Os 10 piratas mais temidos de todos os tempos

Publicado em 9.09.2010

Que Jack Sparrow que nada! Conheça 10 piratas famosos que realmente existiram e escolha seu preferido:

Os irmãos Barbarossa (ou Barba-Ruiva)

Se você não sabe, “Rossa”, em italiano, significa vermelho, ruivo. E talvez o nome Aruj e Hizir não sejam familiares para você, mas com certeza você já ouviu falar do famoso pirata Barba-Ruiva.  Barbarossa foi o nome dado aos irmãos turcos pelos corsários europeus. Sua base era na África e eles atacavam várias cidades costeiras, se tornando os homens mais famosos da região.

Sir Francis Drake

Um dos mais famosos piratas que navegava pelas águas do Caribe, Drake era considerado um nobre por alguns e um bandido por outros. Ele viajou o mundo e derrotou boa parte da Armada Espanhola. Suas pilhagens pela costa do Caribe, especialmente nas colônias espanholas, representam uma das maiores quantias arrecadadas com a pirataria.

Calico Jack

Calico Jack Rackham foi o primeiro a usar o emblema “oficial” dos piratas – a bandeira com a caveira e duas espadas cruzadas (conhecida no Caribe antigo como Jolly Roger). Ele é mais conhecido pela associação com Anne Bonny e por sua “clássica morte pirata” do que por seus feitos e pilhagens. Ele foi capturado na Jamaica e, para servir de aviso para outros piratas, foi enforcado e pendurado em um lugar alto, hoje conhecido como Rackham’s Cay.

Henry Morgan

Morgan é tão popular que hoje existe uma marca de rum que carrega seu nome. Ele foi um oficial que se converteu em pirata e tomou boa parte do ouro do Panamá, na época uma colônia espanhola.

Capitão Kidd

Não se sabe até hoje se William Kidd era um pirata ou um oficial. Ele foi primeiro empregado como um oficial britânico, mas morreu enforcado como um pirata. Até hoje persistem boatos sobre a localização do enorme tesouro que ele teria reunido nos anos de pirataria e enterrado em alguma ilha perdida.

Bartolomeu Roberts

Black Bartolomeu Roberts foi um dos piratas de maior renome na “era de ouro” da pirataria, patrulhando águas africanas e caribenhas. Ele derrotou mais de 400 outros barcos em apenas 4 anos de pirataria. Ele era um homem de muito sangue frio e raramente deixava algum inimigo viver. Foi intensamente caçado pelo governo britânico e, por fim, morreu no mar.

Ching Shih

E quem disse que as mulheres não participaram ativamente da era de ouro da pirataria? Ching Shih foi capturada por piratas de um bordel cantonês e logo orquestrou seu caminho para a glória, se tornando uma das primeiras capitãs. Ela chegou a comandar uma frota com mais de cem navios.

Capitão Samuel Bellamy

Apesar de ter morrido com apenas 28 anos, Bellamy marcou seu nome na história pirata, capturando vários navios, incluindo o famoso Whydah Gally, um navio negreiro que vinha carregado com escravos e ouro. Ele tomou o Gally como seu “navio sede”, mas acabou morrendo com ele, em meio a uma enorme tempestade em 1717.

Anne Bonny

Já comentamos sobre essa pirata, parceira de Calico Jack. Ela é a mais famosa pirata da história e dizem que era bonita, esperta e tão terrível como qualquer homem pirata. Ela era filha de latifundiários, mas abandonou sua vida tranqüila em 1700 e resolveu se tornar um “homem” do mar. Segundo a lenda, ela só foi poupada de ser morta com Calico Jack e com o resto de sua tripulação porque estava grávida (do próprio capitão).

Barba-negra

Barba-negra, ou Black Beard, se chamava na verdade Edward Teach. Ele comandou um verdadeiro reino do terror que durou de 1716 a 1718. Ele era um oficial da armada espanhola, mas depois da Guerra da Sucessão Espanhola, Barba-Negra se tornou um pirata e foi imortalizado pela enorme barba escura. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

56 Comentários

    • Jolly roger é a bandeira cara esse é o nome dela!

      Thumb up 1
  1. Isso porque todos eles não chegaram a conhecer o Alma-Negra (interpretado pelo seu Madruga de Chaves).
    Ali sim era o pirata mais cabuloso. ahahhahha

    Thumb up 41
  2. a pirataria é boa se tive sorte ,a x vc consegue ,mas o original é pirata por isso vem a expesao pirata..a pirataria tambem tem roupa original paga seus imposto tem qualidade,,,,mas o paralelo é ruim o original tem 1 qualidade superior e tem garantia?depende do seu bolso?vc q escolhe….quem vende mais barato e melhor é a concorrencia,,,,,vence o melhor;;;;;

    Thumb up 3
    • Rafael,a pirataria não tem garantias,é por conta própria e geralmente a punição era de morte.

      Já corsários são diferentes,corsários são piratas contratados pelos países de interesse,

      Thumb up 12
  3. Quando o homem se sedentarizou –considerando o final
    da Pré-História
    e o início da Idade Antiga – procurou
    locais próximos aos grandes rios para praticar a agropecuária.
    Porém, essa atividade gerou um excedente de
    produção que precisava ser escoado: surgiu, então, o comércio,
    feito por terra e pelos grandes rios.Dessas civilizações destaca-se a Mesopotâmia, com os rios
    Tigre e Eufrates; a Índia, com
    o rio Ganges; a China, com os rios Amarelo e Azul, e o Egito,
    com o Nilo, onde imperavam os navios de papiro. Os três
    países ainda preservam o hábito do comércio fluvial.
    Mares nunca antes navegados
    Somente os Fenícios, por volta de 3.000 a.C., desvendaram
    completamente o Mar Mediterrâneo. Em função da geografia local, com portos naturais e terreno acidentado e pouco fértil, no início, praticavam a pesca. Naturalmente, foram conquistando os postos de maiores comerciantes marítimos da Idade Antiga.
    e dai em diante que a evoluçao umana criou veleiros galeoes navios.
    e bem ai que entra novamente o homem com sua facilidade em destruir tudo que e perfeito ou caminha para perfeiçao e cria navios piratas navios negreiros e etc tudo para degradar a si mesmo inclusive o pt o pmdb e etc

    Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
drink
Se o alcoolismo é perigoso para a saúde, parar de beber de repente também é

Apesar de o consumo ...

Fechar