Ponto Nemo, o “meio do oceano” (literalmente)

Publicado em 22.07.2012

Se algum dia você quiser ficar o mais longe possível da civilização (mas sem sair do planeta), anote estas coordenadas: 48°52.6′ sul, 123°23.6′ oeste. Elas o ajudarão a encontrar o Ponto Nemo, o local mais distante de qualquer continente ou ilha.

O nome, que não tem nada a ver com aquela célebre animação da Disney e da Pixar, é uma referência ao Capitão Nemo, do clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Levando em conta a infinidade de ilhas que existem espalhadas pelo oceano e os contornos irregulares dos continentes, encontrar o Ponto Nemo foi uma verdadeira façanha, que só foi concretizada em 1992.

Naquele ano, o engenheiro e pesquisador Hrvoje Lukatela usou um programa de computador geospacial que ele mesmo havia criado, o Hipparchus, para localizar o ponto. Depois de muitos cálculos, descobriu que fica no sul do Oceano Pacífico, a 2.688 quilômetros de um grupo de três ilhas (Duci, Motu Nui e Maher).

Por ser tão remoto, provavelmente nunca foi visitado por alguém. Você se arriscaria?[Life's Little Mysteries]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Assim à vista quer-me parecer que há outros pontos com maiores distâncias a terra.

    Thumb up 2
    • Realmente, porém o Ponto Nemo, refere-se a distância de qualquer pedaço de terra, ou seja, as ilhas mesmo minúsculas e não habitadas contam!

      Thumb up 0
  2. Sei lá, entende?

    Há aventureiros prá tudo.

    Talvez alguém já esteja pensando em entrar no livro dos recordes como “o primeiro” a visitar esse “ponto Nemo” do planeta!

    Thumb up 3
    • E o Capitão Nemo, depois de ser “aposentado” de suas viagens, encontrou uma “ILHA MISTERIOSA” para tentar ficar em paz, longe o mais possível de toda civilização!

      Quem sabe foi em homenagem a esse outro conto de Jules Verne que se batizou esse ponto de “Nemo”.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
A primeira animação digital?

Conheça uma das anim...

Fechar