Boa parte das pessoas concorda que a melhor parte do frango frito ou assado é a pele. Mas, por muito tempo a ciência não achava isso – afinal, qualquer fritura faz mal para a saúde, certo?
Errado! Conheça 10 mitos nutricionais que não passam de mitos:
1. Açúcar é ruim para você: a verdade é que açúcar é essencial na cozinha. Afinal, é do açúcar que tiramos nossas energias. Adoçantes naturais, como o mel, são iguais ao açúcar refinado na prática, nosso organismo os processa da mesma forma. Grande parte dos nutricionistas afirmam que o açúcar deve constituir 10% de sua dieta. Por exemplo, se você tem uma dieta de 2000 calorias, 200 devem ser provenientes do açúcar.
2. Comer ovos aumenta o colesterol: o colesterol dos ovos não influencia tanto assim o colesterol de seu organismo. Parece estranho? A confusão vem do uso da palavra “colesterol” que pode descrever duas coisas diferentes. O colesterol “dietário” é o presente em moléculas de alimentos de procedência animal (como os ovos). O outro colesterol é o que entope suas veias. Como seu corpo produz o próprio colesterol dietário, ele não absorve o que está presente nos ovos. O que aumenta seu colesterol são gorduras saturadas e trans – então se você fritar os ovos em um óleo reutilizado pode ter certeza que estará ingerindo um monte de colesterol, mas se os preparar de forma saudável, pode comer ovos sem preocupação.
3. Todas as gorduras saturadas aumentam seu colesterol: gorduras saturadas são ruins, mas nem todas. Há vários tipos de gorduras saturadas e cada tipo reage diferente em seu corpo. O ácido esteriárico, que está presente em cacau, palmito e óleo de coco, não aumenta o nível de colesterol LDL (o colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (o bom) de seu sangue.
4. O único álcool que faz bem é o encontrado em vinho tinto: na verdade o álcool da cerveja, do licor e de outras bebidas oferecem os mesmos benefícios do vinho tinto. Pesquisas recentes mostram que os antioxidantes são a resposta – o álcool aumenta o colesterol bom, previne entupimento das artérias e, conseqüentemente, problemas cardíacos. Ou seja, bebidas consumidas com muita moderação fazem bem para a saúde.
5. Colocar mais sal nos pratos é ruim: muito sal seria ruim para sua saúde porque seria o mesmo que adicionar sódio à comida. O sódio é um grande problema para pessoas hipertensas. Mas, na verdade, salgar seus pratos pode fazer com que os vegetais fiquem ainda mais nutritivos. O sal faz com que as vitaminas não saiam dos vegetais durante seu cozimento e fiquem no caldo que é jogado fora. Estudos mostram que pouquíssimo sódio é absorvido. Mesmo assim, a parcimônia ainda é recomendada.
6. Frituras sempre são gordurosas: você sabe como o processo de fritura realmente funciona? Quando a comida é jogada no óleo quente a água que está dentro do alimento ferve e vai até a superfície, entrando em contato com o óleo. Assim que a umidade do alimento sai, ela cria uma barreira que impede grande parte do óleo de entrar em contato com o alimento. O pouco óleo que penetra na comida forma aquela casquinha saborosa típica da fritura. O que importa é que a fritura seja feita da forma certa: não deixe o óleo esfriar, ou então o alimento vai ficar ensopado de gordura. Use um termômetro específico, se ajudar. Além disso, após fritar a comida, coloque-a sobre um papel-toalha absorvente que irá sugar o excesso de óleo. Não estamos dizendo que agora as frituras estão liberadas – moderação é necessária, mas você pode se esbaldar de vez em quando.
7. Quanto mais fibras você come, melhor: nem todas as fibras são boas para você. O que importa é de onde elas vêm. Atualmente, a fibra está na moda e você a encontra até mesmo em iogurtes que, originalmente, não vêm com fibra nenhuma. Alguns especialistas duvidam que esse tipo de fibras artificiais seja tão bom quanto o tipo encontrado em alimentos “naturalmente fibrosos”, como frutas e vegetais.
8. Você sempre deve tirar a pele do frango antes de comer: na verdade você pode comer a pele do frango sem maiores preocupações. Apesar do peito de frango – a mais sem graça das fontes de proteína do mundo – estar na moda, quem resiste àquela casca douradinha que derrete na boca? A verdade é que peito de frango é uma carne magra com pele ou não. Pesquisas mostram que 55% da gordura da pele do frango é saudável.
9. Comidas orgânicas são mais nutritivas do que as convencionais: se você compra alimentos orgânicos achando que eles não fazem mal para o meio ambiente, que isso ajuda pequenos proprietários ou então que eles são mais saborosos então não tem problema e você está certo. No entanto nenhum estudo prova que eles são mais nutritivos do que os convencionais – tirando, é claro, o problema dos agrotóxicos.
10. Cozinhar com azeite de oliva faz com que os benefícios do azeite sumam: na verdade o azeite de oliva, assim como seus nutrientes, consegue agüentar o calor. É só não deixar que a substância passe do ponto certo – que seria quando começa a liberar fumaça. [CNN]




pegue um ovo. em um intervalo de 1 mês e 12 dias este ovo sera transformado em um frangão beem gordo! algo errado com isto?
Cada ovo comido é um pinto perdido.
Mano larga de ser doente…
Só nasce pinto de ovo fecundado por um Galo!E todos os ovos que compramos em mercados nascem sem fecundação,senão viria com partes do pinto e órgãos!!Se você não sabe,o ovo é o óvulo da galinha no qual,seria fecundado pelo macho,mas como não houve fecundação,a galinha liberao óvulo como se fosse a menstruação humana,só que em forma de Ovo!
Legal! Eu pensava que os pintainhos eclodiam os ovos debaixo da galinha ou na chocadeira. Mas pelo que você escreveu eles são paridos. Se não houver galo, daí a galinha põe os ovos.
Ah! Bom! Tá explicado porque as granjas produzem muitos ovos. Talves porque lá tem galos.
Gordura saturada é pleonasmo. Toda gordura é saturada. Os óleos, que são insaturados, ajudam a reduzir os níveis de LDL. Eu hein!
gosto de cerveja gostaria de saber se a cervaja aumenta a colasterol ruin.
Eu adoro frango assado,principalmente a pele do frango é uma delicia
Observo nos restaurantes um boa de pessoas que pedem umrefrigente light ou diet e servem um pratão de feijoada, carne gorda assada e tudo isso contraria o pedido do referido refrigente que além de fazer mal para saúde ainda tem um gosto ruim e diferente do original. Também, aparecem aquelas pessoas que se dizem corretamente correta, segundo seus princípios, que se servem dos alimentos tipos saladas de folhas e legumes, os cereais que estão à disposição. Pem um refrigerante lihgt, diet ou um suco natural sem açucar. Tudo bem! Mas, observando atentamente essas pessoas assim, veremos como são mal-humradas, ridículas e do tipo insuportável.
Creio que nossas glândulas são influenciadas pelos alimentos que ingerimos moderadamnete
Quanto ao JOSE DIVINO, esse divagou sobre o tema da matéria. Mas um conselho subjetivo vai ajudar. Por exemplo: “Tomar Viagra e ficar folheando revistas pornôs enquanto espera a namorada que dá os canos, só da nisso mesmo”.
Eu gosto de cozinhar em minha casa, e sempre que preparo frangos, costumo retirar apenas o escesso de pele; que são fatiadas, fritas e depois de guardadas em forma de torresminhos, podem ser utilizadas no preparo de temperos, dando um sabor especial aos alimentos; quanto a gordura proveniente, pode ser acondicionada e ser usada sem problemas nas frituras, da mesma maneira que se faziam antigamente, antes do descobrimento do óleo de soja industrializado; sem falar que a banha de galinha até hoje é utilizada como medicamento em muitas cidadezinhas do interior do Brasil.
Ótimo esse artigo!
Concordo com o Alcides, moderação.
Uma pele de galinha BEM FRITA, muito crocante, com um pouco de limão por cima e um pouco apimentado!
Esse Luiz Carlos foi profundo, rsrs
Concordo totalmente com o Marcos no que diz respeito ao açúcar e o mel de abelhas. Que comparação ridícula essa aí!! Pelo amor de Deus! Não se compara açúcar refinado com mel de abelhas!! Agora, do resto, também não estou nem aí, eu como o que me dá vontade, sem exagero tudo pode. Estou pouco ligando para o que dizem as pesquisas… tenho vontade como e bebo enquanto posso. Para que me privar daquilo que me dá prazer? Que se danem as pesquisas.
Há mesmo muitos mitos e vrdades sobre quase tudo.Portanto
cabe a cada um de nós usar o bom senso e a moderação
em tudo que fazemos e certamente estaremos trilhando os cami-
nhos mais adequados para viver-mos melhor.
Odeio esses nojentos q ficam escolhendo o q devo ou não comer, a humanidade cresceu e se desenvolveu por milhares de anos sem ninguém dando palpite. Do jeito q as coisas vão logo teremos lei anti-sal, lei anti açúcar, lei anti sexo. Vão se ferrar! me deixem em paz comendo o q me da prazer! Vamos todos morrer de qq forma! Hipócritas!
“ADOÇANTES NATURAIS COMO O MEL SÃO IGUAIS AO AÇUCAR REFINADO NA PRATICA”
Tamanha mentira nunca vi, no mel existem diversos nutrientes essenciais ao organismo incluindo ai sais minerais, assim como na batata doce, nas frutas (vitaminas), beterraba e etc. Açucar refinado é somente glicose e mais uma cadeia refinamentos e de adiçoes quimicas para tornarem o que já foi marrom escuro (garapa, rapadura) no açucar cristal. Pesquisem sobre “sugar blues” e saberão por que açucar refinado (cristal) é o MAIOR VENENO ALIMENTAR já produzido pelo homem.
olá! meus comentários ja são automaticamente sujeitos a moder.ação, apenas por expressar minha opinião! cnsura previa, lembrando a epoca da ditdur.a! e o p.ior é q comentários ofensivos passam! muito indigna.nte! esta lista a maior parte é um convite para filas de hospitais! o dó! eu não me importo se a pessoa sabe q faz mal e quer comer mesmo assim é livre, mas não podem desinformar desta maneira as pessoas!
Bom dia,eu tive pressão alta apo´s usar um remédio para ereção do tipo viagra.Tenho 46 anos,gostaria de saber se sofro realmente de ipertensão ou foi provocado pelo remédio porque não tive mais pressão alta,mas estou usando pilula de alho.Obrigado!
Muito novo para estar usando viagra. Estou com quase 60 e não vejo necessida desses medicamentos. Seu caso pode ser diabete, porcure um médico e faça um check-up geral e não precisará de tomar mais essas drogas.
Todo ano surgem pesquisas nao sei da onde falando que ovo faz bem a saude, ou que faz mal, ou coma isso, ou coma aquilo, tao sempre alternando. Eu como o que me da vontade. Se morrer por causa disso pelo menos morro feliz.
Eu gosto de Frango de todo jeito. Mas!!! Frito e uma delícia, principalmente a péle crocante que fica mais gostosa. Abç.
Esse tipo de reportagem tem que ser publicado mais vezes, para ver se ao menos assim conseguem fazer com que as pessoas parem de falar tanta besteira na midia, é um tal de “isso é bom , aquilo faz mal”
Nada Faz mal, desde que comido moderadamente.
Qualquer alimento pode se tornar um veneno, depende de quem vai comer, quanto e quando vai comer. Se tem alguma patologia ou não, se tem alergia a algum componente do alimento ou não, etc., etc., etc,………
fonte ta ali
agora, a claudia ta certa
45% da pele é ruim, entao tem problema sim
Onde estão as fontes desse artigo? Iria conceder mais credibilidade.
Cláudia, preste mais atenção no q. voce lê. Muito bom esse post!
Na verdade estou um tanto confusa a respeito dos alimentos, o que era bom já não é mais, e vice verso. Será que ainda existe alimentos que não foram geneticamente modificados? Quando vou ao supermercado, fico horas lendo as informações contidas nas embalagens, mas, ao mesmo tempo duvido do que ali esta escrito. O que eu faço então,sem ter outra opção no momento, fecho os olhos,mastigo, engulo, e agradeço a Deus pelo alimento.
Muito bom o post..adoro a pele do frango!
e quanto a Claudia…lê direitinho, vc vai encontrar a fonte do post se prestar mais atenção!
É, na verdade, há mitos e mitos. A evolução do conhecimento tem nos levado a verdadeiros paradoxos. Antes, o que era já não é mais – e o que não era, agora é. Muito bom. Por outro lado, pode provocar alguma confusão de entendimento. Entetanto, de minha parte, concordo com o que já foi dito; a palavra-chave é: equilibrio.
Independente de fazer bem ou mal, creio que criteriosamente um alimento será saudável na medida em que é ingerido regularmente de modo correto. E o modo correto ainda parece ser ingerir calma e parcimoniosamente, sem exagero. Em outras palavras, vai devagar e tudo será legal. Acredito que isso não queira impedir de, em alguns momentos eventuais e esporádicos, não se possa esbaldar numa mesa com um torresminho gostoso tirando gosto de uma cerveja ou mesmo de uma bebida destilada, por que não? É isso.
Na boa, eu acho uma irresponsabilidade publicar um artigo desses, sequer citando as fontes das pesquisas anunciadas. E pior, o título do artigo induz o leitor a pensar que agora pode voltar a consumir pele de frango sem qualquer problema. Já o conteúdo do artigo se contradiz ao afirmar “Pesquisas mostram que 55% da gordura da pele do frango é saudável”. Ora, se 55% é boa para a saúde (supostamente), 45% não é boa, uma porcentagem bem significativa. Cuidado, não brinque com sua saúde e muito menos com a dos outros!!!
Talvez uma parcela dos 45% seja “indiferente” pra saúde. Não necessariamente deve ser ruim.
a fonte fica embaixo. CNN. é uma tradução. CNN não é uma fonte muito científica. mas vale o debate. dureza é um povo que só escuta oq lhe interessa ouvir, daí não tem debate, só ponto de fuga. mas debater pra que, se os donos da tv disseram assim…
Ótima matéria, duro é ver nego perguntando se torresmo ta liberado tb…. Pura q pariu… E peito de frango é uma ótima pedida, sem graça é ficar dando opinião pessoal em nome de todos… Haha. Fodasse
ALCIDES ESTÁ CERTÍSSIMO,MODERAÇÃO EM TUDO NA VIDA
SIGNIFICA O USO DO BOM SENSO OU DA RAZÃO.
Se a pele de frango não faz tanto mal assim,será que a pele de porco(o famoso torresmo) não se enquadra neste mesmo parecer?Eu adoro um torresminho com cerveja!Tomara que eu tenha razão já que meu colesterol é alto!
Em meio à avalanche de notícias que pipocam na mídia levando-nos de um lado para o outro nesta obsessão por saúde, fica claro que tudo pode desde que haja equilíbrio. Poderíamos cunhar a paráfrase, tudo é lícito, desde que moderadamente…e deixe a obsessão para os neuróticos pelo físico. Viva a vida com prazer e aproveitando de tudo.
PS : Me esqueci !
A materia é otima e muito util !
É muito bom este tipo de informação , pois conheço pessoas que não comem isto , não comem aquilo e estão sempre com problemas de saúde , enquanto que eu como de tudo e não preciso estar indo ao médico sempre !
Adoro a péle de frango frita, ou assada !
por mais incrível q pareça, as pessoas são diferentes umas das outras e cada organismo reage a sua maneira. eu não duvido q vc esteja satisfeito com a sua propria saude e alimentaçao mas eu não considero sadio desmerecer o criterio nutricional como suposto fator de menor importância na saúde das pessoas. vamos tentar abranger o próximo em um nível mais amplo.
Eu gosto do peito e odeio essa casquinha aí ¬¬
aeiueauhe
ótima matéria vai se ferra!!