Os 5 piores desastres envolvendo petróleo do mundo

Publicado em 1.06.2010

O vazamento do Golfo do México está mobilizando toda a comunidade mundial. Mas o fato é que nós, humanos, fizemos milhares de buracos na Terra para extrair o “ouro negro” e, mais de uma vez, houve falhas na extração da substância, resultando em desastres naturais. Confira uma lista com os piores vazamentos de petróleo que presenciamos:

5. Lake Perigneur, Los Angeles:

Em novembro de 1980 uma estação da Texaco afundou no leito do Lago Perigneur, em Los Angeles – um lago de águas puras e cristalinas. Uma broca da estação estava tentando chegar a um “lençol” de petróleo, mas acabou atingindo uma caverna que, no fim, era uma mina de sal. O erro de cálculo provocou um deslocamento de águas que resultou em um redemoinho forte, provocando o naufrágio da estação. A pressão foi tão forte que resultou em uma espécie de geyser de 120 metros de altura. Ninguém morreu no acidente, mas o Lago Perigneur foi alterado para sempre – como a mina era de sal, toda a água doce e fresca que havia no lago foi substituída e o ecossistema de região completamente alterado.

4. Sidoarjo, o vulcão de lama da Indonésia:

A companhia de exploração de petróleo Lapindo Brantas estava escavando uma área perto da província de Java, na Indonésia, e atingiu o vulcão de lama Sidoarjo. Vilas inteiras foram atingidas pelo vazamento de lama e 25 mil pessoas precisaram se mudar dos vilarejos próximos. Especialistas estimam que o vazamento irá continuar por mais 30 anos, ininterruptamente.

3. O colapso da Alexander Kielland:

A Alexander Kielland era uma estação localizada nos mares do norte. Ela afundou em 1980 matando 123 pessoas. A Alexander era uma estação semi-submersível, o que quer dizer que ela não era fixa no fundo do oceano, apenas flutuava na superfície. Uma estrutura que dava suporte à estação simplesmente quebrou. Como as águas daquela parte do mar são muito geladas e como as ondas são muito fortes, apenas 89 pessoas conseguiram sobreviver.

2. O desastre da Alpha Piper Rig:

Em 1988, uma estação de extração de petróleo chamada Alpha Piper sofreu uma falha em um dos canos e houve vazamento de petróleo e de gás. Não demorou para que o negócio explodisse. Helicópteros tentavam resgatar os sobreviventes na proa da estação, mas, por causa dos incêndios que tomavam o lugar, não conseguiam pousar. 167 pessoas morreram e apenas 57 conseguiram se salvar – dessas, 73% precisaram ser tratadas contra stress pós-traumático.

1. Os fogos do Kuwait:

Em 1991 os exércitos de Saddam Hussein foram expulsos do Kuwait, mas deixaram uma linha de destruição para trás. Eles sabotaram os campos de petróleo do país, danificando 750 dos 943 poços de petróleo do país. Em mais de 600 eles simplesmente atearam fogo. Mais de um milhão de barris de petróleo foram desperdiçados e a fumaça resultante era cheia de gases nocivos, que poderia causar câncer de pulmão e problemas respiratórios para qualquer um que os aspirasse. O Kuwait precisou gastar 1,5 milhões de dólares para tentar interromper os incêndios e mais de 5 bilhões para consertar a infra-estrutura danificada. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

27 Comentários

  1. Adorei ler sobre os acidentes ocorridos eu estava fazendo um trbalho sobre o petroleo e essas informações me ajudaram bastante.

    Thumb up 6
  2. Valeu pessoa que publicou essa reposrtagem me ajudou muito
    ta muito boa a reportagem ficou ótima mais uma vez valeu

    Thumb up 8
  3. e ai pessoal meu nome é ERick ESTOU NA SEXTA SÉRIE E ADOREI ESSA PESQUISA!!!! isso me ajudou meu trabalho agora esta completo valeu!!! com certeza vou tirar de novo um 10 em ciencias que é minha materia favorita!!!

    saudações ao autor e se for mulher um beijinho no rosto e um abraço!!!

    Thumb up 10
  4. Em novembro de 1980 uma estação da Texaco afundou no leito do Lago Perigneur, em Los Angeles – um lago de águas puras e cristalinas. Uma broca da estação estava tentando chegar a um “lençol” de petróleo, mas acabou atingindo uma caverna que, no fim, era uma mina de sal. O erro de cálculo provocou um deslocamento de águas que resultou em um redemoinho forte, provocando o naufrágio da estação. A pressão foi tão forte que resultou em uma espécie de geyser de 120 metros de altura. Ninguém morreu no acidente, mas o Lago Perigneur foi alterado para sempre – como a mina era de sal, toda a água doce e fresca que havia no lago foi substituída e o ecossistema de região completamente alterado.

    Thumb up 3
  5. (BocaTorta) – Postei este comentario há alguns dias mas nao foi para o ar. Deve ter bugado, aqui vai então:
    Sim Rafael, como falei, tudo em excesso faz mal, qualquer espécie que passa dos limites tem a tendencia de ser praga. Pois cada ser necessita de recursos para sobrevivência, agora quanto mais “animal” tem, mais recurso vai precisar, uma hora sai do equilíbrio.

    Zoltan, não estou falando só daqui no Brasil. Aqui está em número muito menor que em vários outros países, mas não é por isso que não estamos errados também.

    Se “Jonas” joga uma pedra pequena na janela e racha ela, “João”, seu amigo joga uma pedra maior em outra janela e a quebra, qual dos dois voce diria que está errado? Só diria quem está mais errado e a janela fica rachada e pronto?

    ^^

    Thumb up 3
  6. Postei este comentario há alguns dias mas nao foi para o ar. Deve ter bugado, aqui vai então:
    Sim Rafael, como falei, tudo em excesso faz mal, qualquer espécie que passa dos limites tem a tendencia de ser praga. Pois cada ser necessita de recursos para sobrevivência, agora quanto mais “animal” tem, mais recurso vai precisar, uma hora sai do equilíbrio.

    Zoltan, não estou falando só daqui no Brasil. Aqui está em número muito menor que em vários outros países, mas não é por isso que não estamos errados também.

    Se “Jonas” joga uma pedra pequena na janela e racha ela, “João”, seu amigo joga uma pedra maior em outra janela e a quebra, qual dos dois voce diria que está errado? Só diria quem está mais errado e a janela fica rachada e pronto?

    ^^

    Thumb up 2
  7. Relaxa, uma hora o petróleo vai acabar, sabe, é um processo demorado pra fazer mais petroleo…

    E enquanto o petróleo “novo” não fica pronto, a humanidade vai ter que se virar com algum outro tipo de energia.

    Simples, como uma roleta-russa.

    Thumb up 2
  8. Carlos Dos Anjos, a Torre de Babel é só uma lenda antiga,mas valeu a figura de linguagem.

    Thumb up 2
  9. Na minha opinião, o planeta ainda tem muito espaço fisico a ser ocupado, o que está faltando mesmo é o ser humano ser mais humano, deixar de ser egoista, só pensando em si próprio. Toda instituição em que há união, há proguesso para todos, sendo assim; o que está faltando é somente isto, com união superamos fronteiras; obstaculos; etc.
    Temos um exemplo disto bem lá no passado: A Torre de Babel.
    Lembram que todos os seres falavam a mesma ligua. Se a mente humana não fosse tão egoista, estariamos todos bem unidos hoje.

    Thumb up 3
  10. Simples extinção dos seres humanos? Não. É o jeito mais fácil e o mais covarde.
    A vida vai prosseguir, e cedo ou tarde vai surgir outra forma inteligente de vida, que vai cometer os mesmos erros… E alguns deles vão postar em blogs que a sua raça deveria ser extinta…
    É um ciclo senhores. Agora temos que decidir: > Produzir e nos extinguir. > Não produzir e nos extinguir. > Ou avançar, através de uma evolução moral e científica, a um estado de equilíbrio natural perfeito.
    E sobre o fato de que nós humanos criamos tanta miséria, dor, etc; coisa que não pode ser vista em outra espécie… Vivam na fazenda, por favor. Galos matam os pintinhos sem mães a bicadas, os porcos mais fortes comem porções maiores nos lugares dos porcos mais fracos, etc. Isso só me faz pensar que quando um ser humano age errado, age por falta de humanidade, mostrando aos outros sua bestialidade natural, baseada apenas no seu instinto de sobrevivência.

    Thumb up 1
  11. Ei,faltou alguns fatos aí.Como o naufrágio da navio petroleiro Exxon Valdez no final da década de 80,considerado um dos piores desatres ambientais da história também.
    As explosões dos reatores da usina nuclear de Chernobyu também devia ter mensão honrrosa ou trágica também.
    O impacto ambiental na região em torno da usina não se tem idéia do tamnaho exato,pois ninguém foi maluco o suficiente de estudar o meio ambiente por lá.

    Thumb up 3
  12. Concordo com todos voces, e com Boca torta, contudo no que se refere ao populacional me lembra um fato proprio e outra coisa que ouvi falar.
    Primeiro o fato proprio: Quando era menino la pelos 15 anos tinha mania de aquarios…e é claro acabei superpovoado o recinto…. sabe o que aconteceu? Começaram a se matar, e olhe que comida nao faltava, ambientes assim são propicios a violencia, eu ja senti na pele isso no carnaval…. bem ambientes superpopulosos tendem a se desarmonizar e a Terra já esta superpovoada, dizem que o ideal pra todo mundo viver bem seria entre 600 milhões e 1 bilhão de pessoas, somos mais de 6 bi ja… Detalhe: se todos nós tivessemos o nivel de vida dos EUA, precisariamos de no minimo mais 3 planetas Terra pra atender a demanda….(essa era a outra coisa que ouvi falar)… ta na hora da galera parar de ter nenem.;;…

    Thumb up 1
  13. Sim Rafael, como falei, tudo em excesso faz mal, qualquer espécie que passa dos limites tem a tendencia de ser praga. Pois cada ser necessita de recursos para sobrevivência, agora quanto mais “animal” tem, mais recurso vai precisar, uma hora sai do equilíbrio.

    Zoltan, não estou falando só daqui no Brasil. Aqui está em número muito menor que em vários outros países, mas não é por isso que não estamos errados também.

    Se “Jonas” joga uma pedra pequena na janela e racha ela, “João”, seu amigo joga uma pedra maior em outra janela e a quebra, qual dos dois voce diria que está errado? Só diria quem está mais errado e a janela fica rachada e pronto?

    ^^

    Thumb up 1
  14. O Pantoja e amigos precisam estudar um pouco mais de etologia, a ciência que estuda o comportamento dos animais, outras espécies tambem danificam o ambiente ou no minimo o modificam, interagimos com o plantea e esse com a gente, assim como todo ser vivo, não somos melhores e nem piores que nenhum espécie, só estamos tentando fazer o que todas querem: Sobreviver.

    Thumb up 1
  15. Meus PARABÉNS Bocatorta;
    pouquíssimas pessôas se deram ou se dão conta do tamanho
    e da gravidade que é este aumento desordenado da população
    do mundo.Cientistas reunidos recentemente chegaram a conclu
    são que nosso mundo poderá comportar de 600 milhões a 1bilhão
    de pessôas sem causar riscos a própria raça, a fauna e flora.
    Meu Caro Boca, já somos 6,5 BILHÔES…e o terceiro, quarto e
    quinto mundo vem colaborando,PRODIGIOSAMENTE com as
    maiores contribuiçôes espontâneas que se tem notícias.
    Enquanto o primeiro mundo diminue sua população(importam),
    nosso Brasil, também nisso, na CONTRAMÃO… ABRAÇOS.

    Thumb up 0
  16. Tudo que é em excesso faz mal… ao invez de ajudarmos, parece que estamos atrapalhando.. espero que um dia todos tomem conciencia da procriação excessiva e pense mais no mundo, não fomos feitos somente para ter filhos. pensemos no futuro ou acontecerá algo que nao queremos.

    Thumb up 1
  17. sem comentários,concordo em número gênero e grau em tudo que o pantoja disse ai em cima.nunca vi ninguem expressar a verdade de uma forma tão simples e objetiva como ele,parabens amigo.

    Thumb up 1
  18. E ha quem ache a energia nuclear ruim…. se a usassemos, com segurança e não para armas, nao estariamos enfrentando essa poluição formada pelo “ouro negro”, que na verdade vai levar a extinção a maioria da vida e se der de quebra a nossa mesma coisa que não lamento nem um pouco, alias ate acho que merecemos e dariamos o planeta de volta para a mãe Natureza a unica capaz de consertar essa nojera que fizemnos com ela. Dizem que o golfinho é o ser “humano” das aguas que não deu certo, pois são praticamente tão inteligentes como nós… Eu diria que, nós somos o que realmente nunca deu certo em lugar nenhum e em momento nenhum, somos a escoria da natureza… Revoltado eu? conhecem na natureza algum ser capaz de fazer o que fazemos ? Inclusive com nossos proprios semelhantes? Veja a sua volta….miseria, fome, homicidios….tanta maldade…violencia, guerras….agora me diz na Natureza algum outro ser é capaz dessas coisas??

    Thumb up 2
  19. Talvez fosse interessante prover as coordenadas dos locais de desastres e/ou curiosidades mencionadas, para que se possa ver no Google Earth.

    Thumb up 1
  20. Não pode haver erros, são fatais, muitas vidas em risco, alguém deve prever e planejar oque fazer em uma situação destas e rápido! pois mesmo que não haja mortes, o ecossistema pode ser abalado para sempre…
    Engenharia de segurança do trabalho, engenharia de meio ambiente, engenheiros em geral que se mobilizem em estudos sustentaveis com muita seriedade, claro lucros são sempre muito bem vindos para a economia mundial e nacional, agora imagine pensar no futuro de uma forma de progresso sustentável beneficiando a todos, vamos estudar com seriedade, que os estudantes se formem com o pensamento de beneficiar a sociedade gerar empregos, e que não pensem em comprar diplomas para simplesmente mamar nas tetas de empresas privadas e estatais, o resultado da má formação dos engenheiros resultam em situações desagradaveis que as vezes com danos irreverssíveis, onde se houvesse a consciencia menos ganancia pouparia a vida de muitas pessoas… vamos pensar gente, dinheiro é consequencia na vida de todos que se dedicam e tem pasciencia e muita honestidade, precisamos de exemplos no país, estamos carentes de exemplos bons… então buscamos em nossa localidade fazer a mudança local para conseguirmos fazer a mudança global….CONSEGUIREMOS SIM REVERTER ESTE QUADRO

    Thumb up 2

Envie um comentário