamos ajudar todas as especies de animais tem gemte ai que dis que ama os bichos mais mautrata mata por dinheiro vamos começar sauvamdo a amozonia pq ate o povo do eua estados unidos da america ja estao emcomodados com o desmatamemto da amazonia minha professora esteve la e derao um panfleto que disia PRESERVEM A AMAZONIA QUEMEM OS BRASILEIROS vamos preservar

      Thumb up 2
    • MEU DEUS
      CARA EU NÃO SEI SUA IDADE ,NEM SE VC TEM ACESSO A ESCOLA OU ATÉ MESMO SE VC É ESTRANGEIRO,MAS TENHA UM POUQUINHO D RESPEITO PELO BRASIL.SE VC ESTA AQUI ,O MÍNIMO Q DEVE SABER O PORTUGUÊS E SE VAI COMENTAR EM UM BLOG VERIFIQUE A ORTOGRAFIA (POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRR FAVOR).
      TRISTE
      VOU TE ENSINAR ALGO Q ME ENSINARAM NA 3ª SERIE: A LETRA M SÓ É USADA ANTES DO P e DO B.(TA BOM??)
      E EU ACHO O QUE DEVERIA MESMO SER QUEIMADO SÃO PESSOAS Q COMO VC DENIGREM(OU SEJA ACABAM-PRA VC ENTENDER) A IMAGEM BRASILEIRA,Q FICA PASSANDO POR IDIOTA Q NÃO SABE NEM A PRÓPRIA LÍNGUA……..
      VA ESTUDAR UM POUCO AO INVEZ DE FICAR NA INTERNET.
      TA BOM?? UM ABRAÇO

      Thumb up 4
  3. e o pavão, papagaio, arara, lagartas, o cachorro beagle (se le bigou, é uma raça de cachorro), pastor alemão, uns gatos q raça eu nun sei, só sei a siamês, que tem um olho de cada cor, um é verde outro é azul alem dos pelos, e os beija-flores principalmente, cada um ter uma mistura de cor diferente, eu já vi verde e amarelo (BRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASIL)preto e branco, e muitos outros!!! e então, onde estão????

    Thumb up 0
  4. Pelo meu pequeno entendimento, existem milhares de insetos, aracnideos, cobras, peixes, aves, mamíferos e etc…que tem côres exoberantes e bem policromáticas. Pelo que me consta, estes são simples exemplos.

    Thumb up 7
  5. Gente, não tem outros animais (pássaros brasileiros, por exemplo) porque este artigo não foi produzido pela Hypescience. Reparem que no fim da postagem há o link para o artigo original. Eles apenas traduzem.
    Agora, na minha opinião, vocês deveriam, além de traduzir o artigo original, incluir, por conta de vocês, ao fim do post outros animais que são relacionados com o tema. Ficaria bem melhor. Ex.:
    Os 10 animais mais coloridos do mundo e os 10 mais coloridos do Brasil!
    Ficaria bem melhor e agradaria a todos daqui, com certeza.

    Obrigado e continuem com o trabalho. Assino a newsletter há muitos anos.

    Thumb up 4
  6. ai galera muito massa mas quem quiser ver um animal bonito e muito perigoso pesquise acerca do sapo mais venenoso do mundo é um espetaculo encontrado na amazônia,tem verde azul amarelo veermelho e cores mistas muito especial vcs vão ver abraços aos que postaram o topico …

    Thumb up 3
  7. acho q o nome do passarinho brasileiro q o “farofa” disse
    é o diamante imperial(conheço por esse nome)
    vale a pena conferir

    Thumb up 7
  8. tem um passarinho brasileiro muito colorido tambémnão sei o nome dele, mas ele tem umas 4 cores diferentes

    Thumb up 10
  9. Ô gente, mais o quê que é isso?
    Esse ´Patinho Feio´ aí tá com nada.
    Por não a ONÇA que é o bicho mais bonito de todos?

    Thumb up 4
  10. listinha fraca hein?? Até uma lagarta é mais colorida que um patola ou que um flamingo… não gostei

    Thumb up 18
  11. se e pra comentar temos que fala o que pensamos nao.nao colocaram mesmo as araras os papagaios..gostem ou nao

    Thumb up 7
  12. Sempre tem um bairrista chato pra falar que “esqueceram das nossas coisas”, ora, eles colocaram animais do mundo tudo, que mal tem?

    Thumb up 14
  13. Esqueceram dos nossos papagaios, araras e pássaros multicoloridos brasileiros, que pena!

    Thumb up 38

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Resultado Eleições 2010 1º turno: Relatório completo

Veja o resultado das...

Fechar