7 aves assustadoramente inteligentes

Por , em 5.07.2013

Para a surpresa daqueles que só se lembram de papagaios e pombos-correio quando se fala de inteligência de aves, preparamos uma lista com 7 que se destacam, seja na capacidade de usar ferramentas, seja na habilidade de caça.

7. Cacatua

Em experimento divulgado recentemente, pesquisadores da Europa desafiaram 10 cacatuas não treinadas a abrir uma caixa que tinha cinco fechaduras diferentes – a recompensa era uma noz. Um dos animais conseguiu abrir a caixa em menos de duas horas sem ajuda; os outros também conseguiram, embora tivessem observado um companheiro mais habilidoso ou analisado as fechaduras separadamente para poder aprender. Mesmo quando os cientistas modificaram o desafio (tirando uma trava ou mudando a ordem das outras), as aves conseguiram resolvê-lo.

6. Corvo-da-nova-caledônia

Considerada uma das espécies de ave mais inteligentes do mundo, esse corvo é capaz de usar ferramentas simples (como gravetos) para alcançar alimentos – uma habilidade que não é encontrada em outros não primatas. Um estudo realizado na Universidade de Oxford (Reino Unido) mostrou que o corvo-da-nova-caledônia consegue até mesmo modificar uma ferramenta (no experimento, duas aves tinham que usar um gancho de arame para alcançar um alimento dentro de um pote; quando o primeiro corvo “roubou” o gancho, o segundo dobrou um pedaço de arame que tinha por perto, para substituir a ferramenta perdida).

5. Calau-africano

5
Até onde se sabe, o calau-africano é um dos únicos animais capazes de compreender a linguagem de outra espécie. Pesquisadores da Universidade de St. Andrews (Reino Unido) descobriram que o calau entende os chamados do macaco-diana, que emite um alerta específico para cada tipo de predador que encontra. Ao ouvir um alerta que indica a presença de uma águia, a ave foge; quando o alerta se refere a um leopardo, porém, ela continua onde está, já que entende que não está sob ameaça.

4. Gaivotas

gaivota roubando sorvete

Mergulhar de grandes alturas para capturar alimento não é tarefa simples e, para o azar de peixes e turistas em regiões costeiras, as gaivotas fazem isso muito bem – não importa se o alimento em questão é um peixe ou um sorvete.

3. Cormorão

3
Por falar em habilidade de caça, o cormorão vai ainda mais longe que as gaivotas, mergulhando até 46 metros debaixo d’água em busca de suas presas, uma habilidade extremamente rara entre aves – que normalmente pescam pouco abaixo da superfície do mar. Uma câmera nas costas deste animal capturou o impressionante mergulho:

2. Pega-rabuda

PICA PICA
Comum na Ásia, na Europa, na América do Norte e no norte da África, esse pássaro tem a fama de “mão leve”, pois rouba sem dificuldade objetos coloridos e brilhantes.

1. Abutre-do-egito

Essa ave é conhecida por se alimentar de ovos de avestruz e por usar uma ferramenta para isso. Como a casca desses ovos é extremamente resistente, o abutre-do-egito usa uma pedra que encontra por perto para “martelar” o ovo até quebrar sua casca.[Phys.org, Hypescience (1), Hypescience (2), BBC, Dallas Zoo, National Geographic]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

13 comentários

  • Edmar Junior:

    Essas são adestradas pela natureza. Muito foda!
    o corvo é o melhor de todos, além de ser uma ave super bonita

  • Sidney de Souza:

    Acho interessante os comentarios do povo, cheios de culpa pelo fato do ser humano ser mais fodão que esses animais.

  • Taís Gaspar:

    Os seres humanos tem o péssimo hábito de achar que somos os únicos com “inteligência” a prova do equívoco esta ai, os animais são incrivelmente inteligentes e usam dessa inteligencia apenas para a sobrevivência e não para passar por cima de seus semelhantes, isso sim é ser racional 😀

  • aaanjr57 .:

    Qual é a ave mais inteligente do mundo?

    Definitivamente o corvo. São aves que têm um complexo sistema social. Acasalam para toda a vida e estabelecem amizades. São aves cantoras; usam o canto para conquistar a fêmea e afastar outros machos.

    Conseguem brincar e divertir-se, o que já um sinal que revela a sua inteligência. No seu habitat natural, os corvos alimentam-se das carcaças de animais mortos. Tal como outros animais, enterram a comida para ser utilizada em tempos difíceis.

    Só que o fazem de forma mais elaborada do que os outros. São capazes de fazer esconderijos falsos para despistar os outros corvos que pretendem desenterrar a comida.

    Testes feitos em cativeiro são reveladores da capacidade destas aves para resolverem problemas e até utilizarem um computador com écran táctil.

    Também nas cidades já deram provas da sua argúcia: os corvos agarram nas nozes, deixam-nas cair das alturas em cima das passadeiras dos peões, esperam que os pneus dos carros lhes quebrem a casca ao passarem-lhes por cima, e depois quando o sinal fica verde para os peões, atravessam com eles as passadeiras e vão recolher o miolo das nozes.

  • Biel Santos:

    Incrível!! mas como o amigo disse ali, também acho que o corvo deveria ganhar o primeiro lugar! mas gente, e o papagaio? =/

  • Bruno Kaiser:

    post errado nesse o corvo ta em 6 mais https://hypescience.com/animais-mais-inteligentes-do-mundo/
    ele ta em terceiro isso que é de todos animais menos primatas

  • Malforea Shin:

    Na verdade acredito que os humanos conseguem fazer tantas coisas devido à liberdade de movimentos que seu corpo possibilita. A maioria das outras espécies não possui essa habilidade, e por isso não desenvolveu muito esse lado. O corpo dos cães, por exemplo, não permite que segurem algo com as patas ou mesmo abram as pernas para os lados. Tivemos uma sorte enorme ao sermos capazes de fechar as mãos em forma de pinça, possibilitando segurar com firmeza as coisas. Se tivéssemos o corpo limitado como o de uma tartaruga , por exemplo, dificilmente poderíamos inflar nosso ego, nos considerando o suprassumo da inteligência.

  • abcdalmeida@gmail.com:

    Esqueceram-se, lamentavelmente, dos pombos-correio: uma das aves mais inteligentes que já tive a oportunidade de cria-las. Esta prática da criação do pombo-correio chama-se COLUMBOFILIA. Os pombos-correio, uma vez colocados em liberdade, retornam para suas casas, seus viveiros, mesmo estando distante deles ha mais de 1000(mil) Kilometros, e muitas vezes, no mesmo dia !!!. Lamentavelmente esqueceram-se de incluí-los dentre as aves mais inteligentes do planeta.

    • Jean Carvalho:

      É que o pombo-correio não é a única ave q voa de volta para seu habitat, outras aves fazem isto também…

  • Islan Victor Oliveira:

    Acho que o corvo deveria ter ganhado uma posição melhor porque além de usar ferramentas ele também consegue fazê-las.

    • Anderson Thiago:

      Pra mim, o Cormorão é o mais fera, por fazer o mergulho e ficar um bom tempo lá embaixo pescando… Na sequencia, o corvo, por sua inteligência espetacular… e a Cacatua… mas tem outra ave bem interessante também, que voa e joga pedra lá de cima… mas não achei na internet. :/

    • Islan Victor Oliveira:

      O cormorão é realmente fantástico, porém a lista é de animais inteligentes e não de animais habilidosos. É como fazer uma lista de humanos inteligentes e colocar o Michael Phelps na frente do Stephen Hawking.

  • Henrique Cardoso:

    Ser humano na ignorância acha que é o único ser dotado de inteligência.

Deixe seu comentário!