População de gorilas da montanha aumentou

Publicado em 8.12.2010

Embora, atualmente, as pessoas estejam acostumadas com notícias ruins e de ameaças de extinção de animais, alguns trabalhos realizados estão surtindo efeito. A boa notícia é sobre os gorilas da montanha.

Segundo pesquisadores, a população em perigo aumentou significativamente nos últimos 30 anos. Um censo realizado nas Motanhas Virunga, na África, onde vive a maioria dos gorilas da montanha do mundo, mostrou que hoje há 480 indivíduos residentes em 36 grupos. Os conservacionistas afirmam que, 30 anos atrás, apenas 250 gorilas sobreviviam nesta mesma área.

O censo nas Montanhas Virunga incluiu três parques nacionais contíguos: o Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, o Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda, e o Parque Nacional Gorila Mgahinga, em Uganda.

Um censo de 2003 estimou a população de Virunga em 380 indivíduos, de modo que o valor atual sugere que a população aumentou pouco mais de 25% nos últimos sete anos.

Junto com os 302 gorilas da montanha descobertos em um censo realizado em 2006, no Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, em Uganda, o único local onde existem outros gorilas da montanha, a população mundial conta agora com mais de 780 gorilas da montanha.

Segundo os conservacionistas, o aumento da população se deve à colaboração “transfronteiriça” e ao esforço das organizações da República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda para proteger os gorilas e seu habitat. Ainda assim, os animais continuam muito ameaçados.

Uma declaração de organizações do meio ambiente informou que uma patrulha de cinco dias nas Montanhas Virunga descobriu e destruiu 200 armadilhas de caçadores. Os cientistas afirmaram que, normalmente, os caçadores não têm como alvo os gorilas da montanha, mas as armadilhas usadas são uma ameaça a eles também.

Embora os gorilas da montanha sejam fortes fisicamente, eles também são extremamente vulneráveis. Segundo os pesquisadores, o importante é não baixar a guarda na conservação desses animais incríveis. [BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. A televisão e filmes educativos sobre a vida animal foram determinantes para essa noticia maravilhósa do aumento de gorilas na africa e tigres em varias partes do mundo. Caçador que se preza não se deixa fotografar com animais mortos. Isso
    hoje em dia e sinonimo de covardia e falta de escrupulo. Ter troféu em casa é ridiculo, pois sabemos que foram assassinados,
    não adianta a mentira contada, o animal foi tocaiado e morto.
    Que Dus proteja quem defende a causa animal.

    Thumb up 2
  2. Todo mundo acha o maximo da população dos gorilas terem aumentado, se preucupam com o congo e não se preucupa com maus tratos a animais a qualidade de alimentos que comemos, animais de rua e etc…. e ainda se acham conciêntes dos problemas atuais como dizemos por aqui é para acaba mesmo..!!

    Thumb up 1
  3. Finalmente uma notícia boa,ainda que única.Impressionante é o
    número de individuos em comparação a nós humanos, que somos
    bilhões,mas, fica provado que o trabalho da formiguinha funciona. Parabens aos promotores e ambientalistas.

    Thumb up 5
  4. Q bom saber disso. São animais lindos e facinantes e, como todos os outros animais, são extremamente importantes para o equilíbrio ambiental.

    Thumb up 4
  5. em fim mais uma notícia boa quer vem da africa onde tem tem belos animais em perigo de extinção

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
igreja
Pessoas religiosas são mais felizes – saiba porque

Já faz um tempo que ...

Fechar