Pesquisa com ondas de rádio pode dizer quando a luz começou no universo

Publicado em 21.12.2010

O universo primitivo passou por sua própria idade das trevas antes das primeiras estrelas serem formadas e emitirem a primeira luz. Agora, os astrônomos estão tentando desvendar esta primeira época para descobrir quando e de que forma isso aconteceu.

O período em que as primeiras estrelas do universo se formaram e começaram a brilhar é chamada de época da reionização. Os astrônomos acreditam que isso ocorreu em torno de algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang ter posto o universo em movimento 13,7 bilhões de anos atrás.

Porém, os pesquisadores gostariam de reconsiderar essa estimativa. Antes dessa época, o universo era feito principalmente de gás hidrogênio, aproximadamente uniforme. Realmente não havia nenhuma luz sendo gerada.

Então, ondulações leves desse hidrogênio fizeram com que áreas densas se juntassem a gravidade, eventualmente acumulando massa suficiente para se colapsar em estrelas e começar a fusão nuclear.

A radiação emitida por estas estrelas interagiu com o gás de hidrogênio residual em torno delas, excitando os átomos de hidrogênio e expulsando seus elétrons, criando íons de hidrogênio carregados positivamente. Daí o nome “época de reionização”.

Ainda assim, os detalhes de como e quando isso aconteceu são desconhecidos. Ninguém sabe quando as primeiras estrelas foram formadas.

Até agora, tem sido difícil aprender sobre o universo jovem porque qualquer evidência é extremamente distante e fraca. Mas um novo estudo sobre ondas de rádio antigas trouxe esperanças para os pesquisadores.

Para investigar a história do universo, os cientistas construíram uma antena de rádio. Já que a identificação da luz através das primeiras estrelas e galáxias é tão difícil, os astrônomos tentaram um caminho diferente. Eles programaram o dispositivo para procurar gás de hidrogênio entre as galáxias, o que teria emitido um sinal de rádio característico.

Então, eles procuraram evidências de como este sinal poderia ter mudado ao longo do tempo, devido ao surgimento de galáxias e estrelas que tinham o gás ionizado. Eventualmente, quando todo o gás fosse ionizado, o sinal de hidrogênio neutro se apagaria.

Segundo os pesquisadores, a experiência foi projetada para descobrir se a formação das estrelas foi rápida ou não. Como eles não detectaram qualquer alteração, isso significa que demorou mais do que cerca de 3 a 12 milhões anos para as galáxias e estrelas se formarem, e a reionização ocorrer.

Essa medida está em consonância com a maioria dos modelos do início do universo. Porém, continuam existindo muitas teorias, de forma que a pesquisa não ajudou a eliminar suposições.

Os avanços reais devem vir em breve, quando os cientistas forem capazes de refinar a concepção dos instrumentos e procurar uma ampla gama de frequências de rádio. O trabalho é muito recente, e os pesquisadores ainda tem que testar as principais teorias. [LiveScience]

1. Olá, André Luiz ! Pelo nome que você tem, não deveria pensar
    assim ( quem já leu a obra de Chico Xavier, sabe ) a ciencia é
    progressiva ! Você conhece a históra de Galileu Galilei? Ele
    foi condenado por afirmar que a terra girava em torno do sol.
    Há mais ou menos 500 anos, pensava-se que a terra era plana.
    Acada dia um novo “MISTÉRIO” é explicado cientificamente,
    apezar das religiôes que cultivam dogmas absurdos, para manter
    seus fieis na ignorância. liberte-se deste preconceito e você
    vai evoluir bastante.

2. Peço escusas pela observação acima. Só agora os Anúncios migraram para a parte inferior do texto possibilitando a leitura. Grato!

3. Sugiro aos técnicos do site reposicionarem os Anúncios do Google, pois estão encobrindo parte do texto e dificultando a leitura. Grato!

4. pois é andré luiz, vamos deixar a cabeça só para enfeite nõ utilizem a mesma…. vamos parar de questionar e evoluir, pena que nossos ancestrais estudaram e conseguiram desenvolver a tecnologia que temos hoje, que permite um macaco igual a vc a dar comentários a sites cientificos lol

5. Quando a luz começou? rsrsrs… Talvez nunca descubramos como começamos, querem descubrir quando começou a luz? Isso ocorre quando ciência e ficção científica se misturam.

6. pra quem acha que a ciência nunca terá respostas para o que aconteceu no início do universo( p.ex. como ele surgiu), más notícias…explosões de raios gama, fundo cósmico de neutrino, telescópios Planck, James Webb,VLT, análises de ondas de radio e gravitacionais, junto com modelos e programas computacionais cada vez mais elaborados estão chegando lá…

7. Querer aprender mais sobre a origem das coisas nunca foi cômico… é isso o que nos liberta dos dogmas ridiculos e comicos das falsas religiões.

É graças a essa busca pela verdadeira informação que hoje temos uma medicina que permite ao ser humano uma qualidade de vida maravilhosa.

8. Este site é bom, mas não é democrático. Eu só dei minha opinião. Não aceito teoria nenhuma, o ser humano deveria reconhecer a sua insignificância. Agora querem saber como a luz começou no universo? É cômico.

9. Isso jamais será possível. Os cientistas deveriam se conformar, eles sabem que nunca desvendaremos os mistérios do universo, pois ele está muito além da nossa compreensão.

m82a