Agora que sabemos o real tamanho de Plutão, ele vai continuar sendo um planeta anão?

Por , em 20.07.2015

Na década de 30, essa era uma questão simples – Plutão era um planeta, porque não podíamos ver qualquer outra coisa mais brilhante a uma distância similar de distância de nós, explica Dejan Stojkovic, professor de física na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Buffalo (Estados Unidos).

Então, na década de 1990, os astrônomos começaram a detectar mais e mais objetos parecidos com planetas em torno do último planeta do sistema solar e os questionamentos começaram – Plutão era um planeta ou não?

Antes, em 1930, Plutão foi descoberto porque tinha mais gelo do que os outros objetos, e, portanto, era mais fácil de ver por causa de sua natureza reflexiva. Mas então, quando outros objetos foram descobertos, as perguntas sobre seu tamanho começaram a aparecer – ele era grande o suficiente para ser considerado um planeta?

Plutão é planeta anão

Plutão foi oficialmente rebaixado em 2006 para status de planeta anão, e apesar das descobertas da missão New Horizons, Stojkovic acredita que ele permanecerá dessa forma.

“A missão New Horizons nos mostrou que Plutão é maior do que pensávamos e seu tamanho era uma das razões para ele ter sido rebaixado”, explica. “Nós podemos rotular as coisas como nós quisermos, mas é irrelevante, porque a natureza usa sua própria lógica e como você pode ver, a maior parte do tempo, as duas coisas não combinam”.

Stojkovic cita o fato de que dois estados norte-americanos – Illinois e Novo México – aprovaram leis que declaram que Plutão será sempre considerado um planeta. “Isso mostra a natureza arbitrária de o declararmos ou não um planeta”, diz ele.

O cientista acredita que Plutão continuará a ser um planeta anão porque ele já foi rebaixado uma vez. “Eles não vão parecer sérios se ficarem mudando de opinião dessa forma. Se eles tornassem Plutão um planeta de novo, teriam que reavaliar a definição do que é um planeta e isso colocaria a nossa lua na conversa. Eu não vejo isso acontecendo”, finaliza. [Phys.org]

Plutão é considerado planeta-anão, mas não por causa do tamanho, mas por que ele não é o corpo predominante em sua órbita.