Precisamos tomar suplementos de vitaminas todos os dias?

Publicado em 2.05.2012

Quem acha que apenas comer corretamente soluciona todas as necessidades nutricionais do corpo humano, precisa pensar novamente. “Mesmo essas pessoas podem ter disfunções, que criam necessidades especiais por micronutrientes”, explica o editor científico Sheldon Hendler.

Por exemplo, níveis baixos de uma classe de carotenóides – as classes mais conhecidas são beta-caroteno, alfa-caroteno e gama-caroteno, todas precursoras da vitamina A, que, entre outras funções, atua diretamente na respiração celular e na sintetização de pigmentos da retina – estão correlacionados com a degeneração macular, uma doença que danifica a retina, que afeta a visão no centro do campo visual (a mácula) e que está relacionada à idade avançada.

Esses micronutrientes podem ser encontrados no espinafre, no couve e na nabiça, por exemplo, que não são amplamente utilizados em nossa dieta do dia-a-dia. Além disso, existe também o problema de suplementos que não se dissolvem corretamente, afirma Hendler.

Essa questão é menos problemática no caso das vitaminas solúveis em água. Já para as vitaminas solúveis em gordura, como A, D, E e K, a melhor indicação é ingeri-las com uma refeição que inclua algum tipo de gordura.

A absorção, que não ocorre até que o material dissolvido alcance o intestino delgado, é outra questão, a qual pode ser melhorada com dissolução e desintegração adequadas, segundo recomendação de Hendler.[TheNewYorkTimes]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Existe muita propaganda com relação ao uso de vitaminas e suplementos, mas nenhuma com relação a exatamente quais vitaminas, minerais etc poderíamos obter ao ingerir determinados alimentos, claro pensando em alimentos orgânicos.
    Agora, existem deficiências que só podem ser sanadas pelo uso de suplementos.
    A questão principal que fica é com relação a eficácia de um determinado preparado: será que vai atuar como desejaríamos?
    Esta resposta só é possível de elucidar através da cinesiologia aplicada, uma forma de biorressonância, revelando que depende da: predisposição individual, real necessidade de um suplemento, ou ainda da forma como é composto e feito um determinado preparado, ou fórmula.

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
arrest_develop
Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento

Até os 20 anos, o cé...

Fechar