Planeta Terra tem alergia a CO2

Publicado em 21.06.2012

O nosso entendimento do clima tem muito a ver com os níveis de CO2. Isso quer dizer que o clima da Terra e o nível de dióxido de carbono têm uma conexão: quanto mais CO2, mais quente o clima.

Seguindo esse pensamento, os cientistas acreditavam que há muito tempo, quando a Terra era congelada, as concentrações de CO2 eram baixas. Já nos períodos mais quentes, o nível de CO2 era maior.

Agora, uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), liderada por Ana Christina Ravelo e Jonathan LaRiviere e publicada na revista Nature, desmente esse pensamento. Segundo eles, há cerca de 12 milhões de anos, a Terra não era sensível aos altos e baixos de dióxido de carbono (seu clima não era influenciado por conta dos níveis). Mas, recentemente, como se tivéssemos desenvolvimento uma “alergia”, o clima da Terra começou a reagir às mudanças de concentração de CO2.

Um dos principais estudos que apoia a tese de conexão entre clima e CO2 foi realizado por pesquisadores do Instituto de
Estudos Espaciais da NASA. Eles concluíram que o dióxido de carbono manipula a temperatura da Terra, desempenhando um papel central no efeito estufa, em uma relação causal. Isso é verdade – hoje.

Ao reconstruir as condições climáticas durante o final do Mioceno, cerca de 12 milhões de anos atrás, período com um clima mais quente do que hoje, favorável à expansão dos campos e cerrados, árido no interior dos continentes, os cientistas chegaram a conclusão de que a temperatura dos oceanos em grande parte do Pacífico Norte era apenas cerca de 5 a 8 graus Celsius mais quentes do que é hoje, enquanto a concentração de CO2 era tão baixa que era comparável a um pouco antes da Revolução Industrial.

Já se levarmos em conta a análise das temperaturas do oceano e dos níveis de CO2 nos últimos cinco milhões de anos, fica claro que as mudanças climáticas tornaram-se cada vez mais ligadas às mudanças dos níveis de CO2. Em outras palavras, hoje, sim, o clima e dióxido de carbono tornaram-se fortemente acoplados: a Terra desenvolveu “alergia a CO2”.[LiveScience, AVPH, Foto]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Isso se deve em grande parte ao fato de que o CO2 que produzimos pela combustão de petróleo e outras substâncias derivadas é quânticamente bem diferente do CO2 original.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hotel-room-renaissance-columbus-ohio
Quais são as áreas mais contaminadas em um quarto de hotel?

Pesquisas mostram qu...

Fechar