Pode comer a pele do frango: 10 mitos nutricionais detonados

Publicado em 1.05.2010

pode comer pele de frango

Boa parte das pessoas concorda que a melhor parte do frango frito ou assado é a pele. Mas, por muito tempo a ciência não achava isso – afinal, qualquer fritura faz mal para a saúde, certo?

Errado! Conheça 10 mitos nutricionais que não passam de mitos:

1. Açúcar é ruim para você: a verdade é que açúcar é essencial na cozinha. Afinal, é do açúcar que tiramos nossas energias. Adoçantes naturais, como o mel, são iguais ao açúcar refinado na prática, nosso organismo os processa da mesma forma. Grande parte dos nutricionistas afirmam que o açúcar deve constituir 10% de sua dieta. Por exemplo, se você tem uma dieta de 2000 calorias, 200 devem ser provenientes do açúcar.

2. Comer ovos aumenta o colesterol: o colesterol dos ovos não influencia tanto assim o colesterol de seu organismo. Parece estranho? A confusão vem do uso da palavra “colesterol” que pode descrever duas coisas diferentes. O colesterol “dietário” é o presente em moléculas de alimentos de procedência animal (como os ovos). O outro colesterol é o que entope suas veias. Como seu corpo produz o próprio colesterol dietário, ele não absorve o que está presente nos ovos. O que aumenta seu colesterol são gorduras saturadas e trans – então se você fritar os ovos em um óleo reutilizado pode ter certeza que estará ingerindo um monte de colesterol, mas se os preparar de forma saudável, pode comer ovos sem preocupação.

3. Todas as gorduras saturadas aumentam seu colesterol: gorduras saturadas são ruins, mas nem todas. Há vários tipos de gorduras saturadas e cada tipo reage diferente em seu corpo. O ácido esteriárico, que está presente em cacau, palmito e óleo de coco, não aumenta o nível de colesterol LDL (o colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (o bom) de seu sangue.

4. O único álcool que faz bem é o encontrado em vinho tinto: na verdade o álcool da cerveja, do licor e de outras bebidas oferecem os mesmos benefícios do vinho tinto. Pesquisas recentes mostram que os antioxidantes são a resposta – o álcool aumenta o colesterol bom, previne entupimento das artérias e, conseqüentemente, problemas cardíacos. Ou seja, bebidas consumidas com muita moderação fazem bem para a saúde.

5. Colocar mais sal nos pratos é ruim: muito sal seria ruim para sua saúde porque seria o mesmo que adicionar sódio à comida. O sódio é um grande problema para pessoas hipertensas. Mas, na verdade, salgar seus pratos pode fazer com que os vegetais fiquem ainda mais nutritivos. O sal faz com que as vitaminas não saiam dos vegetais durante seu cozimento e fiquem no caldo que é jogado fora. Estudos mostram que pouquíssimo sódio é absorvido. Mesmo assim, a parcimônia ainda é recomendada.

6. Frituras sempre são gordurosas: você sabe como o processo de fritura realmente funciona? Quando a comida é jogada no óleo quente a água que está dentro do alimento ferve e vai até a superfície, entrando em contato com o óleo. Assim que a umidade do alimento sai, ela cria uma barreira que impede grande parte do óleo de entrar em contato com o alimento. O pouco óleo que penetra na comida forma aquela casquinha saborosa típica da fritura. O que importa é que a fritura seja feita da forma certa: não deixe o óleo esfriar, ou então o alimento vai ficar ensopado de gordura. Use um termômetro específico, se ajudar. Além disso, após fritar a comida, coloque-a sobre um papel-toalha absorvente que irá sugar o excesso de óleo. Não estamos dizendo que agora as frituras estão liberadas – moderação é necessária, mas você pode se esbaldar de vez em quando.

7. Quanto mais fibras você come, melhor: nem todas as fibras são boas para você. O que importa é de onde elas vêm. Atualmente, a fibra está na moda e você a encontra até mesmo em iogurtes que, originalmente, não vêm com fibra nenhuma. Alguns especialistas duvidam que esse tipo de fibras artificiais seja tão bom quanto o tipo encontrado em alimentos “naturalmente fibrosos”, como frutas e vegetais.

8. Você sempre deve tirar a pele do frango antes de comer: na verdade você pode comer a pele do frango sem maiores preocupações. Apesar do peito de frango – a mais sem graça das fontes de proteína do mundo – estar na moda, quem resiste àquela casca douradinha que derrete na boca? A verdade é que peito de frango é uma carne magra com pele ou não. Pesquisas mostram que 55% da gordura da pele do frango é saudável.

9. Comidas orgânicas são mais nutritivas do que as convencionais: se você compra alimentos orgânicos achando que eles não fazem mal para o meio ambiente, que isso ajuda pequenos proprietários ou então que eles são mais saborosos então não tem problema e você está certo. No entanto nenhum estudo prova que eles são mais nutritivos do que os convencionais – tirando, é claro, o problema dos agrotóxicos.

10. Cozinhar com azeite de oliva faz com que os benefícios do azeite sumam: na verdade o azeite de oliva, assim como seus nutrientes, consegue agüentar o calor. É só não deixar que a substância passe do ponto certo – que seria quando começa a liberar fumaça. [CNN]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

50 Comentários

  1. Texto velho e desatualizado. Vamos lá, primeiro “Adoçantes naturais, como o mel, são iguais ao açúcar refinado na prática.” Não, não são. Alguém já explicou ali nos comentários. “Grande parte dos nutricionistas afirmam que o açúcar deve constituir 10% de sua dieta.” oi? Não existe recomendação para ingestão mínima de açúcar, existe sim de carboidrato, que é muitas vezes chamado de açúcar na prática, mas essa recomendação é de 60% do total da dieta. “O álcool aumenta o colesterol bom, previne entupimento das artérias e, conseqüentemente, problemas cardíacos.” Errado de novo. Quem faz isso é o resveratrol, antioxidadante presente no vinho e não em qualquer bebida alcólica. O álcool não tem propriedade funcional alguma comprovada. “O sal faz com que as vitaminas não saiam dos vegetais durante seu cozimento e fiquem no caldo que é jogado fora.” Correto, o que está errado é afirmar que salgar a comida já no prato irá fazer os vegetais ficarem mais nutritivos. A eficácia do sal para esse propósito se limita ao momento do cozimento. “Nenhum estudo prova que alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os convencionais.” Já existem hoje inúmeros estudos afirmando que alimentos cultivados de forma orgânica podem ter quantidades maiores de nutrientes que os cultivados da forma tradicional. Aliás, há 10 anos atrás já existia estudo afirmando isso. A ciência da nutrição está em constante evolução, o que era tido como “bom” ontem já não é mais tão benéfico assim hoje. Eu, como profissional dessa área, assumo que é difícil me manter atualizada, imagine então um jornalista. E ainda mais que a CNN não é publicação muito lembrada quando se trata de saúde…

    Thumb up 78
    • Pôxa, e eu que já estava me preparando pra me entopir de porcarias, rsrsrs.

      Thumb up 4
    • O açúcar faz muito mal sim!Se você consultar sobre os efeitos da insulina, ficará claro a origem dos diversos problemas que afligem a população!Nossos bisavós e avós eram mais magros e saudáveis, pois comiam comida de verdade! Obesidade, diabetes, triglicerídeos e colesterol elevado, hipertensão, acúmulo de gordura no fígado, são TODOS consequência da combinação resistência à insulina/hiperinsulinismo.Tudo relacionado ao aumento do consumo de carboidratos + açúcar !!
      Devemos reduzir os carboidratos, pois viram açúcar, e o açúcar devemos aos poucos eliminar da nossa alimentação, é tóxico, engorda, vicia , pode te deixar diabético!!Gorduras boas incluem as saturadas, uma boa manteiga Faz muito bem á saúde, enquanto as margarinas (todas), são gordura hidrogenada!Fiquem longe!Queijos são gordura do leite sem lactose, podem comer, mas nem todo mundo se sente bem. Ovo é o alimento mais completo da natureza, comam á vontade, cozido, frito na manteiga, óleo de coco, azeite, ou façam omeletes!Carne não faz mal a ninguém, se comer demais vai passar da quantidade de proteínas que seu corpo precisa, seu corpo transformará em carboidratos, é só comer sem passar mal em churrascaria!Frutas não comam demais as muito doces, frutose é açúcar, comam abacate á vontade, morangos e todas as frutas vermelhas mais cítricas, façam suco de limão ou maracujá com adoçante, no começo ninguém gosta, mas depois que perdemos o vício do açúcar fica mais fácil, e adoçante não vai te deixar diabético, menos mal pra você!Refrigerante tem muito açúcar, é verdade, elimine aos poucos, e opções como diet podem ajudar, H2OH também. Leite não bebam demais, isso foi feito para os bebes engordarem, adultos não precisam, leite desnatado = água com açúcar (lactose=açúcar), comam peixe que tem naturalmente gorduras boas, e água sempre!Po último leiam bastante este blog, e tirem suas dúvidas com o Dr Souto: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/search?q=leite

      Thumb up 1
    • Sabrina, você deve ter entendido que quando ele falou de açúcar, falou de carb de alto IG (e consequentemente pouca fibra, já que essa coisa de índice glicêmico já tá ficando de lado)… que com uma boa estratégia nutricional são bom aliados na dieta do indivíduo.

      Thumb up 0
  2. E aquele mito de que comer bacon aos baldes faz bem ao coração?? Foi detonado?

    Thumb up 5
  3. Só que eles não falaram que na pele se concentram os hormônios administrados às galinhas. Só falaram da parte nutricional mas nem tocaram na parte cancerígena e endócrina.

    Quanto aos orgânicos, essa pesquisa foi comprada pela Monsanto no mínimo, porque qualquer palerma sabe que o consumo dos produtos orgânicos não é pelo teor nutricional, mas sim, pelos agrotóxicos que é 0, ao contrário dos transgênicos, que chegam a ter 400% o teor de agrotóxicos que o permitido.

    Thumb up 31
  4. pegue um ovo. em um intervalo de 1 mês e 12 dias este ovo sera transformado em um frangão beem gordo! algo errado com isto?

    Thumb up 3
    • Cada ovo comido é um pinto perdido.

      Thumb up 5
    • Mano larga de ser doente…
      Só nasce pinto de ovo fecundado por um Galo!E todos os ovos que compramos em mercados nascem sem fecundação,senão viria com partes do pinto e órgãos!!Se você não sabe,o ovo é o óvulo da galinha no qual,seria fecundado pelo macho,mas como não houve fecundação,a galinha liberao óvulo como se fosse a menstruação humana,só que em forma de Ovo!

      Thumb up 22
    • Legal! Eu pensava que os pintainhos eclodiam os ovos debaixo da galinha ou na chocadeira. Mas pelo que você escreveu eles são paridos. Se não houver galo, daí a galinha põe os ovos.
      Ah! Bom! Tá explicado porque as granjas produzem muitos ovos. Talves porque lá tem galos.

      Thumb up 6
    • Não confunda ovo de granja com ovos convencionais.
      Os ovos convencionais (aqui no sul chamamos de ovo crioulo) têm a gema alaranjada e são postos por galinhas que andam ao ar livre, comem milho, ciscam na grama, etc. Seus ovos possuem maior quantidadede carotenóides e por isso têm gema de cor mais forte. Já os ovos de granja têm gemas amarelas bem suave. Isso é porque na granja elas recebem grande carga de hormônios, botam em média 3 ovos por dia e se alimentam basicamente de ração, além de ficarem confinadas em gaiolas minúsculas e terem os bicos cortados.

      Thumb up 13
    • Sobre o que a Rosana disse do bico cortado. Quando eu tinha 8 anos ajudava meu pai a preparar a ração das galinhas onde ele trabalhava. Era analfabeto e eu lia na lousa as medidas para que colocasse na máquina. Na época 1963 as galinhas ficavam em vários e enormes galinheiros e botavam um ovo por dia, nos vários ninhos em caixotes nas laterais. Elas viravam carnívoras, quando uma já no ninho via a outra que entrou na frente após por o ovo e ver o ânus, pescoço, croaca, esfincter vermelho ela bicava arrancando sangue. A galinha saia correndo e as demais ao verem o sangue iam atrás, até que a galinha entrava noutro ninho apertado por outra que estava botando, ficando com o traseiro totalmente exposto. Aí, ela era esvaziada e quando chegávamos para acudí-la era tarde. Restava aos funcionários levarem para casa para comer. Eram doze funcionários e todo dia umas 15 frangas morriam assim, e estavam saudáveis. Enjoamos de comer frangas e acabávamos jogando todos as tardes elas em um rio um rio, onde peixes faziam a festa. Daí, tiravam um dia pra cortar o bico de todas.

      Thumb up 5
  5. Gordura saturada é pleonasmo. Toda gordura é saturada. Os óleos, que são insaturados, ajudam a reduzir os níveis de LDL. Eu hein!

    Thumb up 10
    • Óleos são gorduras, não sei se você sabe.
      Há gorduras saturadas e gorduras insaturadas.

      É errado dizer que gorduras são somente aquelas sólidas.

      Aliás, o que é muito feito na indústria, é a saturação dessas gorduras insaturadas. Um produto desse processo que é muito famoso é a margarina:
      óleos que têm suas cadeias saturadas por hidrogênio, dando a consistência sólida.

      Thumb up 6
    • Cerveja não aumenta colesterol ruim, mas não abuse, pois álcool estimula a produção de radicais livres, que causa envelhecimento precoce (e não me referi somente à pele)

      Thumb up 4
  6. Observo nos restaurantes um boa de pessoas que pedem umrefrigente light ou diet e servem um pratão de feijoada, carne gorda assada e tudo isso contraria o pedido do referido refrigente que além de fazer mal para saúde ainda tem um gosto ruim e diferente do original. Também, aparecem aquelas pessoas que se dizem corretamente correta, segundo seus princípios, que se servem dos alimentos tipos saladas de folhas e legumes, os cereais que estão à disposição. Pem um refrigerante lihgt, diet ou um suco natural sem açucar. Tudo bem! Mas, observando atentamente essas pessoas assim, veremos como são mal-humradas, ridículas e do tipo insuportável.
    Creio que nossas glândulas são influenciadas pelos alimentos que ingerimos moderadamnete

    Quanto ao JOSE DIVINO, esse divagou sobre o tema da matéria. Mas um conselho subjetivo vai ajudar. Por exemplo: “Tomar Viagra e ficar folheando revistas pornôs enquanto espera a namorada que dá os canos, só da nisso mesmo”.

    Thumb up 8
  7. Eu gosto de cozinhar em minha casa, e sempre que preparo frangos, costumo retirar apenas o escesso de pele; que são fatiadas, fritas e depois de guardadas em forma de torresminhos, podem ser utilizadas no preparo de temperos, dando um sabor especial aos alimentos; quanto a gordura proveniente, pode ser acondicionada e ser usada sem problemas nas frituras, da mesma maneira que se faziam antigamente, antes do descobrimento do óleo de soja industrializado; sem falar que a banha de galinha até hoje é utilizada como medicamento em muitas cidadezinhas do interior do Brasil.

    Thumb up 3
  8. Ótimo esse artigo!
    Concordo com o Alcides, moderação.
    Uma pele de galinha BEM FRITA, muito crocante, com um pouco de limão por cima e um pouco apimentado!

    Thumb up 2
  9. Concordo totalmente com o Marcos no que diz respeito ao açúcar e o mel de abelhas. Que comparação ridícula essa aí!! Pelo amor de Deus! Não se compara açúcar refinado com mel de abelhas!! Agora, do resto, também não estou nem aí, eu como o que me dá vontade, sem exagero tudo pode. Estou pouco ligando para o que dizem as pesquisas… tenho vontade como e bebo enquanto posso. Para que me privar daquilo que me dá prazer? Que se danem as pesquisas.

    Thumb up 4
  10. Há mesmo muitos mitos e vrdades sobre quase tudo.Portanto
    cabe a cada um de nós usar o bom senso e a moderação
    em tudo que fazemos e certamente estaremos trilhando os cami-
    nhos mais adequados para viver-mos melhor.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
balao-nasa-20100430123331
Enorme balão espacial cai na Austrália

O balão estava carre...

Fechar