Prova chocante do quanto o sol pode envelhecer sua pele

Publicado em 16.06.2012

A foto acima mostra um homem de 69 anos. Não é Photoshop: metade do seu rosto parece, realmente, bem mais velha que a outra metade. Como isso aconteceu?

Por conta de seu trabalho como entregador, esse senhor passou 28 anos de sua vida fazendo certas rotas dirigindo um caminhão e expondo mais seu lado esquerdo do rosto ao sol. Os raios ultravioleta do sol refletiam em sua janela e atingiam a sua pele em maior quantidade do lado esquerdo, o que provocou envelhecimento cutâneo, ou fotoenvelhecimento.

Você já deve ter ouvido falar mil vezes da importância de usar protetor solar. Sua mãe já deve ter brigado com você por esse motivo, e você já provavelmente já ficou vermelho como um pimentão por conta do sol, ardendo tanto quanto. Também provavelmente sabe que essa exposição desprotegida ao astro-rei pode causar câncer de pele.

Se nada disso lhe convenceu o suficiente a se cuidar, quem sabe o exemplo desse caminhoneiro seja o empurrãozinho que faltava. Afinal, quando mexe com a aparência ou com dinheiro, as coisas parecem ter mais impacto na sociedade atual.

Esse caso em particular foi estudado pelos dermatologistas Jennifer R.S. Gordon e Joaquin C. Brieva, da Universidade Northwestern (EUA). Segundo eles, o caminhoneiro possui uma condição chamada de fotoenvelhecimento (dermatoheliosis unilateral), resultante da exposição crônica aos raios UVA e UVB do sol.

A radiação ultravioleta faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ela tem três tipos, A, B e C, e apenas os dois primeiros atingem nosso planeta. Ao penetrar na nossa pele, esses raios (UVA e UVB) desencadeiam reações imediatas como queimaduras solares, alergias (desencadeadas pela luz solar) e bronzeamento.

A longo prazo, também podem provocar o envelhecimento cutâneo (o fotoenvelhecimento) e alterações celulares que, através de mutações genéticas, podem levar ao câncer da pele.

E, se você acha que está seguro desses raios por enquanto por que estamos no inverno, está muito enganado. A maior parte do espectro ultravioleta, a radiação UVA, possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno e o verão, e sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento.

Fugir do sol para se bronzear em câmaras artificiais também é uma péssima escolha: o UVA está presente nessas câmaras muitas vezes em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

O UVB, por outro lado, é mais incidente no verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas, quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Por isso precisamos ter cuidado especial no verão: os raios UVB, apesar de penetrarem superficialmente, são os principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

O fotoenvelhecimento

A expressão fotoenvelhecimento é usada hoje em dia para caracterizar alterações causadas pelo sol em nossa pele, como rugas, manchas, asperezas, etc. Foi o que os dermatologistas viram no rosto do caminhoneiro: um engrossamento e enrugamento gradual da pele do lado esquerdo por conta da exposição solar.

Não sei se você sabia disso, mas não é o processo de envelhecer em si que altera nossa pele. O processo que a danifica é o sol! Ele é o responsável por essa aparência “velha” de uma pele, que pode deixar alguém parecendo ter bem mais idade do que realmente tem.

Toda a exposição que temos ao sol no nosso dia-a-dia, andando de carro, caminhando, praticando esportes, etc, é o que altera e envelhece nossa pele. Por exemplo, confira duas simulações, que, com muita dificuldade, mas usando nossas melhores habilidades como usuários do Paint, conseguimos criar para vocês visualizarem a diferença que o sol causa na nossa pele.

A imagem continua sendo do caminhoneiro. A primeira reflete um rosto que não foi exposto sem proteção ao sol, e a segunda, um rosto envelhecido pela exposição solar.

O melhor conselho que já foi inventado até hoje permanece: use protetor solar. Veja aqui outras dicas para evitar o fotoenvelhecimento.[Gizmodo, NEJM, Dermatologia, MundoMulher]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Eu só não entendi como o sol queimou apenas um lado do rosto, ora, se queimava na ida, na volta iria queimar o outro lado, não é? Ou então ele viajava apenas em uma direção, aí daria a volta à Terra. O lado esquerdo está mais queimado, logo, a viajem era de norte para sul ma parte da manhã e o inverso na parte da tarde. Não viajava à noite?

    Thumb up 9
    • O lado esquerdo é do lado do condutor nos veículos. Logo, o lado esquerdo do rosto está logo junto à janela, o que leva um maior tempo de exposição ao sol.

      Thumb up 47
    • norte sul de manhã, sul norte de tarde, explicaria perfeitamente.

      Thumb up 1
  2. Também não uso protetor solar porque não me sinto bem com ele,acho que a melhor maneira é protege-se do sol com um bom chapéu e procurar evitar o momento do sol mais escaldante.

    Thumb up 7
  3. Quem pode usar protetor solar q use, mas eu faço parte do bando alérgico, quando passo ele na pele sinto uma coçeira nos olhos e ardume ,correm lágrimas e tenho forte conjuntivite e dores de cabeça q ñ melhora c\ nenhum remedio, aí eu tomo 2 comprimidos de histamim a dor dá uma suavisada, no outro dia minha pele fica grossa cheia de vergões q coçam até ferir.Então ñ uso porque me faz mais mal q bem.

    Thumb up 5
  4. Filtro Solar, usem Filtro Solar. Mas não escutem muito o Bial porque ele é só mais um esteriótipo global e dos bem malas, mas no Filtro Solar, acreditem.

    Thumb up 22
    • O uso rotineiro de protetor solar é mais nocivo ainda à pele

      Thumb up 6
    • Apenas os que contem oxibenzona e palmitato de retinila na formulação. Os que contém nanopartículas de óxido de zinco também são tóxicos, porém apenas se ingeri-lo (acho que ninguém vai querer saber o gosto de um protetor solar…)
      Já existem algumas marcas livres de substâncias tóxicas.
      À saber: Apenas dois dos dez protetores avaliados realmente protegem contra raios solares, e somente três – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay – não possuem em sua composição o benzophenone-3, uma substância cancerígena proibida em vários outros países.
      http://hypescience.com/seu-protetor-solar-e-seguro-apenas-25-deles-sao-segundo-pesquisa/

      Thumb up 8
  5. Desculpe, mas esses doutores não se preocuparam em verificar se esse caminhoneiro não foi vítima de Herpes Zoster?

    Pode não ser, mas as características são semelhantes ao mal: divisão e ataque em somente um lado do corpo, deformação, aspecto de envelhecimento precoce e meio escamoso, principalmente próximo aos olhos… Olha, pra mim esse senhor foi atacado pelo Zoster.

    Tem algum dermatologista ou clínico geral por aí, nesse post?

    Thumb up 6
    • Não,porque a Herpes Zoster causa vários pontos vermelhos no corpo ^^

      Thumb up 0
  6. Simplesmente acho que, quando a pessoa deve ficar velha naturalmente. Se o senhor ficou daquele jeito, ele deve se conformar. Eu sou homem e sinceramente, não vou ficar perdendo meu tempo usando protetor solar, pra agradar os outros. Quero envelhecer naturalmente e feliz. Não quero envelhecer neurótico com a minha beleza. Um dia vou morrer mesmo, e o corpo não vai servir pra nada. Quem concorda, chama no joinha!

    Thumb up 26
    • Não consigo imaginar como uma melanoma pode ser sinal de uma “envelhecimento natural e feliz”…

      Thumb up 44
    • Eu não sei como você pode considerar queimaduras e melanomas um envelhecimento natural.
      Querido, protetor solar não é coisa fútil.
      Você não usar protetor solar dizer que quer “envelhecer naturalmente” é a mesma coisa que comer carne crua porque quer “comer ao natural”.
      Foi-se a época em que sair no sol sem proteção era opção. Temos um buraco enorme na camada de ozônio.
      O povo usa essa ladainha que você usou (e que concorda com você), se enche de câncer e depois coloca a culpa na indústria, na poluição.
      Não se usa protetor pra agradar os outros, mas sim, para prevenção de doenças.
      Como você disse, um dia iremos morrer e nosso corpo não servirá pra nada. Por que não vivermos uma vida de qualidade, protegidos nesse tempo que nos resta?
      Se você realmente pensasse assim como fala, não teria estudado, não compraria remédios quando doente, nem teria uma casa, afinal vamos morrer. Pra quê gastar tempo com estudo, remédios e morar em uma casa? Coisas fúteis, né!

      Tudo que for para melhorar a qualidade de vida é bem vindo.

      Thumb up 42
  7. Que o sol envelhece a pele já é conhecido à muuuuito tempo! Pescadores e marinheiros parecem muito mais velhos que a idade real deles. Não é incomum um pescador com 40 anos parecer ter 60 ou 70 anos.

    Ou seja, não é novidade alguma!

    Thumb up 20
    • O sal também envelhece. Observe as pessoas que moram em região litorânea.

      Obs: me refiro ao sal na pele, antes que venha alguém dizer que comer sal envelhece.

      Thumb up 4
    • vc esta enganado viu, conheço pessoas que nao usam e tem a pele linda, nao acho que o sol seja esse vilao, acho muito marketing tb pra poder vender protetor solar, minha pele sempre foi linda, sem problemas ate começar a usar do protetor (de um bom protetor viu)dai comecou a ter probleminhas, quando saio pra fazer uma corrida no ar livre e o protetor que nao é prova d’agua sai do rosto, o meu rosto fica exposto ao sol com o suor e tals e no fim minha pele volta à vida e linda, to começando a duvidar do protetor solar viu.
      Se vcs conhecerem uma senhora que sempre esta na praia e sem protetor, ninguem dá a ela a idade que tem pq a parenta mais nova.

      Thumb up 1
    • É suficiente viajar para o interior do norte e nordeste brasileiro, onde o sol brilha com intensidade nos sítios rurais, e observar os rostos com texturas próximas ao maracujá.

      Thumb up 2
  8. Nós vivemos numa época de credibilidade incrível. Basta você dizer: “NÃO É PHOTOSHOP”. Pronto, já desacreditou. E, se você não diz nada, mesmo assim, todo mundo pensa: Photoshop.

    Thumb up 5
    • Se você está se referindo às montagens feitas a partir da primeira foto, aquilo é só um “copia, espelha e cola” de metades da foto.

      Até ficou estranho porque a primeira foto mostrava um olho de cada cor e, quando percebi, fui ver as outras e elas estavam mesmo com dois olhos escuros e, depois, dois olhos claros.

      A veracidade da primeira não tem como provar, é claro, mas acho que todo mundo já tinha ouvido alguma coisa sobre esse efeito do sol na pele.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nuvem explosao nuclear
Esta nuvem parece a visão do fim do mundo

Esta foto feita próx...

Fechar