Primeiro tratamento com células-tronco embrionárias é iniciado

Publicado em 14.10.2010

A ciência médica da humanidade deu um dos maiores de salto de sua história quando, no último dia 11, uma pessoa com lesões na medula espinhal se tornou o primeiro paciente a receber um tratamento a base de células-tronco embrionárias. Trata-se de um paciente de Atlanta (Geórgia, EUA), de nome, sexo e idade ainda não revelados, que havia ficado paraplégico após um acidente.

Vamos evitar uma confusão comum. Este referido paciente será o primeiro a ser tratado com as células-tronco de embriões. Muitas pessoas já haviam sido tratadas com células-tronco originárias de tecidos adultos, como a própria medula óssea, desde 2005. Mas o uso de células de embriões é uma grande conquista.

Uma das principais oposições às células tronco de embriões é justamente a forma como elas são obtidas. Para um procedimento destes, obviamente é necessário destruir um embrião humano, e os grupos anti-aborto mais estritos se posicionam contra essa postura. Os defensores, por sua vez, apontam que as células têm um enorme potencial para o tratamento de doenças e regeneração de tecidos, e o benefício supera de longe os efeitos negativos. Em 1995, uma grande briga judicial tomou conta dos Estados Unidos a respeito da legitimidade de se usar ou não embriões humanos em experiências científicas. No fim, venceu a legalização do procedimento, e embriões têm sido usados desde então.

O paciente de Atlanta é parte de um projeto em grande parte experimental. Cirurgiões injetaram milhões de células embrionárias no local da lesão de sua coluna, através de uma agulha fina. Após isso, foi preciso esperar o crescimento das células que estimulam a formação do nervo e dos tecidos de revestimento. Ratos feridos, tratados com as células-tronco, recuperaram alguma mobilidade cerca de um mês após o tratamento. Com humanos, esse valor ainda é desconhecido.

Obviamente que, devido a razões de segurança, o projeto das células-tronco não corre na velocidade que alguns gostariam. A esperança a longo prazo é que estas células embrionárias ajudem o paciente a superar a paralisia resultante da lesão, mas o objetivo primário do estudo é o tratamento é seguro. O último empecilho à execução do tratamento havia acontecido em agosto de 2009, quando a cirurgia foi barrada porque causava alguns cistos nos animais testados.Um ano depois, foi anunciada a superação definitiva deste problema. Agora, este projeto parece finalmente apto a ser aplicado em pessoas. Os resultados disso, a partir desse momento, serão uma novidade para a medicina. [New Scientist]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

28 Comentários

  1. Quero ganhar a reforma da casa e também um tratamento de células tronco pois meu esposo é cadeirante a 13 anos devido um assalto ai em são Paulo a casa que moramos é pequena não tem quintal nem mesmo ventilação é mofada e para nós é rui o tamanho da casa é de 8×4.junto com a reforma da casa eu quero mesmo é um tratamento de células tronco para meu esposo,pois eu abro Mao até da reforma se for para escolher pois ele é o único que tem renda na casa eu não trabalho ,e a nossa renda é de 1 salário mínimo ele precisa de fisioterapia e não faz porque não tem condições nem condução que o leve então fica muito mais difícil ainda as coisa temos que comprar remédios ,fraudas e nos mandemos com esse dinheiro .Precisamos muito da sua ajuda para realizarmos estes sonhos : o de fazer ele andar novamente e uma casa adaptada para ele ,seu que em salvador um EX:PM voltou andar e isso foi animador para ele que DEUS continue abençoando a todos da sua produção e Deus continue usando vocês para dá alegria as pessoas carente que conta com vocês para ver seus sonhos realizados por favor nós ajude.obrigada mesmo. Quero ganhar a reforma da casa e também um tratamento de células tronco pois meu esposo é cadeirante a 13 anos devido um assalto ai em são Paulo a casa que moramos é pequena não tem quintal nem mesmo ventilação é mofada e para nós é rui o tamanho da casa é de 8×4.junto com a reforma da casa eu quero mesmo é um tratamento de células tronco para meu esposo,pois eu abro Mao até da reforma se for para escolher pois ele é o único que tem renda na casa eu não trabalho ,e a nossa renda é de 1 salário mínimo ele precisa de fisioterapia e não faz porque não tem condições nem condução que o leve então fica muito mais difícil ainda as coisa temos que comprar remédios ,fraudas e nos mandemos com esse dinheiro .Precisamos muito da sua ajuda para realizarmos estes sonhos : o de fazer ele andar novamente e uma casa adaptada para ele ,seu que em salvador um EX:PM voltou andar e isso foi animador para ele que DEUS continue abençoando a todos da sua produção e Deus continue usando vocês para dá alegria as pessoas carente que conta com vocês para ver seus sonhos realizados por favor nós ajude.obrigada mesmo.

    Thumb up 2
  2. Sou paraplégico ha 7 meses e nao aguento mais, eu q ja vivi 26 anos da minha vida andando comemorei meu vigésimo sétimo aniversário em uma cama por causa de um acidente de trânsito na qual estava eu indo buscar meu pai de madrugada e dormi no volante e choro todo dia por estar assim, vejo minha mãe ou pai trocando minhas fraldas, faço xixi através de uma sonda de 4 em 4 horas, fora emprego, namorada e outras coisas q perdi com este acidente, perdi minha masculinidade com ele, e fico triste em ver declarações de pessoas aqui se dizendo contra as células tronco??? o q é isso minha gente se ponham em meu lugar, vc acha q eu nao choro todo dia? vc acha q a depressão nao tomou conta de nossas vidas? temos q dar graças a Deus por existir as células tronco e q se Deus quiser vai ser mais rápido do q nós esperávamos, ja imaginou o Larry Flint q sofreu um atentado ha muitos anos atras e desde entao se tornou paraplégico desde 1978 e até hj ele milionário dono de uma das revistas pornograficas mais vistas no mundo q é a hustler diz em seu depoimento q nao trocaria nada por suas pernas e q se pudesse voltar no tempo ele faria tudo ao contrário para ter suas pernas de volta, imagina ele q desde entao anda numa cadeira de rodas, quem nao sabe nao pode dizer o quanto é ruim estar desta forma e juro como peço a ele Deus para q a célula tronco me faça andar novamente. se alguem quiser manter o contato comigo meu e-mail e msn é: felipescorrea@hotmail.com

    Thumb up 12
  3. As vezes eu fico perguntando quem é mais burro: A mídia, os cientistas ou alguém mais que desconheço nessa história.

    Basta um embrião apenas, após retirar suas células, basta as cultivar e preservar, elas se multiplicarão, e rapidamente se forma um banco de CT e nenhum outro embrião precisará ser destruído para fins médicos. Uma unica célula tronco se clona milhões de vezes em poucas horas.

    Thumb up 2
  4. ESSA QUESTÃO RELIGIOSA DEVERÁ SER REVISTA PELAS AUTORIDADES ECLESIASTICAS E OS JURISTAS. SENÃO VEJAMOS:
    1- A PÍLULA DO DIA SEGUINTE QUE É LIBERADA LEGALMENTE, NÃO ESTARIA “MATANDO” UM SER QUE ACABOU DE SER FECUNDADO?
    2- O ABORTO LEGAL, QUE É AQUELE QUE SE FAZ QUANDO A MULHER ENGRAVIDA DEPOIS DE UM ESTUPRO OU QUANDO A MULHER CORRE RISCO DE MORRER PO CAUSA DE UMA GESTAÇÃO, TAMBÉM NÃO ESTARIA “MATANDO” UM SER EM FORMAÇÃO?
    ESSES “DETALHES” DEVERÃO SER DISCUTIDOS SEM PAIXÕES E COM SÓLIDO SUPEDÂNEO CIENTÍFICO.

    Thumb up 5
  5. eu acho que uma pessoa passa a ser pessoa apartir de que se formou ao sexto mes religiosamente falando uma pessoa de 1 a 10 anos nao pode responder pelos seus atos ou seja nao vai para o inferno.

    celulas tronco seria a cura para muitas doenças assustadoras como esclerose degenerativa e outras mil. eu apoio o uso de celulas tronco porque no brasil nao fazem uma votaçao para tal?

    Thumb up 0
  6. gostaria muito de poder viver ate os 200 anos , participar desse magnifico experimento e observar como os acidentes que deixam as pessoas paraplegicas ja nao sera mais um fantasma( que nao demore tanto tempo pra isso) e as pessoas praticamente podendo decidir que tipo de perna ,olhos,seios,penis,cor de cabelos… vao querer! incrível será poder viver e chegar ate lá!

    Thumb up 1
  7. é questao de tempo! logo logo estará á venda na farmácia : “remédio para tratamento à base de célula tronco!” com receita e tudo!

    Thumb up 0
  8. Tem gente que fala dos embriões que são “vidas em potencial” e que seria uma vida a menos.. blá blá blá…
    Se é pra falar de vidas em potencial então temos q falar dos espermatozóides, são “vidas em potencial” e nem por isso vcs deixam de jogar a camisinha fora, nem por isso deixam de tomar o anti-consepcional. Se formos ao pé-da-letra, sexo seria apenas para procriação, se tiver achando ruin, engravide em toda transa e multiplique a população do planeta!

    Thumb up 12
  9. Nao da para acreditar que se resolve um problem a causando outros.sou cadeirante prefiro lutar com a ajuda de Deus contra os preconceitos e limitaçoes do que ver um embriao sendo morto por minha causa.Isto deviam todos pensarem assim os que real mente amam a vida.Nao sabe que um embriao é um vida e uma vida é um pessoa. pra mim este tratamento sem duvida com celulas embrionarias é crime! que tal irem estudar o sangue menstrual como ja andam as pesquisas falando que o sangue da menstruaçao pode substituir a celula embrionaria.o sangue que é jogado fora será bem utilizado e nao se faria vidas para serem destruidas como o sao os embrioes.Ai da humanidades que nao respeita a Deus nem ao seu proximo!

    Thumb up 0
  10. tomara DEUS que de certo,fiquei paraplegica em um acidente de moto em março desse ano e quero muito retomar minha vida ,quero ser como era antes…sei tambem que existe gente pior do que eu por isso rezo todos os dias para que esse tratamento funcione…

    Thumb up 17
  11. sou leigo no assunto,mas vo dar minha opiniao:os embrioes usados nestas pesquisas poderiam dar origem a uma vida,vale a pena destruir uma vida para supostamente curar uma doença?e a Igreja catolica nao e contra so por que e embrionaria,mas tambem por que pode fazer mal,a Igreja diz que as celulas troncos embrionarias causam graves efeitos colaterais,ja ouvi alguns cientistas respeitaveis afirmarem isso.Vo procurar ler mais sobre o assunto pra ficar mais convicto sobre a minha opiniao ou mudar la,mas hoje sou contra as celulas troncos embionarias.

    Thumb up 2
  12. Sou duplamente interessado no assunto: enquanto cientista e enquanto cadeirante. Tenho minhas esperancas renovadas sempre que leio alguma coisa neste sentido. Entretanto devemos nos ater a discussao do tema propriamente dito, deixando nossas paixoes de lado. A ciencia deve progredir sempre mas nunca deixando de discutir os limites éticos. Se por um lado iremos trazer para alguns o beneficio de se libertar de barreiras (arquitetonicas e dos preconceitos) temos que pensar onde esta quebra de paradigma pode nos levar: Quais os riscos de se criar um mercado negro de embrioes (isto ja acontece com orgaos como rins!)? Como impedir que isto ocorra? De que forma se obterao estes embrioes? O que se pode e o que nao se pode fazer com os embrioes? Provavelmente muitos irao se opor a esta ideia, argumentando as vidas que poderiam ser salvas mas, e a vida em potencial em um embriao? É menos vida? Deixando o lado cientista de lado: prefiro viver superando limites que limitar uma outra vida.

    Thumb up 5
  13. Se Deus quiser vai dar certo, e imaginem a felicidade de uma pessoa acamada voltar a andar e a ter uma vida normal.So nos familiares sabemos o quanto é uma luta dificil, mais c certeza a mao de DEUS vai agir e vai dar certo.

    Thumb up 19
  14. A ciência deve evoluir rápido sim, ela existe para trazer soluções e melhorias. Embriões congelados e descartados constitui um grande não ao Deus Criador! Grande mérito da ciência será devolver a capacidade locomotora do tetraplégico com as células tronco adultas ou uma outra forma ainda inconcebível; SEM MATAR!

    Thumb up 7
  15. esperamos quer dê bons resultados e que os avanços seja mais rapidos

    Thumb up 17
  16. Se tem fator econômico envolvido, a igreja perde feio, e neste caso tem, ninguém financia estas pesquisas por caridade.

    No caso do nosso país, rola mais descaso mesmo com a ciência, os talentos daqui sempre encontram as oportunidades lá fora, e eles estão certíssimos.

    Nossa cultura é de apenas explorar os recursos naturais, característica típica de colônia.

    Thumb up 14
  17. a igreja nessa questão se torna um impasse , não há acordo entre os dois , mais eu fico do lado da ciência .

    Thumb up 20
  18. Acho isso maravilhoso, acabei de voltar da china com meu filho gabriel, ele fez com celulas de cordão umbilical. Mais com certeza é um grande avanço, é uma pena que por questões religiosas e políticas nosso pais não pode nos ajudar. E daqui 9 meses tenho que voltar a China. Seria bem melhor fazer no nosso pais, e há um grande engano, porque esses embriões em média 90% serão descartados e não serão uma vida,serão jogados no lixo, e porque então não podem ser usados para curar pessoas que muitas vezes teriam condições de ser curadas? Espero que não demore mais dez anos no nosso pais. Quem é contra, com certeza é porque não tem uma criança ou alguém em casa que não anda, nao fala e depende de todos…

    Thumb up 34
  19. Já tinha passado da hora de mandar esse pessoal que é ir e f* e fazer logo isso. Muitas vidas podem ser salvas, temos que pensar nisso.

    Thumb up 21
  20. Até que enfim deixaram alguém ajudar quem está preso numa cama ou na cadeira de rodas!!!

    Thumb up 23
  21. DA MINHA PARTE É 100% DE APROVAÇÃO. JÁ DEMOROU PARA SE INICIAR ESSE PROCEDIMENTO, QUE GRAÇAS A DEUS, AGORA ESTÁ VIABILIZADO, PENA QUE SÓ NOS ESTADOS UNIDOS. SÓ ESPERO QUE A PIRATARIA CRIMINOSA NÃO COMECE A “COMPRAR” EMBRIÕES DE PAÍSES MENOS EVOLUÍDOS, POIS COMO É NOTÓRIO, EXISTE A PIRATARIA DE TRÁFICO DE ÓRGÃOS DE CRIANÇAS PARA TRATAR CRIANÇAS DOENTES EM PAÍSES DESENVOLVIDOS. ESPERO QUE NUM FUTURO MUITO PRÓXIMO, SE COMECE A USAR CÉLULAS TRONCO PARA “CURAR” ALGUNS INDIVÍDUOS PORTADORES DE UMA DOENÇA COSMOPOLITA: A CORRUPÇÃO.
    LEÔNIDAS LOUREIRO
    CRM 2198/PA

    Thumb up 25
  22. Estou torcendo para que o procedimento tenha sucesso…
    Do ponto de vista científico, esse procedimento é um avanço de valor inestimável.
    Do ponto de vista humano sentimnetal, imaginem a felicidade de um paraplégico voltar a andar. Incrível!
    Alguma questão mais importa?

    Thumb up 26
  23. Infelizmente guerras e muitas outras atrocidades são apoiadas por desculpas esfarrapadas, mas uma evolução na medicina como essa, que pode melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas, ainda esbarra na ignorância de muitos.

    Thumb up 29
  24. Fico imaginando quando num país como Brasil, um tratamento desses será aceito legalmente pelas leis e pela legislação.
    Logo aparecerão aqui pessoas que são contra.
    Por isso a humanindade não consegue evoluir mais…

    Thumb up 23

Envie um comentário

Leia o post anterior:
soyuz
Nave da época soviética vai passar cinco meses no espaço

A cápsula espacial S...

Fechar