Ovos causaram a extinção dos dinossauros

Publicado em 23.04.2012

Na época em que os dinossauros eram os verdadeiros senhores de nosso planeta, seus filhotes eram bem pequenos. Segundo cientistas da Universidade de Zurique, Suíça, os bebês dinossauro eram até 2.500 vezes menos pesados que seus pais, no caso do titanossauro, que pesava cerca de quatro toneladas.

E esse pode ter sido o motivo decisivo por trás da vitória evolutiva dos mamíferos sobre os dinossauros.

De acordo com o biólogo Marcus Clauss, responsável pela pesquisa feita na Suíça, as limitações físicas do tamanho dos ovos dos dinossauros fizeram com que tivessem filhotes pequenos. “Alguns saiam de seus ovos pesando só 2 ou 10 quilos”, conta o pesquisador.

Por isso, durante seu crescimento, os filhotes tinham de competir por comida com animais adultos de outros grupos e com os filhotes dos mamíferos, que não precisavam competir, já que mamavam em suas mães.

Isso significou que todas as categorias de animais pequenos e médios estavam ‘ocupadas’, o que não deixava espaço para os pequenos dinossauros prosperarem, como defende o estudo, publicado na revista “Biology Letters”. “Existia espaço no ecossistema para os pequenos, mas, nesse cenário, o espaço foi ocupado por adultos ou filhotes maiores de outros animais”, explica Clauss.

Antes ou depois do meteorito?

O evento catastrófico que liquidou as formas de vidas na Terra aconteceu há cerca de 65 milhões de anos. Tal extinção, ocasionada por um meteorito que caiu sobre o planeta, ficou conhecida como extinção Cretáceo-Terciário. A consequência desse choque com o meteorito foi fundamental: uma camada de cinzas e pó filtrou a luz solar, causando um inverno que resfriou o planeta e que secou a vegetação.

Relacionado a isso, os cientistas não conseguem chegar a um veredito sobre a morte dos dinossauros. Teriam esses animais morrido antes ou depois do meteorito chocar-se com a Terra? Se morreram antes, uma razão plausível é a sugerida pelo cientista de Zurique com a pesquisa.

Mas uma pergunta que ainda tira o sono dos especialistas é: como os mamíferos sobreviveram e por que os dinossauros não? [Telegraph]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Crio algumas galinhas aqui em meu sítio em Russas no Ceará e há os tejos predadores que devoram os ovos com grande voracidade,e se não tivermos a devida atenção, adeus pintinhos. Isto me fez pensar se não foram os crocodilos/aligátores contemporâneos dos dinossauros e repteis a cuja mesma família pertencem os teús ou tejos, que, devogando os ovos dos dinos exterminaram sua progênie, deixando-nos apenas os ossos dos gigantes, como legado e mistério.

    Thumb up 4
  2. olha, eu acho que os dinossauros se estinguiram graças a morte e evolução de seus filhotes.

    Thumb up 2
  3. Dinossauros seriam pecilotérmicos e mamíferos homeotérmicos… não sei, é um mistério mesmo!

    Thumb up 3
  4. Existe alguma pesquisa recente sobre a ideia das mães dinossauros cuidarem de seus filhotes ou não como se diz do Maiassauro?
    Pô, 2500 vezes! Das duas uma: ou os filhotinhos dos grandões eram abandonados pelas mães e se ferravam na competição com as outras espécies de pequenos adultos, ou a mamãe grandona dava um passo e “Oops, matei meu filhinho! Oops matei outro!”
    E mais ainda: Qual a proporção de em bebê marsupial para um adulto?

    Thumb up 2
  5. Acho que a verdade nós nunca saberemos.
    Com certeza o planeta era muito melhor na época dos dinossauros. Imagino um planeta magnífico nesta época, ainda mais magnífico do que é hoje. Se o planeta pudesse falar, certeza que iria concordar. : D

    Thumb up 9
    • Os dinossauros olharam pra vc uma vez como disse nosso amigo abaixo. Uma vez.

      Thumb up 2
  6. a questão da extinção dos dinossauros ainda é um mistério,mas a teoria do meteorito ainda continua sendo a mais aceita!!!!

    Thumb up 3
    • Foi isso mesmo! ( :

      Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120420-DarkMatterPhoto-hmed-0940_files.grid-6x2
Não há matéria escura em nosso espaço

Problemas à vista: a...

Fechar