Os Anéis de Saturno podem ter gerado as suas luas

Por , em 13.06.2010

Saturno é famoso por seus anéis, e não por suas luas. Agora cientistas acham que tanto os satélites quanto os anéis são formados pelo mesmo material!

Se você gosta de astronomia já deve ter reparado em como as luas de Saturno são meio estranhas – pequenas, irregulares, parecendo asteróides se comparadas com o nosso satélite. Agora cientistas acham que elas podem ter sido formadas a partir de poeira e de pedaços de gelo que formam os gloriosos Anéis de Saturno.

As maiores luas de Saturno se formaram na mesma época que o planeta (estima-se que há 4.5 bilhões de anos atrás). No entanto as cinco luas menores do gigante, de acordo com cálculos de astrônomos, não têm mais do que 10 milhões de anos de idade – ou seja, são muito novas se comparadas com o planeta e com suas companheiras maiores. Para analisar isso, basta olhar para a superfície delas que é formada de gelo e não tem marcas de impactos de asteróides (comuns em astros mais velhos).

Isso mostra que ainda há objetos em formação no nosso sistema solar. Além disso, cientistas fizeram cálculos para estimar o peso delas e descobriram que, incrivelmente, há uma grande probabilidade de elas terem o interior oco.

Uma das possibilidades para a criação dessas luas é que elas são fruto dos Anéis de Saturno. Usando programas que simulam a interação de Saturno com seus anéis e com suas luas mostrou que elas cresceram a partir de partículas presentes no limite exterior dos anéis que se atraíram. As partículas continuaram orbitando o planeta e atraindo mais material para si, crescendo.

Segundo pesquisadores, não só os estudos podem ajudar a entender a formação das luas de Saturno como revelar as origens de seus anéis – que ainda são um mistério. [MSNBC]