Eunice Newton Foote: a mulher que descobriu o efeito estufa

Por , em 18.07.2023

O Google Doodle de hoje homenageia Eunice Newton Foote, uma figura influente no movimento pelos direitos das mulheres e descobridora do efeito estufa.

A descoberta amplamente reconhecida do efeito estufa é normalmente atribuída ao físico John Tyndall, que conduziu uma série de experimentos em 1859 para investigar o impacto do calor no ar. No entanto, em 2011, o historiador amador Raymond Sorenson descobriu evidências do trabalho de Foote apresentado na 10ª reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência em 1856, dois anos antes dos experimentos de Tyndall.

Esse relatório, que também foi o primeiro artigo de física escrito por uma cientista mulher, documentou os experimentos de Foote envolvendo diferentes gases, como oxigênio, ar, hidrogênio e dióxido de carbono. Ela observou como esses gases se aqueciam quando expostos à luz solar e concluiu que “O maior efeito dos raios solares que descobri foi no gás carbônico”, referindo-se principalmente ao dióxido de carbono. Foote também especulou que “uma atmosfera desse gás daria à nossa Terra uma alta temperatura”.

Apesar da importância das descobertas de Foote, elas foram amplamente ignoradas pelos cientistas presentes na época. Isso pode ser atribuído ao fato de que seu trabalho foi apresentado por Joseph Henry, secretário da Smithsonian Institution, que mais tarde afirmou que interpretar o significado dos experimentos era desafiador devido a várias dificuldades.

Foote, nascida em 1819, filha de Theriza Newton e Isaac Newton Jr, um parente distante do renomado cientista, desempenhou um papel importante no movimento pelos direitos das mulheres nos Estados Unidos. Ela defendeu o sufrágio feminino e foi uma das primeiras signatárias da Declaração de Sentimentos. Esse documento crucial foi elaborado durante a primeira convenção sobre direitos das mulheres, organizada por mulheres em 1848, realizada em Seneca Falls, Nova York.

Embora a pesquisa científica de Foote tenha diminuído após seus experimentos de 1856, ela conduziu investigações adicionais alguns anos depois para determinar quais gases poderiam gerar eletricidade estática. Além disso, ela registrou várias patentes, incluindo uma para um fogão controlado termicamente, antes de seu falecimento em 1888.

Eunice Newton Foote é uma figura notável da história científica e dos direitos das mulheres. Seu trabalho pioneiro na descoberta do efeito estufa e seu engajamento no movimento pelos direitos femininos a tornaram uma figura significativa em ambos os campos.

A descoberta de Foote sobre o efeito estufa foi uma contribuição crucial para a compreensão do aquecimento global e seu impacto no clima da Terra. Em uma época em que a participação das mulheres na ciência era limitada e muitas vezes desvalorizada, Foote conseguiu realizar experimentos inovadores e oferecer uma explicação precisa do fenômeno. Sua pesquisa sobre como diferentes gases reagem à luz solar e a relação direta entre a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e o aumento da temperatura foi uma revelação importante.

Infelizmente, Foote não recebeu o reconhecimento merecido em sua época. Embora seu trabalho tenha sido apresentado por Joseph Henry, secretário da Smithsonian Institution, na reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em 1856, a importância de suas descobertas foi subestimada. Talvez isso se deva à falta de compreensão geral sobre o impacto que suas conclusões teriam nas décadas seguintes.

Além de sua contribuição científica, Foote foi uma ativista fervorosa pelos direitos das mulheres. Sua participação na convenção de Seneca Falls, em 1848, onde a histórica Declaração de Sentimentos foi redigida, demonstra seu compromisso com a igualdade de gênero e a luta pelos direitos civis. Ela se juntou a outras mulheres corajosas na busca pela igualdade de direitos, incluindo o direito ao voto.

Apesar de não ter continuado sua carreira científica de forma tão ativa após seus experimentos inovadores, Foote ainda fez contribuições valiosas em outros campos. Sua pesquisa sobre eletricidade estática e suas patentes demonstram sua mente curiosa e inventiva.

Hoje, olhamos para Eunice Newton Foote como uma pioneira em duas áreas importantes: a ciência do clima e a luta pelos direitos das mulheres. Sua coragem, determinação e visão são um lembrete poderoso do impacto que indivíduos inspiradores podem ter no avanço do conhecimento e na busca por justiça social. [NewScientist]