Por que espirramos? Cientistas descobrem a causa dos espirros

Publicado em 1.08.2012

O nariz coça, os olhos lacrimejam e, de repente, surge a incontrolável vontade de espirrar. O que estaria por trás desse fenômeno tão corriqueiro, e como ele nos ajuda a permanecer saudáveis?

As respostas para essas duas questões podem ajudar a criar remédios e tratamentos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com sinusite: boa parte dos sintomas dessa condição é causada pelo excesso de muco, que deveria ser eliminado por meio de espirros.

Em estudo recente, um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia na Filadélfia (EUA) coletou células do nariz de ratos e examinou como elas respondem a um “espirro simulado”. Feito isso, eles repetiram a experiência com amostras colhidas de pessoas com sinusite e de pessoas que não têm a doença.

Nas amostras de pacientes saudáveis, o espirro levava as células a movimentar seus cílios (“pelos microscópicos”) e, assim, fazer com que o muco se deslocasse e envolvesse partículas invasoras. No caso de pessoas com sinusite, essa reação era menos eficiente, causando o acúmulo de muco e fazendo com que a pessoa espirrasse mais vezes, para compensar.

Espirrou? Que bom, você está eliminando muco indesejado.[Medical Xpress]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. … ” Não sei se eu tenho um jeito especial de espirrar, mas,quando ele vem… procuro buscá-lo no mais profundo que posso e sem forçar faço expanpir na mais arrojada expulsão,e sinto que os meus são fortes,sempre em direção reta, mesmo estando mim alimentando, baixo um pouco a cabeça, ponho as duas mãos tipo guia, e mando pra fora, e aí sinto bastante alívio, é como tivesse [que realmente é], mandando pra fora um montão de coisas que entra ou que se gera. Costumo dá 3, 4, até uns 7,8,e´constante, com esse clima mutável, e essa poluição da cidade, só pode juntar muita coisa mesmo.”Nunca espirre de lado, você pode causar grandes problemas. OK?

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
original
Por que corredores mais distantes da pistola de largada têm tempos piores?

Já pensou na velocid...

Fechar