Petição: ajude o Brasil a livrar-se de uma prática ilegal que pode extinguir os tubarões

Publicado em 29.06.2011

Nós já falamos sobre finning aqui. Essa prática consiste da pesca ilegal de tubarões para obter exclusivamente suas nadadeiras.

Em todos os oceanos, cerca de 70 milhões de tubarões são mortos todo ano para abastecer o ávido e lucrativo comércio mundial de nadadeiras de tubarão.

Depois da captura e corte das nadadeiras do tubarão, os pescadores o atiram de volta ao mar. Muitas vezes vivo, mas brutalmente aleijado, o animal afunda e morre, comido por outros peixes ou apodrecido.

E pra quê servem essas nadadeiras? Elas abastecem o mercado chinês para produção de sopa de barbatana de tubarão, tradicional prato da culinária chinesa considerado afrodisíaco e símbolo de status.

A “crença” de que partes de animais podem trazer benefícios à saúde do homem ou curar suas doenças é comum no Oriente. Porém, não se pode justificar tamanha crueldade com os animais através de uma cultura.

Pior ainda: se você acha que, porque tem a ver com a China, o Brasil está fora dessa, está enganado. Um recente estudo que analisou nadadeiras de tubarões à venda em Hong Kong (um dos maiores mercados no mundo, onde a barbatana de tubarão pode custar até R$ 1.110 o quilo), concluiu que 21% das nadadeiras vinham do Oceano Atlântico Ocidental, área que inclui o Brasil.

Ou seja, existem pescadores no Brasil, como há em outros 120 países, participando da pesca ilegal e do tráfico de barbatanas de tubarão.

O Brasil (Portaria do Ibama nº 121/1998) proíbe que as carcaças de tubarões dos quais tenham sido removidas as barbatanas sejam jogadas de volta ao mar. O país somente permite o transporte a bordo ou o desembarque de barbatanas em proporção equivalente ao peso das carcaças retidas ou desembarcadas.

O peso total das barbatanas não pode exceder a 5% do peso total das carcaças. Nos desembarques, todas as carcaças e barbatanas de tubarões devem ser pesadas. A legislação é boa, mas de difícil emprego, controle e fiscalização. Será que funciona?

A pesca para obtenção das barbatanas de tubarão é uma ação predatória: é insustentável e está ameaçando seriamente a sobrevivência das populações de tubarões. 43% das espécies de tubarões em nosso litoral já estão ameaçadas de extinção. Se nada for feito, dezenas de espécies, cujas populações declinaram em até 90% nos últimos 20 anos, estarão extintas nas próximas décadas.

SE VOCÊ NÃO APOIA ESSA ATITUDE CRUEL E GOSTARIA DE AJUDAR A PROTEGER O ECOSSISTEMA MARINHO BRASILEIRO, ASSINE A PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA A PRÁTICA DO FINNING NO PAÍS.

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. Tem lugar que arranca os braços do tubarão o rabo e as costas e solta ele pra ele morrer isso é rovoltante quero fazer isso com eles tambem isso é covardia

    Thumb up 2
    • o que eu acho engraçado é nos brasileiros nao podemos comer a carne da baleia mas osjaponeses podem que dizere que nos estamos deixando de comer para encher a barriga dos japoneses acho isso umaq tremenda sacanagem.

      Thumb up 0
  2. E a maior parte desse produto é levado para a Ásia,culpa só do Brasil?Não,é igual a proibição da extração de mogno aqui,porém quem recebe a maior parte da madeira ilegal é O ESTADOS UNIDOS!E LÁ NÃO É ILEGAL!COMO PODEMOS PROIBIR ALGO AQUI SE NO PÁIS QUE RECEBE O MATERIAL ILEGAL NÃO É PROIBIDO!?
    Realmente é ridículo!E ainda tem os sacanas para apoiar e adorar certos países como o Estados Unidos e a China.Na China tortura de animais é piada sabiam?(Prova disso é eles mantendo os peixes vivos na hora de colocar dentro de panelas de água fervendo)E no Estados Unidos quase não há florestas e a tendencia é a invasão das áreas que sobram.O resultado?Os animais entram nas casas que estão NO TERRITÓRIO DELES,e acabam acuados pelos humanos o que pode gerar a morte de uma pessoa.E depois colocam a culpa no animal,na total ignorância da mente entupida de gordura trans dos norte americanos eles acabam matando esse animal,com um temor irracional de que ele venha atacar outro humano.

    Thumb up 5
  3. “Depois da captura e corte das nadadeiras do tubarão, os pescadores o atiram de volta ao mar. Muitas vezes vivo, mas brutalmente aleijado”

    A que ótimo, porque não corta as penas e os pés um dos outros
    e faz uma arte para que possa ter lucro?
    Eu odeio tudo referente a maus tratos de animais.
    Me da uma raiva suprema.
    Temos que criar uma campanha
    “Animais não se come, não se veste”

    Thumb up 17
  4. É revoltante olhar tantos animais mortos por um capricho. O mundo continua sendo tão injusto por falta de educação e amor. Admiro quem tenta fazer algo para melhorar, como o autor do abaixo-assinado e meios de informação educativa como esse site.

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
Os 10 mais procurados pelo FBI

Conheça os nomes e c...

Fechar