Qual é a diferença entre o colesterol bom e o ruim?

Publicado em 25.08.2010

Pense em lipoproteínas como pequenos veículos que levam gordura, nutrientes e colesterol para diferentes áreas do corpo. Há dois tipos de lipoproteínas – as densas, conhecidas como HDL (High Density Lipoproteins), e as de baixa densidade, as LDL (Low Density Lipoproteins). O primeiro tipo é o colesterol bom e o segundo o ruim. Mas por que?

As HDL, por serem mais densas, contêm mais proteínas e pouca gordura. Já as LDL carregam mais gordura e, por conseqüência, mais colesterol.

O tipo mais saudável de lipoproteína, o HDL, anda pelo seu corpo coletando o excesso de colesterol nos seus órgãos e depois descarrega tudo no intestino – onde ele recebe a destinação apropriada. O HDL é formado, na sua maior parte, no fígado.

Já o LDL faz o oposto. Ele leva a gordura para células que estão com falta dessa substância. Até aí não tem nada de mais, afinal o LDL só está fazendo o seu trabalho. Mas ele pode se infiltrar em artérias deixando gordura e colesterol para trás. Essa gordura, eventualmente, forma placas que entopem nossas veias, bloqueando o fluxo de sangue – logo, seu excesso é prejudicial. Por isso os exames mostram qual seria a taxa ideal de colesterol LDL também e é por isso que “zerar” os níveis dessa substância também não é uma boa idéia. [Life's little mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

    • Legal bem prático e resumido adquiri conhecimento.hehehehhehe.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
899-9944
Invenção maluca: robô que dobra suas meias e coloca camisinhas

É isso mesmo que voc...

Fechar