Os 10 protestos nudistas mais bizarros do mundo

Publicado em 13.06.2010

Tirar a roupa para reivindicar uma causa é uma prática já antiga, mas ainda muito usual. E as causas dos protestos são das mais variadas: desde reclamações pelo consumo de carne até o próprio direito de ser nudista, muita gente já ficou pelada para chamar a atenção. Confira:

1 – Protesto contra as touradas na Espanha

A cidade de Pamplona, no norte da Espanha, presenciou um curioso evento em 2002. A famosa organização internacional PETA (uma sigla, em inglês, para “pessoas pelo tratamento ético dos animais”), que conta com dois milhões de membros, promoveu uma parada contra as touradas, festival que é considerado por eles uma crueldade. Alguns nus, outros seminus, os manifestantes percorreram as ruas da cidade com os corpos pintados ou com cartazes, em que se lia “Join the human race” (junte-se à corrida humana). O protesto foi feito durante o festival de San Fermim, uma festa popular de Pamplona. Desde então, os nudistas fazem a manifestação todos os anos nesse festival. As reações do povo variam entre apoio e repúdio.

2 – Protesto contra o envio de tropas ao Afeganistão

Quem lê o título pode pensar que o movimento partiu de ativistas americanos. Mas não. A manifestação foi feita por ingleses, ou mais especificamente, uma inglesa. Sim, é isso mesmo, uma mulher sozinha resolveu ficar nua pelas ruas de Londres para pedir paz. Ela sentou-se sobre um táxi, gritando: “Tirem as tropas do Afeganistão”! E se você imaginou que isso foi no começo da década, mais uma surpresa: foi em maio desse ano. A Grã-Bretanha tem atualmente 9.500 soldados no país asiático.

3 – Protesto pelo direito ao Topless

Você conhece a organização “Go, Topless”? É um grupo de mulheres que lutam pelo direito que, segundo elas, deveriam possuir, de sair em público com o peito de fora, quando e onde quisessem. Elas fizeram uma série de protestos por cidades americanas, tais como Los Angeles (foto). Sempre com os peitos de fora, é claro.

4 – Protesto pelo preço da gasolina

Tomando as dores de milhões de pessoas pelo mundo que já reclamaram do preço do combustível, um homem resolveu chamar a atenção. Um homem alemão saiu de seu carro vestindo apenas um par de sapatos pretos, abasteceu o carro, foi normalmente à loja de conveniência do posto, pagou a despesa e foi embora.

5 – Protesto por mais ciclovias

Habitantes da cidade de Lima (Peru), de trânsito caótico, resolveram ir mais longe do que o usual na luta por mais ciclovias nas ruas. Os ciclistas resolveram fazer um passeio pela cidade totalmente à vontade, para pedir mais ciclovias, mais atenção do governo aos ciclistas e mais respeito por parte dos motoristas. Quando os protestos normais não foram suficientes, o ciclista do Peru resolveu mostrar o seu.

6 – Protesto contra os detectores de aeroporto

Como medida de segurança, os detectores modernos de aeroporto tiram um raio-x de cada passageiro, de forma que ele fica completamente nu na imagem à qual os administradores têm acesso. Para preservar a privacidade das pessoas, o dispositivo encobre os rostos nas imagens. Mas esse dispositivo já falhou, causando embaraços. Enfim, um grupo de jovens na Alemanha decidiu protestar sem roupa contra essas máquinas. Apropriadamente, eles carregavam cartazes onde se lia: “Não é preciso nos examinar: já estamos nus”.

7 – Protesto contra a moral

Aqui, a mais famosa para nós brasileiros. Quem não se lembra do bafafá que houve, no final de outubro de 2009, quando a estudante paulistana Geisy Arruda foi hostilizada por causa do vestido curto demais que usava? Foram mais de 250 universitários seminus protestando conta a quebra de “princípios morais e éticos” da estudante, que tinha 19 anos na época. Ela chegou a ser expulsa da faculdade. A exclusão seria revogada, mas ela não voltou para lá. O acontecimento acabou transformando Geisy numa celebridade, ela gastou mias de 16 mil reais em cirurgias plásticas, uma lipoescultura, e abriu uma grife de roupas com o seu nome.

8 – Protesto contra o aquecimento global

Essa é extravagante: seiscentas pessoas foram até um ponto nos Alpes Suíços (lugar aonde, não se iluda, faz frio), no inverno, e se dispuseram a ficar completamente nus para se manifestar contra o aquecimento global. O protesto aconteceu na geleira suíça de Aletsch, que segundo cientistas corre o risco de desaparecer, assim como outras próximas, até o ano de 2080 se os efeitos do aquecimento global continuarem sendo observados. A manifestação foi feita em 2007, época em que a geleira de Aletsch havia recuado 115 metros nos dois anos anteriores.

9 – Protesto contra o consumo de carne

Mostrando criatividade, a PETA (a mesma organização da luta contra as touradas, já citada) colocou duas mulheres seminuas, cobertas de sangue falso, em uma embalagem gigante de plástico, imitando um pacote de carne. Os manifestantes levavam cartazes com os dizeres: “comer carne é assassinato”. O evento aconteceu na frente de um clube elitista em Kansas (EUA).

10 – Protesto pelo direito de fazer strip-tease

Às vezes, fazer um protesto nudista é necessário para garantir o ganha-pão. Cerca de 500 prostitutas bolivianas marcharam nuas pelas ruas de El Alto, para pedir a volta dos bares de strip-tease. Os moradores locais conseguiram, com muito custo, fechar as tais casas de recreação, porque as consideravam uma má influência para as crianças da cidade. Elas fizeram greve de fome, e no fim das contas conseguiram o que queriam: os bares foram reabertos. [Oddee]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

24 Comentários

  1. Só uma correção, no primeiro protesto a frase “Join the human race” significa “Junte-se à raça humana”. ‘Race’ nesse contexto é raça, e não corrida.

    Thumb up 2
  2. Muitos protestos,não tem uma mensagem que identifique o próprio protesto. Os ligados a ecologia, sempre esquecem que o maior perigo ao meio ambiente, é a desonestidade que reina, e com apoio da mídia comercial, claro devidamente bem paga. Pois um protesto contundente contra a farça precisa de coragem, e ai não vi nenhum. Protestar em favor do planeta, tem que medir a pegada ecologica do Al Gore, autor da propria medida, só a conta de luz da mansão do eco herói é de $ 33.000,00 dolares por ano fora jatos , limusines, e todos os luxos que este mega farçante usufrui. Más também medir dos donos das eco griffes,e também a pegada ecologica dos $90.000,000,00 que financiou a campanha sem nunhuma possibilidade de ganhar, da eco estrela da Marina Silva. Quanta falta faz um dinheiro destes em investimento no meio ambiente? Qual a bondosa intenção desta máfia verde? Comprar um ministério para travar o país, em beneficio a traumatica recuperação do USA, e desemprego na Europa? Veja um protesto contra os eco protesteiros, os flanelinhas verdes que cuidam das florestas alheias no blog mataalheiasmamatanossa.blogspot.com e divirta-se com as charges.

    Thumb up 3
  3. Com todo res”peito”: onde um protesto mostrando os peitos deu em resultados? Estamos no mundo onde as palavras tem poder. A Política, a conversa, os acordos… é o que vale. Proteste no voto, no momento em que compra um produto que vc sabe que agride a natureza, na escolha de marcas de produtos que respeitem o consumidor etc.

    Thumb up 5
  4. Bom dia!
    Senhores,
    Considero absolutamente verdadeiro o comentário acima de Ednaldo Trindade, que fez uma colocação irretocável sobre o assunto em questão.Estamos vivendo em um momento psico-social, em que a inversão de valores, se faz constrangedora, inútil, e destituida de valores construtivos, no aspecto social como um todo!
    Saudações luz para todos!
    Agradeço pela atenção!
    Vera Lúcia Araújo
    Brasília DF

    Thumb up 1
  5. ai, alguns protestos são por motivos esdrúxulos: protesto pelo direito de fazer streape-tease, protesto contra consumo de carne eo do topless
    mas alguns são corajosos e por uma boa causa: a das touradas que sou extremamente contra e do aquecimento global que foi o mais doido de todos

    Thumb up 1
  6. Para termos um mundo melhor, mais harmônico, mais dinâmico, e saudável – creio que deveremos muitas vezes respeitar as “malucas idéias” de alguém… A minha liberdade começa onde termina a de outro ser humano… Todos nós temos um limite, e o nosso começa onde termina do outro… É a famosa lei do livre arbítrio…. O importante é analizar as diferenças, mentalizar e procurar compriender, e acima de tudo VIVER EM PAZ ABSOLUTA!!!

    Thumb up 1
  7. Agora pegaram essa! Se o Brasil ganhar, fico pelado, se perder também fico pelado…. vou protestar, fico pelado! Que gente bem feia! Não há outra maneira para protestar? Acho que só querem é ficar pelados.

    Thumb up 0
  8. é feito aquecimento global, se houver uma mega operação que seja destinada a matar os empresarios que permite que suas empresas despejem centenas de cfc´s na natureza. isso acaba em um piscar de olhos que os que morrerem servirão de exemplo aos que ficarem. eu garanto que eles sabendo do motivo da morte desse imbecis, adequarão o fucionamento…e todo mundo viverá bem se voce fala. se voce protesta da em nada…puta que pariu uma tuia de balas e armas de fusão nuclear, resolve. a coca por exemplo: porque não deixa de fabricar embalagens de latinha feita de aço? porque o cancer nos ossos ainda não começou a tomar conta dos nossos irmão…ou simplesmente porque os nosso dirigentes não quiseram precionar pois estão ganhando com isso. o que fariamos: ameaçariamos ele de matalo, ou de tira-lo do poder em um instante ele baixava uma pressaõ que acabaria com isso…eu garanto em 100% que fucionaria. mas para isso tem de se formar uma orda com mais ou menos 10.000 pessoas para que o trabalho seja seguro e bem feito. é assim que se muda. estes protestos de merda nunca dão em nada.

    Thumb up 1
  9. VOU PROTESTAR – QUERO SABER COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DO HAITI, TANTO DINHEIRO ARRECADADO E NUNCA MAIS SE TOCOU NO ASSUNTO, TÁ PARECENDO QUE É DADO O MESMO DESTINO DO CRIANÇA ESPERANÇA. NINGUEM SABE NINGUEM VIU

    Thumb up 4
  10. todos temos o direito de protestar, mas o povo brasileiro que é um grande bando de cornos mansos(minha opinião) aceita tudo.
    veja o quanto pagamos de impostos!
    tentem utilizar a saúde pública!!
    e tem mais. o querido cassab, agora esta tornando milhares de pessoas de bem, criminosas ou contraventoras. Eu explico.
    existe um principio que é o do direito adquirido, voce tem o direito adquirido de usar seu carro, seja velhinho ou novo. só não tem se estiver em mau estado de connservação e podendo causar acidentes. já tem uma lei federal que preve a retirada de circulação de veículos soltando muita fumaça. e a multa é 192aprox.
    voce tem o direito de usar seu bem, como tambem o de vende-lo. hoje voce não pode, se não passar na inspeção veícular, voce tá f.udido. ou seja não tem mais pessoas especializadas ou peças para carburadores, e ai. enfia o carro antigo no r.abo?
    nenhum bem pode ser desapropriado sem o devido processo, e a devida indenização, com esta lei da inspeção isto foi pro beleleu!!!
    nós somos(donos de autos)uma grande e gorda galinha dos ovos de ouro, nos pagamos uma fortunas em IPVAS, DPVATs, e mesmo IPI e ICM sobre os autos, ai eu pergunto(fazendo meu protesto, também) a quanto tempo voce não vê um investimento em túneis(não aqueles mal acabados da dona Marta) mas túneis atravessando os rios tiete e pinheiros, ou pontes(não aquela da águas estaiadas que serviu de fundo para os programas de rede globo e ao invez de ter sido feita de frente para o Morumbi, fazendo uma nova avenida cortando tudo por dentro e resolvendo o problema de milhoes de cidadãos daquela região, que sofrem com as pontes da João dias e socorro) ou seja cadê as obras para nós?
    não importa como, mas temos todos que protestar quando somos ofendidos e expropriados.
    só para provar, esta havendo uma desobediência civil, no ano passado, mais de 50% da frota que deveria fazer a inspeção, não fez. e neste ano, nos primeiros 3 meses, 44% da frota não foi. como vão ficar estes milhões de cidadãos?

    Thumb up 1
  11. É, essa gordona da foto 7 podia pelo menos usar uma máscara para esconder a cara feia, já que quer protestar tirando a roupa.

    Thumb up 1
  12. Concordo com protestos pacificos o que não caí bem é ficar nú e acho que é uma falta de respeito ao seu próprio corpo.

    Thumb up 2
  13. hehe, imagino como o alemão que saiu do seu carro, abasteceu e foi à loja de conveniencia totalmente “pelado”… imagino como ele fez para pagar pela gasolina e pelos produtos da loja.. ahhaahh

    tirou o dinheiro de onde?!
    ahahhah

    brincadeira a parte, concordo com Edinaldo.

    Thumb up 0
  14. Edinaldo Pereira Trindade
    O nosso pensamento precisa estar acompanhado das nossas atitudes.
    Abraço.

    Thumb up 1
  15. Jeamaral quem dera, no ano em que foi feito um protesto , deveriamos ir com nariz pintado de vermelho ou uma bola vermelha recorda?……eu fui ….e acredito que apenas servi para riso dos que me viam entrar com o nariz,vermelho ….adiantou? NAO ! Vç infelismente iria preso por DESACATO OU OUTRA COISA INVENTADA PRA ENCHER LINGUIÇA. Nós ficamos pasmo de tanto roubo na nossa cara, de rirem de nós e abaixar-mos a cabeça …Creio que talvez nem devamos mais estar em cima desta terra maravilhosa” se” um dia os politicos que damos o nosso aval pra nos roubar Seja menos safados corruptos, ladrões de voto em punho .Se assim o fosse até eu faria um protesto “se” adiantasse ,temos um grave problema sofremos todos nós Brasileiros de AMNENÉSIA CRÔNICA

    Thumb up 1
  16. Assino embaixo Edinaldo , sua colocaçã é ótima …
    Beatriz Helena.

    Thumb up 1
  17. Acho bacana qualquer tipo de protesto que seja em benefício de todos.Valeu!

    Thumb up 1
  18. Não sou de protestar nada. Mas, também, não sou contra os protestos, quando estes têm uma finalidade últil e de bem estar para todos, pois eles não deixam de ser uma reenvidição para a melhoria das comunidades. Porque não sou de protestar? Porque nós só temos o que merecemos, minha opinião é a seguinte: ” O ser humano traça o seu destino com o próprio pensamento. Também o destino de um país é traçado pelo pensamento do seu povo. Conforme o tipo depensamento do povo, o país pode progredir ou declinar. Independetemente de estarmos conscientes ou não da “qualidade” de nossos pensamentos, um pensamento destrutivo destrói a nós mesmos, e um pensamento edificante vivifica a nós próprios. Obrigado!

    Thumb up 0
  19. Isso não é um comentário, e sim uma reclamação pois não encontrei um link do tipo “fale conosco”. Me inscrevi neste site e não estou conseguindo abrir os artigos.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
vinho
Um copinho de vinho na gravidez pode ajudar os filhos

Uma pesquisa iniciad...

Fechar