Planeta fora do sistema solar possui condições para abrigar vida

Por , em 18.05.2011

Mais um capítulo da história “vida extraterrestre” está sendo escrito. Uma estrela anã vermelha a 20 anos-luz da Terra dá pistas do que seria o primeiro planeta efetivamente habitável fora do nosso sistema solar.

O planeta Gliese 581d está na borda externa mais fria da chamada “zona Cachinhos Dourados”, onde há condições para a existência de água líquida. Agora, um estudo sugere que sua atmosfera pode manter as coisas quentes o suficiente para a haver água.

O sistema também possui outro concorrente no quesito habitabilidade, o planeta Gliese 581g. Sua descoberta foi anunciada ano passado, mas ainda não foi confirmada (e tem sido questionada desde então).

Menos controverso, o Gliese 581d foi descoberto junto com o 581c em 2007. Embora ambos ocupem as margens da zona Cachinhos de Ouro, o Gliese 581c se localiza na borda interna, muito perto de sua estrela-mãe para conter água. A temperatura de sua superfície supera os mil graus Celsius.

Por outro lado, o 581d – planeta com massa cerca de seis vezes maior que a da Terra e duas vezes o seu tamanho – foi inicialmente julgado frio demais para abrigar água em estado líquido. No entanto, pesquisadores franceses refizeram simulações computacionais da atmosfera do planeta e agora alegam que as condições podem ser adequadas para oceanos de água líquida, assim como nuvens e chuva.

No entanto, o ar mais denso e a luz vermelha vinda de sua estrela-mãe faria do Gliese 581d um ambiente tenebroso e tóxico aos seres humanos.

Robin Wordsworth, um membro da equipe do Instituto Pierre Simon de Laplace, em Paris, considera os resultados mais uma prova de que a enorme variedade de planetas e ambientes ultrapassa de longe aquilo que vemos em nosso próprio sistema solar. “Essa é a primeira vez que modelos climáticos provam que um planeta é potencialmente habitável, e todos os observadores concordam que esse exoplaneta de fato existe”, comenta.

“O sistema Gliese é particularmente interessante para nós porque está relativamente próximo da Terra [20 anos-luz]. Com as futuras gerações de telescópios, nós seremos capazes de procurar vida em Gliese 581d diretamente”, completa Wordsworth.[BBC]

• Diogenes Luca:

Creio que a colonização do Sistema solar tornará o homem habilitado a colonizar qualquer planeta, asteroide o mesmo colonias artificiais fora do sistema solar. Certamente desenvolveremos até mesmo modificações geneticas se necessario para a colonização de outros mundos. O que ganhamos com isso? A perpetuação da especie e continuidade da vida no Universo

• Diogenes Luca:

Uma viagem a Gliese será possivel mas ja imaginaram que tipo de vida encontraremos lá? O ambiente que é tipico de filmes de ficção cientifica horror. Um clima esfumaçado denso com tenue luz vermelha. Criaturas neste mundo teriam sentidos muito melhores que os nosso para o ambiente. Por não haver noites mas uma tarde eterna ou madrugada eterna, os seres deste mundo viverão em tocas ou buracos para sua proteção e repouso que seria apenas uma suave desaceleração metabolica. Ciclo de vida rapido

• Diogenes Luca:

Atualmente são desenvolvidos foguetes de fusão nuclear por indução magnetica, o VASIMIR. Que permitirá a colonização do sistema solar. As experiencias com o espaço-tempo apenas iniciaram. A viagem em dobra espacial será uma realidade. Faremos fora da Terra o mesmo que um dia outros seres aqui fizeram. Descobriremos que a vida “sempre encontra um jeito para existir” sendo capaz de qualquer coisa para perpetuar-se e neste sentido a noção de Bem e Mal não faz qualquer sentido

• Hercules Lima:

Creio que não precisa ir muito longe para encontrar seres vivos em outros planetas. Praticamente, quase todos planetas do nosso sistema solar tem sinais da existência de seres vivos. Apenas, ainda não foram descobertos ou, se foram, as evidências não foram divulgados para população. Até na Lua há sinais de seres habitando ali. Pesquise sobre “anomalias em outros planetas próximos” ou “sinais dd vida no sistema solar” …

• karol:

daqui a algunsmilhoes de anos viajar para outros planetas sera como pegar um onibus para ir do outro lado da cidade de tão natural que sera!!

• Valdemar_2610:

O futuro da humanidade depende de povoar novos mundos
    a terra está lotada e haverá um dia que não caberá mais ninguém
    encontrar um planeta que possa abrigar vida será uma necessidade num futuro próximo

• jonathan:

se o gliese abrigar vida quer dizer que pode ser vida biologica (microbacteriana)ou,nao
    biologica ou seja robos ,etc…

• reload:

se isso fica a 20 anos luz, vai demorar muito tempo pra chegar lá, seriam gerações e gerações na nave…
    porém se um dia houver propulsores que viagem na velocidade daluz, aí sim, uma pessoa poderia chegar em 20 anos

• Verycrazy:

Com um novo telescópio eles podem ver ser tem vida la podem ver ser vivos, bichos, ets ou até mesmo humanos que é claro nascido la é acustumado com a atimosfera de la.

mas se tiver vida la no glieser 581g que eu acho possivel ja que parece uma copia da Terra, pra mim e pra todos eu acho vai ser o melhor descoberta do mundo

• . .:

e alguem ja experimentou tomar uma cerveja numa sombrinha la?

• Leonardo Cesar Cândido de Bitencourt:

nossa,mas pelo que sei,(tendo 9 anos de idade,agora,em 2011(mas ainda sei muita coisa!))é praticamente impossível isso,bem talvez não,porque tem vida congelada em Marte,mas fora isso,é impossível!

• Matheus Cardoso:

Bom, agora vc já deve ter 13 anos, e de ter um conhecimento relativamente bom em Astronomia, Leonardo. Saiba que isso não é impossível, é apenas improvável. Talvez haja vida, mas não como a conhecemos, ou seja, de outra forma. Talvez nem inteligente seja, talvez somente algumas bactérias. Creio que haja uma grande possibilidade de haver vida em outras partes do Universo. Na verdade, seria até uma forma de egoísmo, pensarmos que estamos sós.

até quando cientistas vão ficar divulgando isso ou aquilo que existe no universo? saber que existe todos sabem eu quero saber da interação com esse meio e ai fica difícil ora diga uma ida a lua que é bem ali e é um Deus nos acuda, QUANDO VOCÊS DESCOBRIREM ALGO REVOLUCIONÁRIO VOCÊS DIVULGAM(CIENTISTAS).

• jose ajosilaudof eliciano mendes:

os cientistas so revelam o que não interessa a eles, mas seria bom descobrir um planeta desabitado, e mandar toda população carceraria do mundo para habita-lo, queria ver o que era que ia dar.

JULIANE..COPIAR E COLAR NÃO FARÁ DE VOCÊ UMA INIMIGA,ESPERO!!
    ANALISEI TUDO E O QUE SE SABE É ISSO:
    O Telescópio Espacial Hubble bateu seu recorde anterior de distância observada e conseguiu detectar quatro galáxias a 13 bilhões de anos-luz de distância. As fotos dos objetos, apresentadas ontem no encontro anual da AAS (Sociedade Americana de Astronomia), mostram como eram as estruturas numa época em que o Universo era muito jovem, com apenas 700 milhões de anos.
    Fonte: Nasa/Folha de SP

Mas pode existir muita coisa além disso. O nosso universo pode estar dentro de um outro muito maior, e assim por diante. Eu acredito!

• Gerson:

q q tem a ver com a matéria?

• Juliane:

Gente, eu tenho uma pergunta: Quantos anos-luz a Nasa consegue atingir através dos computadores e telescópios que ela possui? Porque tipo, se 20 anos-luz eles consideram “próximo” da gente, o que significa longe (o limite) que nós conseguimos observar?

Deixando qualquer tipo de religiosidade de lado: será que a humanidade merece mesmo um futuro promissor ,ou está fadada á ser extinta aquí mesmo na Terra?
    Desde a revolução industrial ha apenas dois séculos,vemos o quanto o planeta paga para obtenção de energia e matéria-prima.Sem levar em conta a mão de obra.
    Não sou esquerdista,nem um capitalista selvagem. Porém a natureza humana não é lá aquelas coisas,para merecer chances em outro planeta, mesmo que fosse numa das Luas de Júpter.
    A natureza ja nos provou, que somos mesquinhos,destruidores e construímos vários artefatos caríssimos,apenas para entretenimento.Em quanto isso nos hospitais públicos pelo mundo….

Queria ter a oportunidade de um dia pelo menos ver, ou saber o que tem nesses outros planetas habitáveis. Como seria a vida e a parte química do planeta.

Para os que dizem que temos que cuidar do nosso planeta e falácias a parte, cada pesquisador na sua área. Um astrônomo não passa anos estudando os astros para depois dizer como salvar a nossa água ou a Terra… Apesar que o conhecimento de fora, pode trazer utilidades para aqui dentro.

• EltonP:

Beleza, só 20 anos luz? ótimo talvez uns 300mil anos com a atual tecnologia, ok… vou ser mais otimista 200 mil anos, nós chegaremos lá, blzaa! quem vai querer ir? arrumem as malas… Me lembrei do filme pandorum…. hum tem que ver isso ae ‘-‘

• Pedro Vaz_De_Angola:

A nasa deveria deixar de preocupar-se com os futuros telescópios, e tentar resolver a questão do ESPAÇO-TEMPO, isto é, temos que ter uma nave que viaje tão rápido quanto a luz, para conseguirmos chegar o + rápido possível nesses territórios no espaço. Pq o universo é ENORME, muito além das nossas capacidades, temos q acreditar q podemos ir + longe.

• TrueLogic:

ESTAS FRASES A SEGUIR SÃO, TALVEZ, ALGUMAS DAS MAIS ÚTEIS PARA A SUA VIDA!

Enquanto o tolo tem certezas… o sábio tem dúvidas
    Existem infinitas dúvidas para cada certeza.
    Duvide muito para saber muito.
    Duvide até mesmo de suas dúvidas, questione tudo!
    Tenho dúvidas até pelo porque escrevi isto.

É claro que esta notícia (maravilhosa) pode bem ser verdade, mas nunca acreditem 100%, vocês SÃO seus próprios cérebros e possuem muita capacidade (lembrem-se que existem pessoas que querem aproveitar/roubar esta capacidade de você).

PENSEM NISTO!

• Waldiney:

Com tanta carência que temos no nosso planeta, esta cambada de visionários sonhando com outro, acordem gente, no futuro o seu filho ou o seu neto nem água tratada vai ter para beber e vocês viajando na maionese.

• Andrew:

Como assim não vai ter água tratada? E toda a água do mar, vai acabar? Já ouviu falar em osmose reversa?

é cada um que aparece…

• Kelvin:

Só tenho uma coisa a dizer:

O Sistema ou o planeta deverá ser chamar Sagan, “oficialmente”.

Sistema Sagan
    ou
    Planeta Sagan

Caso realmente seja habitável, e seja o mais próximo da Terra, deve se chamar Sagan.

Nada mais justo, nada mais memorável!

carl sagan foi o pior aborto da história da astronomia.

• Pedro Vaz_De_Angola:

Preferia denominá-lo de Planeta Hawking, ou Sistema Hawking

Nossa, 20 anos luz. Talvez daqui alguns séculos a humanidade terá tecnologia para ir até lá. Isso mexe com a imaginação. Se realmente existe vida neste planeta, fico me perguntando como seria as plantas e talvez até os animais. Só nos resta imaginar.

• Junio:

Dá até tristeza ficar só na imaginação!

• Anderson:

provavelmente as plantas desse planeta “em teoria” seriam de coloração proxima ao preto ao marrom… pois a luz que recebem é vermelha… e não branca como a do nosso Sol…

ja os animais… bem… usem a criatividade para imaginal.. pois enquanto nao for possivel viajarmos até ele.. é o que podemos fazer.. acho que seria uma boa ideia.. enviar uma sonda para analizar o planeta… mas iria demorar uns 35 anos para chegar.. (ja que nao temos naves que viajam proximo a luz)…

Difícil chegar á 20 anos-luz em apenas 35 anos! A sonda Voyager 1, que foi lançada em setembro de 1977 estava em dezembro de 2010 á 17,3 bilhões de Km(aprox 115 UA) de distância do Sol, e viajando á 17Km/s (61.200 Km/h). Com muita tecnologia, e sendo bastante otimista, uma viajem para esse sistema levaria pelo menos uns 100 anos!!!

A sonda Deep Space 1, movida a iões e lançada em 1998 em direcção ao cometa Borrelly, levaria 81 mil anos a chegar a Proxima Centauri.

A sonda Voyager 1, viajando a 62 mil kms por hora, levará 73 mil anos.

A sonda Helios 2, viajando a 240 mil kms por hora, levará 19 mil anos.

A sonda do teórico Projecto Orion, movida a “bombas nucleares”, viajaria a 54 milhões de km por hora ou 5% da velocidade da luz, levaria 85 anos a chegar a Proxima Centauri.

Mesmo com a sonda do Projecto Orion,com 5% da velocidade da luz, ela levaria mais de 380 anos para chegar até este planeta. Não é nada animador.

• Sergiane Sampaio:

Vida extraterrestre?!’ Os Humanos querem descobrir outro planeta habitável para haver a possibilidade de se mudar pra lá e destruir sem culpa o que lhe foi dado?’ Fala sério pessoas’ Vamos cuidar do nosso planeta, e parar de procurar possibilidades’ Pra quê possibilidades se sabemos que aqui a vida é certa?!’

Sim, certa. Mas por quanto tempo?

A reprodução humana ocorre em escala exponencial.
      A produção de alimentos, medicamentos, indústria civil cresce linearmente.
      Chegará uma hora, que teremos um planeta todo faminto e desordenado. Óbviamente os países chamados de ricos com um aperto de botão( eu faria isso) mandaria metade da Àfrica e Ásia pro inferno nuclear.