Pela primeira vez, é possível visualizar o Sol inteiro

Publicado em 6.02.2011

Até hoje a Nasa só conseguia identificar o lado do Sol que está voltado para a Terra – poderíamos ver tempestades solares acontecerem, mas é muito difícil ver como elas se desenvolvem, por exemplo.

Agora, graças à STEREO (Observatório de Relações Solares e Terrestres), um par de sondas que segue a órbita da Terra (uma adiante de nós e a outra atrás) para analisar o Sol de diferentes pontos de vista. Elas foram lançadas em 2006 e hoje, finalmente, chegamos a um ponto em que podemos analisar o sol de uma visão 360 graus.

Você pode até pensar – mas e como não vimos o Sol inteiro se a Terra tem uma órbita de um ano ao redor dele? O fato é que o Sol possui uma rotação de 27 dias, o que acaba sempre escondendo uma parte dele de nós.

Essa “visão” completa do sol é necessária não apenas para satisfazer a curiosidade científica, mas porque tempestades solares que afetem nosso planeta (e que não sejam previstas) podem prejudicar todos os nossos satélites e sistemas de comunicação.

Confira o vídeo produzido pela Nasa:

[Gizmodo]

1. A afirmação de que vemos apenas um lado do sol proposta neste artigo está errada. é possível sim ver da Terra todos os lados do sol, porém não ao mesmo tempo. E isso graças ao movimento de translação da Terra e de rotação do próprio sol.
    O que acontece é que não podemos ver o lado “oposto” do sol e com as sondas este problema estará resolvido uma vez que terão suas orbitas em torno do sol formando um angulo de 180º e enviando as informações para a Terra.

2. clarice
    É bem simples se o seu esta em vermelho é só colocar o mouse sobre o CC esperar aparecer uma janélinha subindo e clicar em “Tranlate Captions” escolhe a opção Potugues — Portugues caso não esteja em vermelho clique para ativar.

3. Acho que tiraram o vídeo. Ficou só a legenda. Eu só vi uma tela verde, o som do narrador e a legenda, nada mais….que estranho!

4. so que voces nao divulgaram o nome do ”Cameraman” posicionado do outro lado do Sol, que bobagem!

5. Renê A. Como os tolos acreditam facilmente em qualquer mentira que viram pela televisão ou ouviram alguém falar, você foi lá na lua? O próprio Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins sentiram-se constrangido em sua entrevista alguns anos depois. O site do governo americano que está em http://www.centennialofflight.gov/essay/… afirma que o cinturão de van allen possui uma radiação de protons que varia 10-100 MeV. A NASA em seu site http://science.nasa.gov/headlines/y2005/… afirma que em 2005 ma tempestade solar emitiu uma radiação de igual intensidade ao do cinturão e que se astronautas fossem expostos a essa radiação eles morreriam em questão de horas.

“http://www.afraudedoseculo.com.br/”

6. Espetacular, da pra ter noção da grandeza e do poder disso tudo?
    É basicamente inacreditavel.

7. o visual do video é lindo…pena que nao entendo ingles.;
    ..daria pro Hype fazer uma tradução?? tem muita gente que não sabe ingles..se fosse escrito daria pra colocar no “tradutor do Google”

LUCAS, obrigado pela dica…mas não consegui, o ícone CC estava vermelho…com opção só p/ingles.

8. Falsifiknasa , é lógico que o vídeo foi feito em computador!!! As imagens não são como vemos, têm que ser editadas para ficarem parecidas com a luz visível!!!

Gyver, todo objeto celeste tem rotação, inclusive os buracos negros. As estrelas de nêutrons, por exemplo, podem girar várias vezez por segundo.

9. Como os ignorantes subestimam a inteligencia humana…
    Medem todos com a propria régua.

10. Como pode existir pessoas ainda céptica com relação a ida do homem a lua..
    Acreditar que tudo não passa de uma armação..

11. A nasa eh uma farsa mesmo, depois da grande mentira do homem ir à lua agora este vídeo montadoem computador, tudo cientificamente montado, até onde irão enganar o ser humano com estas ladaínhas.

12. No video do lado direito em baixo tem um numero 360, do lado esquerdo dele tem um CC(caso ele esteja cinza clique nele se tiver vermelho não cliquem), coloquem o mouse sobre ele e cliquem traduzir legenda, procurem por Português — Português(eu sei é o portugues de portugal mais se escreve quase igual) cliquem ok e assistam comlegendas XD.

13. SÃO AS MARAVILHAS DA CIENCIA..
    Agora já teremos um melhor entendimento sobre as tempestades no Sol e poderão evitar problemas graves aqui na Terra.
    Parabéns por mais este passo alcançado.
    Obrigada NASA
    Luinha

14. Interessante, eu nunca imaginava ver o sol desta Forma,
    Parabens Hypescience pela ótima matéria! /palmas

15. Embora não tenha entendido bulunfas,achei interessante o comentário do Herman que entendeu tudinho.