Pela primeira vez, é possível visualizar o Sol inteiro

Publicado em 6.02.2011

Até hoje a Nasa só conseguia identificar o lado do Sol que está voltado para a Terra – poderíamos ver tempestades solares acontecerem, mas é muito difícil ver como elas se desenvolvem, por exemplo.

Agora, graças à STEREO (Observatório de Relações Solares e Terrestres), um par de sondas que segue a órbita da Terra (uma adiante de nós e a outra atrás) para analisar o Sol de diferentes pontos de vista. Elas foram lançadas em 2006 e hoje, finalmente, chegamos a um ponto em que podemos analisar o sol de uma visão 360 graus.

Você pode até pensar – mas e como não vimos o Sol inteiro se a Terra tem uma órbita de um ano ao redor dele? O fato é que o Sol possui uma rotação de 27 dias, o que acaba sempre escondendo uma parte dele de nós.

Essa “visão” completa do sol é necessária não apenas para satisfazer a curiosidade científica, mas porque tempestades solares que afetem nosso planeta (e que não sejam previstas) podem prejudicar todos os nossos satélites e sistemas de comunicação.

Confira o vídeo produzido pela Nasa:

[Gizmodo]

1. A afirmação de que vemos apenas um lado do sol proposta neste artigo está errada. é possível sim ver da Terra todos os lados do sol, porém não ao mesmo tempo. E isso graças ao movimento de translação da Terra e de rotação do próprio sol.
    O que acontece é que não podemos ver o lado “oposto” do sol e com as sondas este problema estará resolvido uma vez que terão suas orbitas em torno do sol formando um angulo de 180º e enviando as informações para a Terra.

2. clarice
    É bem simples se o seu esta em vermelho é só colocar o mouse sobre o CC esperar aparecer uma janélinha subindo e clicar em “Tranlate Captions” escolhe a opção Potugues — Portugues caso não esteja em vermelho clique para ativar.

3. Acho que tiraram o vídeo. Ficou só a legenda. Eu só vi uma tela verde, o som do narrador e a legenda, nada mais….que estranho!

chernobylbicho