Há um buraco negro de DNA no centro da Terra, afirma artigo científico

Por , em 28.09.2020Buraco negro no centro da terra

Um artigo absurdamente bizarro afirma, entre outras doidices, que há um buraco negro no centro da Terra.

E conseguiu ser publicado em uma revista científica, o Open Access Macedonian Journal of Medical Sciences, deixando os cientistas boquiabertos.

“Recentemente, alguns cientistas da NASA afirmaram que pode haver uma estrutura semelhante a um buraco negro no centro da Terra”, inicia o artigo. “Mostramos que a existência de vida na Terra pode ser uma razão para que esse objeto semelhante a um buraco negro seja uma brana negra que foi formada a partir de materiais biológicos como o DNA.”

Nenhuma destas sentenças parece fazer sentido ou sequer ter coerência, mas o artigo fica ainda mais bizarro com um misto de teorias conspiratórias e palavras que aparentam ser científicas.

“O tamanho dessa brana negra de DNA é 109 vezes maior do que o tamanho do núcleo da Terra e compactado internamente”, prossegue. “Ao compactar este longo objeto, um espaço-tempo curvo emerge e algumas propriedades dos buracos negros emergem.”

Quando os cientistas descobriram o artigo recentemente (ele foi publicado há aproximadamente um ano) eles demonstraram preocupação não apenas pelo absurdo do conteúdo do artigo, mas por ele ter sido publicado em uma revista científica científica ligeiramente crível. Os pesquisadores que assinam o artigo parecem ser de cientistas reais, de uma série de universidades da Europa. Mas seu conteúdo é pura piada.

O título oficial do artigo, em tradução livre, é “Um buraco negro no centro da Terra desempenha um papel do maior sistema de telecomunicação para conectar DNAs, DNAs escuros e moléculas de água no coletor dimensional 4+N”.

Paul Byrne, professor de ciência planetária na North Carolina State University estava chocado:

“Mas que (e eu não posso enfatizar isso o suficiente) *porra* é essa”, disse o professor (em tradução livre).

A razão mais plausível, como afirma Sarah Rasmussen, matemática da Universidade de Cambridge, é que os autores enviaram de propósito um artigo absurdo para tirar o capuz de “periódicos predatórios” que fingem ser revistas científicas reais revisadas por pares que, no entanto, não avaliam os artigos enviados. Apenas publicam para receber o dinheiro dos pesquisadores que os enviam.

Como Rasmussen observou, o autor principal do artigo absurdo havia anteriormente publicado um artigo sobre o perigo que revistas científicas predatórias representam.

Ela também lembrou que o Open Access Macedonian Journal of Medical Sciences já havia sido enganado antes pela revista Science, em 2013, que tentava publicar artigos absurdos em periódicos que afirmavam revisar o material.

Portanto, felizmente, não há um buraco negro de DNA no núcleo da Terra, mas pode ter um, de acordo com a qualidade editorial do Open Access Macedonian Journal of Medical Sciences. Se fazer uma bela viagem, leia o artigo. [Futurism]