Pessoas atraentes são também mais egoístas

Publicado em 18.08.2011

Uma nova pesquisa confirmou aquilo que sempre suspeitamos, desde a escola: as pessoas mais belas e atraentes são mais “malvadas” do que as que têm a aparência média normal. Por isso, nada de ficar se remoendo ao lembrar que a menina mais bonita do colégio te deu um fora.

Pesquisadores fizeram um experimento com diversas pessoas. Em uma espécie de jogo, os participantes podiam escolher cooperar com os outros ou os ignorar para obter benefício próprio maior. Eles descobriram que as pessoas com rostos mais simétricos foram mais propensas a pensar nelas mesmas.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas com rostos simétricos tendem a ser mais saudáveis e atraentes. Por isso, elas também são mais autossuficientes e têm um incentivo a menos para ajudar os outros.

Basicamente, as pessoas muito bonitas não precisam ser legais, porque podem fazer coisas por elas mesmas através da superioridade genética – ou apenas levar outras pessoas (possivelmente impressionadas com a beleza) a fazer algum trabalho para elas.

Se ser uma pessoa sedutora pode tornar alguém mais cruel e egoísta, também pode facilitar o enriquecimento. De acordo com um estudo, homens que tiveram uma menor tendência a ajudar e cooperar com os outros conseguiram 18% mais dinheiro do que os colegas que não foram contemplados com um belo rosto e corpo. Para as mulheres, a diferença foi modesta, de apenas 5% – mas ainda assim, as atraentes recebiam mais do que as mulheres de aparência comum.

É possível que o fato das pessoas mais atraentes ganharem mais dinheiro tenha a ver com o egoísmo. Por isso, muitas empresas estão instituindo programas para treinar seus funcionários – ser sexy não conta, e sim conseguir trabalhar em grupo de maneira positiva.[Jezebel, Foto]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

28 Comentários

  1. É por isso, que muitas pessoas estão ficando doentes… investindo tudo em estética p ficar mais bonita(o)porque td na vida fica mais facil, amizades, amor, trabalho….Confesso já fui muito egoísta sim, achando q o mundo gira em meus pés..que os carros tinham q parar p eu poder passar..realmente dependo da avenida para mesmo.hehe

    Thumb up 0
  2. Sobre ser inteligente acima da média, como se define gjhfjh, não sei se está aplicado ao uso da ortografia: ” Já que por trazer mais “caus” que benefícios” e “há” não ser.. (imagina se estivesse na média….)

    Thumb up 1
  3. Geralmente quem é feio/feia é que reclama de pesquisas como essa.
    Acredito nisso pois sempre utilizei a sedução, tanto com mulheres quanto homens para conseguir as coisas.
    A sedução não precisa ser para sexo, ela pode ser uma forma de se destacar oferencendo a atenção de uma pessoa bonita e, em troca, essa pessoa ganha popularidade e status de “ser interessante” para outras pessoas.
    É claro que isso tudo tem um custo: O bonito está ao seu lado enquanto o feio puder oferecer algo.

    Thumb up 3
    • É “Lindão” cada um ganha a vida como pode…

      kkk

      Thumb up 11
  4. li um artigo na internet na semana passada em que dizia que as mulheres de olhos azuis tem mais facilidade para encontrarem parceiros para casar.No entanto por outro lado vi um filme alguns anos atrás sobre o ciúme que nunca esquecerei e este tema viria agora ao caso pois as mulheres muito bonitas tem em geral que enfrentar e lidar com o ciúme do parceiro durante anos a fio,sao espancadas muitas vezes no rosto até ficarem quase irreconhecíveis,e o pior que muitas por vergonha ou medo nao denunciam.Quer dizer tudo nessa vida tem seus prós e contras.

    Thumb up 2
    • Meu Deus, quer dizer então que todas de olhos azuis que se casarem vão apanhar do marido?
      Pra mim quem bate em mulher é viado, porque se gostasse de mulher mesmo, nunca ergueria nem a mão!

      Thumb up 13
    • “O macho que consegue se acasalar com a fêmea que considera atraente ou que lhe proporciona algum tipo de vantagem em relação às outras da mesma espécie, seria um vencedor.
      Mas mesmo o corpo humano sendo um mostruário e a máquina que nos permite fazer tudo o que conseguimos realizar; nosso corpo também pode terminar se transformando numa prisão sem chance de fuga.
      Pois o grande problema dos que são superados pelos seus concorrentes, se tornam obsoleto ou têm que vegetar dentro de alguma carcaça que se tornou repulsiva seria o agravante de que o indivíduo que teve o azar de nascer ou de se tornar um “não atraente”, só morrendo se livraria do corpo que o atormenta.”

      Isso é bem típico do pensamento vazio de nossa sociedade atual espetacularizada, onde o corpo se tornou uma moeda de troca, um letreiro em neon anunciando quem “somos” e a sua beleza e “perfeição” passou a ser o grande valor com o qual medimos o nosso sucesso.

      Dá pra entender, então, essa busca obssessiva e neurótica pelo vigor da juventude perdida, independente da idade real.

      No entanto, em uma sociedade que está ficando cada vez mais velha, manter-se nessa linha de raciocínio (se é que podemos chamar esse ponto de vista infantil de raciocínio) nos tornará a todos inevitavelmente “perdedores”, quando o viço da juventude nos deixar.

      Realmente, é muito triste isso.

      Thumb up 3
    • viu como pessoas assim como ele são egoistas e se acham superiores! tem gente que se acha mais inteligente que grandes cientistas, e vc é uma delas

      Thumb up 1
  5. nossa…. quer dizer quem é feio n tem chance de acasalar, balela… tm cada homens lindos e maravilhosos casados com mulheres dragão.Eae onde fica as lindas e maravilhosas que so elas tem chance? vamos rever esse conceito ae!!!!!!!!!

    Thumb up 4
  6. Prosopopeia pra acalentar bovino!

    E a educação que vem de casa não conta não?
    pura generalização!
    o/
    Avisam a estes “cientista” que toda generalização, é tola!!!

    Thumb up 13
  7. Simetria facial é um dos fatores mais decisivos no quotidiano. Dois colegas de trabalho receberam promoção/proposta superior de trabalho apos cirurgia para acertar o nariz torto, incrivel….

    Thumb up 5
  8. Deixe-me ver se entendi… os cientistas estão expondo os fatos desta matéria em simples “jogo” e suposições??? Absurdo!!!

    Thumb up 2
  9. Pois é, beleza não é superioridade genética, muita gente linda que morreu cedo porque era estúpida/tapada ou pq desenvolveu doença genética. a beleza é um mero resultado de combinação de caracteres físicos esteticamente agradáveis.

    Thumb up 7
  10. Putz tenho uma prima que é linda, mas ela realmente é mau caráter, dissimulada e sempre usou a beleza pra conquistar a confiança dos outros. Mas claro que não podemos generalizar né?

    Thumb up 8
  11. “Superioridade genética”?? Quem disse que as pessoas que possuem rosto mais simétrico, ou são mais saudáveis são superiores geneticamente? Vamos tomar cuidado com as expressões utilizadas.

    Thumb up 23
    • “pessoas com rostos simétricos tendem a ser mais saudáveis”

      A superioridade é nesse sentido.

      Thumb up 2
  12. Curioso. Os mais ricos da lista da Forbes são feios. Beleza e sucesso não são necessariamente dependentes um do outro.

    Thumb up 17
  13. AS PESSOAS LINDAS EXTERIORMENTE TEM MESMO ESSA TENDENCIA (NÃO É REGRA), POREM NÃO CREIO TUDO SEJA MAIS FACIL PARA ESSAS PESSOAS. E OUTRA COISA, A BELEZA FISICA DE HJ NÃO SIGNIFICA A BLZ FISICA DE AMANHÃ. EU CONHEÇO MTAS PESSOAS DA MINHA GERAÇÃO QUE ERAM LINDAS NA MOCIDADE, HJ…. MELHOR NEM DIZER….

    Thumb up 5
    • claro por isso são egoistas xD

      Thumb up 4
    • boa, concordo plenamente com você

      Thumb up 2
  14. Então você se pergunta, se o meu desenvolvimento não vincula o alheio de forma negativa, o que poderíamos chamar de sucesso, sem um fator “x” de comparação? Simples! vincular-se-ia ao estado atual e à uma capacidade de imaginar o estado futuro através de cálculos, através de deduções… Se a evolução voluntária da espécie humana apenas fosse baseada nisso, e não também na inveja, nossa biologia não seria uma destruidora da própria espécie… ela não é totalmente, mas é em parte, e as conseqüências podem ser vistas. Nós queremos ou não ser uma existência evoluída, que transcende as regra iniciais (desnecessárias) da biologia?

    Thumb up 2
  15. Sentir raiva de alguém por ser melhor que você em tudo ou em alguma coisa, não faz sentido algum, acredite! agora tente entender sozinho(a)… Essa “amarração” entre meus bens e os seus bens não devia existir, por trazer mais caus que benefícios pra espécie humana. Espero que essa característica primitiva seja extinta, não parece que isso vai acontecer, ás vezes…. Quando a busca do ser humano pelo melhor envolve a interrupção alheia, é fácil perceber uma falha biológica… Quando o ser humano poderia buscar sua evolução isoladamente ou em conjunto sem vinculo algum com o impedimento do outro, isso funcionaria.

    Thumb up 5
  16. O sentimento de “erro” (quando alguém manifesta sua admiração por si mesma) pode ser racional quando se foca na intenção de trazer com isso, mesmo não sendo normal, um sentimento de inferioridade relacionada ao alheio, o problema aqui é a intenção de ofensa. Mas essa intenção não deveria fazer sentido já que o meu sucesso não vincula quem você é ou “deixa de ser”… se isso for percebido e mesmo assim as pessoas continuam sendo arrogantes com quem tem ótimas qualidades, é porque não merecem crédito e realmente não merecem consideração… Esse fato, na certa, gera um processo de “egoísmo aprendido” nas pessoas mais bonitas, já que elas não ficaram bonitas de um dia pro outro… e precisam, como qualquer ser humano, entender o social até a fase adulta. Não é difícil perceber né?!!!!
    Vou tentar explicar melhor….

    Thumb up 1
  17. Eu sou muito bonita e atacada com frequência pelas outras pessoas em tudo que faço, também sou mais inteligente que a média e, talvez, por isso eu consiga ver como acontecem as tentativas movidas por sentimentos de inveja, não apenas comigo. Pessoas mais inteligentes são logicamente mais autossuficientes e pessoas bonitas são mais visadas em quase todas as situações das quais participam e isso não cria um “mar de rosas”, a MAIORIA das pessoas (COMUNS) não costuma aceitar tipo algum de superioridade em seu meio, não importa se for beleza, inteligência, reputação, etc…. uma pequena prova disso é que autoelogios são sentidos como errados, já no início desse texto algumas pessoas devem ter se incomodado…. mas, acredite, não quis te ofender, não seja irracional. A maioria das pessoas são mediocres e competitivas, fazem tempestades em seus copos d’água suja rs, e você sendo o foco é participante involuntário. Não sei se seria polêmico se fosse publicado, mas o tratamento social que pessoas que se destacam positivamente recebem é áspero e podem torná-las menos sensíveis quanto aos outros e mais omissas quanto a si mesmas, por não ser necessário, agradável e nem frutífero, compartilhar assuntos pessoais com os outros. Tratar um assunto de acordo com preferências tem grande probabilidade de falhar, há não ser que se prefira buscar a verdade, algumas pessoas são assim. Não dá, em hipotese alguma pra evoluir se segurando nas mentiras que consolam, porque são mentiras, não são geradoras de coisa alguma, são vazias….

    Thumb up 4

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!