Qual é a idade mínima em que uma menina pode engravidar?

Publicado em 31.03.2011

Já vimos casos absurdos de meninas muito novas engravidando. Por exemplo, na semana passada, uma menina holandesa de 12 anos teve um filho. Ela entrou em trabalho de parto enquanto estava em uma viagem da escola – nem ela e nem sua família sabiam da gravidez. A garota foi levada a um hospital e deu à luz a um bebê saudável.

Apesar de ser chocante uma menina de 12 anos ter um bebê nessas condições, sabemos que não é nada impossível – tanto que no Brasil, em áreas menos desenvolvidas, essa situação é comum. Mas levanta uma questão: qual é a idade mínima para que uma menina possa engravidar?

A mulher pode ficar grávida a partir do momento em que começa a ovular. Algumas mulheres começam a ovular tarde, outras cedo demais.

A mãe mais jovem da história é Lina Medina (foto abaixo), uma peruana que nasceu em 1933 e que começou a menstruar quando tinha oito meses (uma condição rara). Tragicamente, ela foi estuprada com cinco anos de idade e, aos seis, tornou-se mãe. Seu filho, que precisou nascer através de uma cesariana, já que o corpo de Lina não agüentaria um parto normal, foi criado como seu irmão. [Lifes Little Mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

51 Comentários

  1. Os tempos! so vão piorar as coisas, aqui na minha cidade isso é normal, eu tenho 18 anos e eles falam que ja sou velha pra ser mãe kkkkkkk #SQN

    Thumb up 0
  2. minha avó diz que a mulher tem que engravidar no mínimo com a idade que a mulher está com o corpo formado(18 anos).mas eu acho que a mulher tem que ter filho no mínimo com 25 anos e no máximo com 35,porque acho que abaixo dos 25 é muito novinha pra ser mãe e acima dos 35 tem uma gravidez de mais risco

    Thumb up 2
    • A partir do momento em que ela menstrua pode engravidar. Há o registro de uma menina de 5 anos que teve bebê (http://a.ciencia.vc/1c5ujZn), mas é raro. E também mulheres com quase de 70 anos já tiveram filhos com a ajuda da medicina reprodutiva.

      Thumb up 3
  3. dar a luz aos 6 anos é muito precoce …..mas casos de abusos em crianças sempre aconteceram,pena que geralmente esses monstros dificilmente são punidos.

    Thumb up 25
  4. poe exemplo eu engravidei aos 16 anos perdi meu bb cm 4 messes de gestação por meu ultero ser de criança mais ja qr outro
    e ja tem 5 messes q isso aconteçeu

    Thumb up 20
    • Nada haver engravidei com 15, tive meu bebe com 16 …hj tenhi 22 e meu filho vai fazer 6 e é perfeitamente saudavel…o,problema,era deu utero nao sua idade…

      Thumb up 0
  5. Com a idadde de 5 anos, sempre sera estuprada, c ela estiver gravida; o q sabe uma menina de 5 anos! eu sou da seguinte opinião, q uma menina de 12 anos para cima c ela quiser transar tudo bem, desde q ela queira, ñ interreça a idade do homen agora abaixo disto e estupro sim sempre. esta menina do nosso caso, tem 5 anos, estava menstruando, agora quantos estupros existem de meninas que ñ menstruam com 5 anos ou ate menos que a gente ñ sabe. [ imaginem].

    Thumb up 31
  6. nossa agora eu me sentir ofendida.tenho 13 anos e nunka mestruei a menina com 8 meses ja mestruou………………karakaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas

    Thumb up 33
    • Querida, no caso da Lina, menstruação aos 8 meses de vida, é uma condição rara, fora do normal.

      Thumb up 9
    • Como que o tempo mudou? não foi agora, foi em 1938, bem longe do tempo de agora…

      Thumb up 72
    • Caraaa vc viu de quantos anos atras eh esse caso..nao foi nos dias de hoje..mas,foi veridico

      Thumb up 0
  7. nossa meu Deus com 11 anos garotas se tornando mães, ou seja uma criança tendo outra… o pior e q ta mas ainda acontecendo meninas de menor se tornando mãe… aonde q vamos parar?

    Thumb up 19
  8. eu tenho 11 anos e uma vez estava carregando o meu irmão para minha mãe então o moço falou: Nossa o seu neto é igualsinho a sua filha ai minha mãe respondeu:ele n é meu neto é meu filho os dois são meus filhos então e ele disse:Ata então a senhora me desculpa é que minha filha tem 11 anos também e eu tenho um neto minha mãe ficou asustada e com essa reportagem também

    Thumb up 19
  9. Neste site consta que a Lina foi estrupada aos 5 anos,mas ela nunca confirmou esta história.

    Thumb up 17
    • Cara Camila, LINA pode não ter confirmado a história simplismente por não saber…ela pode ter bloqueado tal fato… e vc contaria a sua filha de apenas 5 anos que ela foi estuprada e que teve um filho dessa violência E ainda que o irmão que cresceu junto com ela era o fruto da violência sofrida.
      Algumos fatos por serem dolorosos não precisam ser lembrados muito menos confirmados.

      Thumb up 53
    • concordo

      Thumb up 6
  10. nossa eu acho um absurdo oque esse cara fez!
    mais eu sou contra o aborto pois é uma vida poxa mesmo em caso de estrupo pois a criança nao tem nada a ver

    Thumb up 25
    • absurdo como pode 1!!

      Thumb up 11
    • Eu não sou a favor do aborto, mas em casos como esse, acho que é obrigação, afinal, que culpa essa criança teve? Eu entendo que o feto não tem nada a ver com a história, mas essa menina tinha apenas 6 anos quando deu a luz, não é justo com ela, nem mesmo com o bebê. Imagine o quão traumatico foi para essa garota e o quanto seria para esse bebe se descobrisse que ele nasceu de uma criança de 6 anos e que foi abusada?
      Nesse caso, eu aceito o aborto. Afinal, ambas poderiam ter morrido, e antes garantir a vida de uma (menina grávida), do que correr o risco de perder duas vida!

      Thumb up 26
    • Espero que não levem a mal…mas se lê-sem com atenção…. Penso quem nos anos 30 ainda não se pensava em aborto…

      Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
orismar
Sem-teto brasileiro constrói carro a partir de lixo

Orismar de Souza é o...

Fechar