Pessoas com olhos azuis são vistas como menos confiáveis

Publicado em 14.01.2013

Segundo um novo estudo publicado no periódico PLOS ONE, a cor dos olhos, que por sua vez está relacionada a características faciais, pode influenciar nossa percepção de confiabilidade.

Isso significa que pessoas de olhos castanhos são vistas como mais confiáveis do que pessoas de olhos azuis, por exemplo.

A pesquisa

Os pesquisadores da Universidade Charles, em Praga (República Tcheca) pediram que 238 estudantes universitários, com idade média de 23 anos, olhassem fotografias faciais de 40 mulheres e 40 homens e os classificassem como mais ou menos confiáveis.

A cor dos olhos teve um efeito significativo: os rostos de olhos castanhos foram percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis.

A morfometria geométrica, por sua vez, revelou correlações significativas entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Assim, o formato do rosto também demonstrou um efeito significativo sobre a percepção de confiabilidade, mas apenas para rostos masculinos.

Para determinar se esta percepção estava sendo influenciada principalmente pela cor dos olhos ou pelo formato do rosto, os cientistas recoloriram os olhos nas mesmas fotos faciais masculinas e repetiram o teste.

Desta vez, a cor dos olhos não teve efeito sobre a confiabilidade percebida. Sendo assim, os pesquisadores acreditam que, embora os rostos de olhos castanhos sejam percebidos como mais confiáveis do que os de olhos azuis, não é a cor dos olhos em si que causa a forte percepção de confiabilidade, mas sim as características faciais associadas com olhos castanhos.

“Não é a cor dos olhos, mas o formato do rosto associado com a cor dos olhos que causa a maior percepção de confiabilidade”, disse o principal autor do estudo, Karel Kleisner.

Em geral, os rostos julgados como mais confiáveis eram mais estreitos, com olhos maiores, queixos maiores, sobrancelhas mais proeminentes e bocas mais amplas com lábios orientados “para cima”. Essas características são associadas com olhos castanhos. Segundo Kleisner, elas dão uma cara de bebê ou aparência alegre às pessoas, o que talvez faça os outros as perceberem como mais confiáveis.

Por outro lado, olhos azuis tendem a ser menores; assim, os rostos dessas pessoas são mais “pontudos” e suas sobrancelhas mais distantes.

Mas, apesar de serem vistas como menos confiáveis, pessoas de olhos azuis podem ter algo a seu favor – pelo menos no norte da Europa. Os olhos azuis são muito comuns nessa parte do mundo, provavelmente porque são considerados mais atraentes, diz Kleisner. A preferência para os olhos azuis pode “compensar” a percepção de falta de confiabilidade.

Veja o artigo completo sobre o assunto publicado na PLOS ONE (em inglês) aqui.[NBCNews, HuffingtonPost]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. Continuando o comentário anterior, é como se eu me sentisse como um objeto admirado, em que as pessoas observam, pegam e tocam, e até mesmo elogiam, mas ninguém quer levar para casa. Isto acontece, apesar de eu ser totalmente confiável, de bom caráter e formação (pós-graduado), trabalhador e honesto. Mas parece que as garotas me enxergam como um oportunista e ninguém me dá uma chance de mostrar o meu valor como homem. Seria culpa dos meus olhos? Ou do formato do meu rosto? Talvez sim!

    Thumb up 2
  2. Embora os resultados da pesquisa não comprovem o que o título afirma, talvez exista embutida alguma verdade no que se refere à percepção que as outras pessoas têm dos que possuem olhos azuis. Meus olhos são azuis e, apesar de eu me considerar um homem bonito e atraente (loiro, 1,75m e olhos azuis), nunca tive sucesso em meus relacionamentos. No início do flerte, as mulheres até demonstram interesse e simpatia por mim, às vezes até consigo marcar encontros etc., mas depois, do nada, elas desistem

    Thumb up 1
  3. Deveriam, também, analisar nos testes a pessoa que julga, por exemplo, qual a porcentagem de julgadores de olhos azuis que consideraram pessoas de olhos azuis menos confiáveis? Acredito que isso tenha influencia.

    Thumb up 4
  4. Fotografias ñ mostram as verdades, como caráter, comportamentos , aptidões e preferencias de uma pessoa. Como pode uma universidade perder tempo em uma pesquisa tão boba , isso é preconceito, bulling, uma foto nunca é a realidade do q realmente somo. Vivemos tempos de fotoshop.

    Thumb up 4
  5. Concordo com a pesquisa, pessoas com olhos azuis tem mais cara de ” mau” ou arrogante, e tbm nao confiavel, achei que era so eu que pensava assim, a pesquisa acertou o obvio!

    Thumb up 4
  6. Queridos é só uma pesquisa. Nada mais que isso e não desmerecem vocês em nada.
    Vocês são o que são (pessoas com personalidade, caráter e etc) e isso independente de qualquer característica física e vocês sabem disto.
    Olhos azuis são lindos, tanto quanto os castanhos, pretos, verdes…
    O legal destas pesquisas é saber o quanto esses pesquisadores se contradizem o tempo todo rsrs, eu me divirto!
    E viva o olhar rs, independente de que cor forem os olhos!!!!

    Thumb up 11
  7. Natasha Romanzoti, autora deste texto, teve a infelicidade de ofender levianamente as pessoas que têm olhos azuis e me incluo nesta lista. Mude o título preconceituoso, cara jornalista e faça o seu trabalho de forma mais digna.

    Thumb up 4
  8. To desconfiado que quem escreveu isso é escritor da revista Superinteressante..
    Títulos tendenciosos que dizem uma coisa que não está escrito.

    Inveja de quem não tem olho azul :p

    Thumb up 7
  9. O título é bem tendencioso,mas serve pra chamar a atenção,é uma técnica que muitos usam pra fazer pessoas como eu e você lerem tudo e depois pensar exatamente isso:-não tem nada a ver o título com a matéria !-

    Thumb up 14
  10. Ta mau heimm , vocês deveriam ter vergonha de colocar coisas assim em uma pagina que parece ser seria ! Tomara que alguém de olhos azuis processe quem fez essa babozeira !

    Thumb up 10
  11. Não gosto desse tipo de pesquisa que associa coisas complexas como confiabilidade com causas simples e desconexas como formato do rosto. Antes de chegar a uma conclusão estatística deve-se entender as causas, caso contrário é só uma coincidência de números sem prova. Para mim o método estatístico pode ser tido como indício não como prova, a prova está associada a causa e envolve muito mais do que isso. Não li o artigo para dizer se esse é o caso do estudo, nem vou ler pois não me interessa, mas a reportagem deixa a entender isso.
    Outra coisa, trecho tirado da própria reportagem: “Não é a cor dos olhos, mas o formato do rosto associado com a cor dos olhos que causa a maior percepção de confiabilidade”, disse o principal autor do estudo, Karel Kleisner.
    Por favor mudem o título da notícia.

    Thumb up 32
    • O título sensacionalista induz a algo que o texto não confirma. Há uma grande diferença entre “Pessoas com olhos azuis são “menos confiáveis” (título da matéria) e “Pessoas com olhos azuis transmitem menos confiança para teceiros”, que é o que o estudo mostrou.

      Thumb up 3
    • coincidencia de numeros? a materia não disse que as pessoas ali são menos confiaveis, ela disse que são VISTAS PELOS OUTROS COMO MENOS CONFIAVEIS.
      ler que é bom ninguém quer!

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
stomach-pump
Implante remove alimento do estômago logo após as refeições

O AspireAssist funci...

Fechar