Porque Ganimedes merece nossa atenção

Publicado em 13.05.2012

Astrobiologia. Já ouviu falar? É uma área bem recente, que surgiu no início dos anos de 1960 e que se debruça sobre a compreensão das condições em que a vida pode existir ou ser preservada no cosmos. Em português simples: procura vida extraterrestre.

Dentro desse contexto, Ganimedes merece nossa atenção, pois detém vários elementos para a vida existir, de acordo com a física Emma Bunce, da Universidade de Leicester, no Reino Unido. Como, por exemplo, um próprio oceano, auroras e oxigênio. Descoberta pelo astrônomo alemão Simon Marius (1573-1624) e pelo físico italiano Galileu Galilei (1564-1624), ela é a maior lua de Júpiter e do nosso sistema solar, com um diâmetro aproximado de 5.262 quilômetros.

Mas seu diferencial reside na sua composição, composta por um núcleo rochoso com um manto de água e gelo, e uma crosta de rocha e gelo. Agora, a Agência Espacial Europeia confirmou oficialmente que irá até lá. Os custos aproximados giram em torno de 1 bilhão de euros, cerca de R$ 2,3 bilhões, uma quantidade curiosa para tempos de crise.

Missão espacial de Juice

Esse é o nome da espaçonave, cujo fim de jornada será a órbita da lua Ganimedes, a fim de responder a algumas questões.

Por exemplo, quão profundo é o oceano dessa lua? E ele existe por toda a lua ou está espalhado, mais como lagos?

Além disso, cientistas querem compreender melhor o campo magnético dessa lua, a única com um campo magnético em todo o sistema solar. Entender esse campo e como ele interage com o campo de Júpiter é um dos pontos chave.

“Ganimedes é um ambiente bastante rico, por isso estamos todos excitados”, afirma Bunce. Mas seu lançamento está planejado somente para 2022, com previsão de chegada em Ganimedes em 2032.

Ganimedes, o amante de Zeus

A maior lua de Júpiter recebe esse nome em homenagem ao belo e jovem amante de Zeus (correspondente ao Júpiter romano), segundo a mitologia grega.

Conta a lenda que Zeus se apaixonou pelo jovem enquanto Ganimedes pastoreava seu rebanho no Monte Ida. Zeus então apareceu transfigurado como uma águia e o levou para o Monte Olimpo, onde Ganimedes se tornou empregado dos deuses, servindo-lhes bebidas em seus banquetes.

Isso provocou a ira de Hera e, por isso, Zeus colocou a imagem de Ganimedes entre as estrelas, na forma da constelação de Aquário, o carregador de água, para sempre lembrar de seu amado.

Pondo as lendas de lado, muitos afirmam que essa é uma alegoria para justificar a homossexualidade entre os gregos antigos. [NewScientist/Nasa/Pantheon/UFRGS/Foto]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. EM GANIMEDES VIVEM SERES ALTAMENTES EVOLUÍDOS TECNOLOGICAMENTE E ESPIRITUALMENTE REMANESCENTES DE ATLANTIDA, CONTINUAM A NOS VISITAR , PRINCIPALMENTE EM SONHOS PARA ALGUNS PREVILEGIADOS.
    TEM UM LIVRO – EU VISITEI GANIMEDES – AUTOR ESPANHOL- AINDA NAO CONSEGUI. ESSA HISTORINHA DE ZEUS É SÓ MITOLOGIA .

    Thumb up 4
  2. As luas de Júpiter e Saturno oferecem um leque de oportunidades e descobertas. Aparentemente tem muito o que pesquisar por elas. Espero que consigam começar e prosseguir com essas explorações.

    Thumb up 4
  3. Como arranjar tantos Euros p\ gastar c\ essa viagem a lua de Ganimedes? Pelo q tenho sabido pelos noticiários ñ há dinheiro p\ isso nem juntando todos os países da Europa, essa idéia já foi abortada mesmo antes de começar.

    Thumb up 0
  4. Tenho apenas 14 anos e sou completamente apaixonado por astronomia, meu maior sonho é receber a notícia de que fora descoberta vida alienígena. Então enquanto esse dia não chega, me manterei fiel ao site, entrarei todos os dias para me contemplar com notícias cada vez mais interessantes. Parabéns Hypescience, por vocês serem tão esforçados e competentes :D

    Thumb up 6
  5. Quando eu comecei a gostar de astronomia a primeira coisa que li na vida sobre campo magnético foi justamente uma reportagem sobre o achado da sonda Galileu, o campo magnético de Ganímedes. Quando li mais sobre campo magnético, aprendi sobre a importância dele que, no nosso caso, é uma das razões de estarmos aqui. Eu pensei, com certeza existem ganimedianos, afinal esse mundo tem a mesma proteção do nosso.
    Depois disso, as luas Io e Europa ganharam tanta mídia que até os artigos esqueceram de Ganímedes. E quando li sobre Titã, o magnífico satélite de Saturno, ele se tornou meu astro favorito no Universo.
    Mas voltando a Ganímedes, os indícios que apontam para possíveis massas líquidas em seu interior são umas espécies de sulcos na superfície, dando a ideia de que em determinados momentos seus relevos deslisam sobre uma coisa fluída. Outro detalhe, Ganímedes, assim como Europa e Calisto, tem moléculas orgânicas.
    Uma das hipóteses que tentam explicar o campo magnético ganimedense seria uma causa não nuclear, como na Terra, mas oceânica, por possíveis íons carregados nas correntes de uma vasto oceano interior, que deveria ser muito rico em sais. Essa teoria diz que um oceano gigante fluindo nas entranhas de Ganímedes desempenharia numa escala menor o mesmo papel magnético que o interior metálico e fluído desempenha aqui na Terra, e o manto interno de hidrogênio líquido metálico desempenha em Júpiter.
    Estudos e teorias à parte, Ganímedes é a única lua com um campo magnético próprio, Titã é a única com atmosfera e líquidos na superfície, Io é a única com uma natureza vulcânica latente. Em fim, o que não falta é mundos únicos a estudar no Sistema Solar, e tais lugares tentam roubar a cena em que a Terra permanece como única: a Vida.

    Thumb up 12
    • Tudo isso é muito animador, se não fosse o fato de que, a missao planeja ainda é para 2022, e pior, com previsão de chegada em 2032!! será que existirá vida aqui na Terra quando for ano da missão!! rsrs

      Thumb up 7
    • Tenho 24 anos, quando essa sonda for enviada estarei com 34, quando ela chegar serei quase um cinquentão mas… tudo bem, eu espero…

      Thumb up 6
    • Espero poder estar aqui tb, mas se contarmos outros fatores, não dá pra ter certeza! rsrsr Mas a cada informação desse tipo, eu vibro tb!! :)

      Thumb up 2
  6. Estou seriamente desapontado com Zeus. Poxa, ele era meu ídolo, fez filho com uma monte de musas terrestres dando origem a Perseu, Hércules e sabe-se lá mais quantos. Além disso destronou seu titânico e malvado pai Crônus e povoou o monte Olimpo de filhos, ou seja, cabra-ômi pra mais de metro. E agora essa revelação, francamente…

    Thumb up 8
  7. Fiz o cadastro especialmente pra dizer isso:
    Ahhh Zeus seu danadinho, então tu da ré no quibe!!
    uhaeuaeauheuhaeuhaeuhauuhaeuhaeuhauh

    Thumb up 35
  8. sabe, eu acho que essa viagem vai acabar sendo adiada (tomara…) isso porque a tecnologia evolui com aceleração gradativa.
    (quem sabe zeus não da uma ajudinha, hahaha…)
    Mas sera que os gregos tinham que dar uma historia pra toda bendita estrela? E são historias complexas, oh povo criativo viu…

    eu acho que possa haver vida, mesmo não havendo atmosfera afinal todos concordam que o que a natureza faz de melhor é surpreender o pequeno raciocínio humano, não é?

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
super-earth-55-cancri-3-light-art
Luz de uma super-Terra alienígena é detectada pela primeira vez

Pela primeira vez, a...

Fechar